Projetado para uso como parte de um programa orientado por um terapeuta, este manual tem um formato que permite fácil leitura e consulta e inclui formulários que podem ser reproduzidos. Você também poderá imprimir os formulários, acessando um link no site da Editora Hogrefe.
Brooke Ingersoll; Anna Dvortcsak - Tradução Cecília Camargo Bartalotti
Revisão técnica Vanessa Madaschi, Régis Nepomuceno Peixoto e Stephani de Pol – Instituto Inclusão Eficiente
Para crianças pequenas com transtorno do espectro autista (TEA) e outras que tenham dificuldades para interagir e se comunicar, a intervenção precoce é essencial – e os pais podem desempenhar um papel fundamental nisso. Desenvolvido por meio do trabalho com centenas de famílias, este livro apresenta estratégias estimulantes e baseadas em evidências para enriquecer as habilidades sociais de seu filho (até 6 anos). Essas estratégias podem ser facilmente integradas às rotinas diárias, como refeições, hora do banho, hora de dormir e hora de brincar.
A promoção da saúde mental no ambiente corporativo é mais do que uma tendência do mundo na atualidade, é uma necessidade. Estresse, ansiedade, depressão, síndrome de burnout e transtornos de personalidade são abordados nas páginas deste livro com profundidade e propriedade, fornecendo ao leitor compreensão e ferramentas para lidar com tais desafios.
A nova coleção da Editora Hogrefe CETEPP foi criada para atender a uma demanda antiga e reprimida no Brasil e demais países lusófonos: o acesso a textos clássicos de grandes pioneiros da psicologia.
Este livro conta a história de Pedro, uma criança que experimenta diferentes emoções ao tentar esconder das pessoas que sente medo, e evita a todo custo usar o banheiro. Ao longo da narrativa, Pedro manifesta as mesmas dificuldades que crianças com transtorno de eliminação - Encoprese, tais como: constipação, dor abdominal, vazamento das fezes na roupa, regressão para o uso da fralda, dor ao evacuar, e sentimentos de vergonha, medo e culpa. Após a exposição das dificuldades, o livro psicoeduca sobre a Encoprese e lista possíveis causas para o que está acontecendo com Pedro.
O objetivo deste material é favorecer a psicoeduação do quadro de TDAH e o trabalho interventivo na clínica, na família e na escola, visando um manejo mais adequado, bem como melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.
Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas.
Este livro da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica é muito bem-vindo: uma atualização criteriosa de como investigar idosos é certamente algo cada vez mais importante para o neuropsicólogo.
Este livro infantil (apenas na linguagem, não no conteúdo) tem por objetivo apresentar um dos pilares da psicologia positiva - o estudo das emoções positivas feito por Barbara Fredrickson, referência mundial no tema - e a teoria do construir e ampliar, também de autoria de Barbara. De modo lúdico, o leitor poderá conhecer essa teoria e aplicá-la para a construção intencional de um humor saudável e uma vida com mais bem-estar.
Embora alguns diagnósticos psiquiátricos sejam conhecidos do público geral, existem muitos enganos e preconceitos quando se fala de saúde mental. Mais ainda, quando falamos dos transtornos alimentares, eles são erroneamente associados à moda e à vaidade, mas suas origens são muito mais complexas
O termo “distúrbios motores”, citado metaforicamente no título deste livro, visa sinalizar aos leitores a existência de alterações motoras e/ou nos movimentos em diversas condições neuropsicológicas abordadas e pontuar a importância da interdisciplinaridade para pesquisa e diagnóstico, além de tratamento. Os autores debruçaram-se em ampliar o repertório sobre o conhecimento teórico e basal de doenças neuropsicológicas que têm como um dos sintomas a interferência na motricidade dos pacientes.
Escrito tanto para psicólogos experientes como para estudantes de pós-graduação, este livro aborda os fundamentos de interpretação e analisa criteriosamente os principais domínios cognitivos avaliados pelo WISC-IV.
Composto de catorze capítulos, o presente livro discute Julgamento e toma de decisão, perpassando pela revisão de conceitos básicos, pelo substrato neurobiológico e pelo desenvolvimento no ciclo da vida para, em seguida, aprofundar-se em questões específicas relacionadas tanto ao contexto clínico como a diferentes áreas de aplicação, como a economia, o direito e as práticas esportivas. Compreender como as pessoas decidem em diferentes contextos é de fundamental importância para o clínico que tem a responsabilidade de tornar sua prática profissional uma atividade extramural e ecológica.
Ingressar na universidade, normalmente, é um momento de grande expectativa e realização. Entretanto, o contexto universitário requer do estudante a habilidade de lidar com múltiplas demandas.
Deste modo, identificar as variáveis associadas ao contexto do universitário, contribui para promover a saúde mental, desempenho acadêmico e as habilidades sociais do estudante.
Com o objetivo de auxiliar os profissionais na interpretação e na integração dos resultados da avaliação diagnóstica e do planejamento de intervenção, este livro apresenta uma visão geral do Bayley-III, descrevendo seu uso como instrumento para detectar atrasos no desenvolvimento de crianças e bebês, a partir de estudos de casos que ilustram comportamentos típicos e atípicos nas esferas cognitiva, da linguagem, motora, socioemocional e adaptativa.
Neste livro temos o trabalho, em diferentes disciplinas, de uma profissional que parte da prática cotidiana com jovens que têm transtorno do espectro autista (TEA).
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.