TERAPIA DO ESQUEMA
A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem de psicoterapia integrativa que se baseia nos conceitos e métodos da teoria cognitiva de Beck, Teoria do Apego de Bowlby e de outras linhas de psicoterapia. O modelo da TE se desenvolveu desde o início como uma abordagem que trabalha as necessidades emocionais não satisfeitas da criança que se evidencia no adulto através da ativação do seu esquema inicial desadaptativo (EID), da resposta de enfrentamento e no trabalho com os modos de esquemas. As estratégias utilizadas geralmente têm ênfase na relação terapêutica, nas técnicas vivenciais para suscitar experiências emocionais corretivas tais como imagens e trabalho com cadeiras, além de técnicas cognitivas e comportamentais.

















