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Material restrito à psicólogos
A Escala de Percepção do Suporte Laboral (ESUL) avalia a percepção de colaboradores sobre o suporte do contexto do trabalho, com ênfase nas interações sociais e condições materiais oferecidas.
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Público-Alvo: O instrumento é destinado à indivíduos de 17 anos e 71 anos de idade,
Aplicação: Individualmente ou coletivamente, em grupos de até 30 pessoas.
Tempo de aplicação: Não há limite de tempo para aplicação, sendo que, em média, 15 minutos são suficientes para responder o instrumento.
Contexto: A aplicação é realizada unicamente em lápis e papel, e são apresentadas normas específicas para o ramo de atividade da instituição em que o indivíduo trabalha – Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços.
O conceito de Suporte Organizacional se refere as crenças globais do empregado sobre o quanto a organização o valoriza e cuida de seu bem-estar, expressando-se nas crenças e expectativas do indivíduo sobre o reconhecimento da organização de seu esforço no trabalho.
Pelo fato de se relacionar à percepção de bem-estar, satisfação e apoio oferecido, esse conceito se insere no movimento da Psicologia Positiva no contexto organizacional.A identificação da percepção dos trabalhadores sobre o suporte laboral poderia resultar no empenho das organizações em minimizar a ocorrência de eventos que pudessem dificultar os relacionamentos intralaborais e poderia impactar positivamente sobre a produtividade.
Autores:
Makilim Nunes Baptista
Mestrado em Psicologia PUC (1997) e Doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.
Hugo Ferrari Cardoso
Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP.
Acácia Santos
Mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela PUC, Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Membro do conselho editorial de várias revistas na área de psicologia e do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual).
Ana Paula P. Noronha
Mestrado em Psicologia Escolar (1995) e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva.