Enfocando temas que vão além dos transtornos mentais e seus tratamentos, este livro apresenta uma abordagem que envolve promoção de bem-estar, prevenção, artes, cultura, política e comportamento em geral. O livro reúne artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo, entre 2017 e 2024, em que a produção intelectual de seu autor, uma das maiores autoridades da psiquiatria brasileira, resulta em uma obra única, escrita em uma linguagem que reúne rigor científico e simplicidade, permitindo a divulgação médico científica em uma forma inovadora e envolvente, que se situa entre a crônica e o ensaio.
Os temas enfocados são diversificados e atuais, versando sobre questões cotidianas. Trata-se de mais uma obra deste autor já consagrado, que é direcionada a todos que desejam expandir sua visão e compreensão sobre os diferentes aspectos da Psiquiatria que, aqui, são abordados de forma dinâmica e vinculados com pesquisas científicas de ponta.
A perda repentina do seio materno pode provocar um trauma emocional na criança, já que a amamentação, além de ser uma fonte de nutrição, também é fonte de segurança e conforto. Quando o desmame gentil acontece, o processo contribui não somente para uma criança menos ansiosa, como também para uma mãe menos ansiosa e mais aberta aos novos estágios de vida dos filhos. Assim, este livro apresenta a história de Maitê e sua família, que, juntos, passam por essa fase de grandes mudanças de forma positiva, tranquila e assertiva.
Escrito em uma linguagem clara, de leitura agradável, este livro prende a atenção do leitor pela importância do tema e pelo ângulo inusitado com que a autora aborda situações clínicas. Ela chama a atenção para a necessidade de que valorizemos os nossos vínculos, quer no terreno pessoal, quer no profissional para formar alianças terapêuticas verdadeiras e efetivas com os pacientes. O tema vínculos ganha espaço e reconhecimento na construção, na preservação e/ou na recuperação da saúde mental. Direcionado aos profissionais, psicólogos ou médicos, que valorizam os vínculos em diferentes abordagens terapêuticas, pois é neles que se baseia a construção de personalidades e dos recursos, saudáveis ou não, que cada um de nós utiliza.
Esta história ilustra a distorção cognitiva visão em túnel. Essa distorção faz com que prestemos atenção aos aspectos negativos de uma situação, ignorando explicações mais realistas e aspectos positivos presentes. Neste livro, os pais de Jorge cometem um erro com o filho: prometem algo que não cumprem. Diante disso, o Ceguetalien se torna forte e presente nos pensamentos do menino que passa a sentir muita raiva dos pais e passa a acreditar que não pode mais confiar neles, além de ter a ideia de que não tem valor para eles. A partir daí, ilustra como os pais podem reagir diante de situações semelhantes, trazendo um modelo de relação parental. Versa também sobre a desconfiança que o menino passa a ter e as estratégias para manejar a visão em túnel.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
Este livro mostra a parceria entre a hipnose clínica e a terapia cognitivo-comportamental, configurando a hipnoterapia cognitiva como ferramenta integrativa no tratamento dos transtornos alimentares e no controle de dietas. É dedicado aos profissionais da área da saúde mental que buscam aprimoramento com novas estratégias para tratar esses transtornos, questões cada vez mais presentes nos consultórios, independentemente de idade, sexo ou condição social. Benomy Silberfarb demonstra por meio das técnicas como é possível intervir promovendo mudanças emocionais, através do manejo de imagens mentais em psicoterapia.
A realização da avaliação psicológica é indispensável em várias áreas de atuação do psicólogo, a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias
O Rorschach tem o objetivo de verificar a estrutura e dinâmica da personalidade, através da narrativa de 10 pranchas.
Alguns especialistas estimam que, em todo o domínio da psicologia, nenhuma outra criação única tem sido objeto de um número tão elevedo de trabalhos científicos. É também provável que nenhum outro teste psicológico fora administrado a mais de milhões de pessoas em todo o mundo.
Esta obra é uma ferramenta para pais e terapeutas se informarem acerca da fobia específica de agulha e seu tratamento, baseado na terapia cognitivo-comportamental. Por meio da história de Malu, o livro apresenta o passo a passo do tratamento de dessensibilização sistemática por meio da exposição ao estímulo fóbico, além de técnicas que podem ser utilizadas no ambiente terapêutico.
Nesta inusitada história, o que fazer em um dia chuvoso é o desafio da Eduarda! Longe dos seus colegas, por estar de férias, se sente sozinha e, por não poder brincar com o que gosta, ela se sente frustrada. Mas é com a ajuda de Gisela e de seu pai que ela aprende a lidar com o tédio e, para se distrair, aprende também a usar sua imaginação.
O Rorschach tem o objetivo de verificar a estrutura e dinâmica da personalidade, através da narrativa de 10 pranchas.
Alguns especialistas estimam que, em todo o domínio da psicologia, nenhuma outra criação única tem sido objeto de um número tão elevedo de trabalhos científicos. É também provável que nenhum outro teste psicológico fora administrado a mais de milhões de pessoas em todo o mundo.
Sentir medo é algo que faz parte de todos os seres humanos, algo inato que tem a função de proteção. No entanto, algumas pessoas apresentam um padrão de medo exagerado, com impacto significativo no seu funcionamento.
A capacidade de solucionar problemas interpessoais está entre as habilidades mais fundamentais a serem desenvolvidas no cenário da adolescência, em razão de sua importância frente a uma diversidade de situações da vida e de sua relação com outras classes de habilidades, como assertividade, autocontrole emocional e empatia, por exemplo.
O Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) se caracteriza pela dificuldade que uma pessoa enfrenta na recuperação após um evento que envolva perigo iminente à vida: seja vivenciando-o, testemunhando-o ou tomando conhecimento de que ocorreu com algum membro da família ou amigo próximo. Estes cards irão ajudar você a conhecer melhor este transtorno, a identificar se possui algum indício de TEPT, encorajando-o na busca de ajuda especializada.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.