Manual de Psicoterapia para Adultos com TDAH

R$ 109,30

Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos. 

Quantidade
Últimos itens em estoque

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

Adaptação Brasileira

Mario R. Louzã

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1978). Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1994). Doutorado em Medicina pela Universitat Würzburg, Alemanha (1988). Atualmente é médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Esquizofrenia (PROJESQ) e do Programa de Deficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto (PRODATH) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Os objetivos do programa são apresentados em detalhes, bem como os elementos da terapia e suas aplicações, além dos materiais de trabalho necessários para realizar o programa. Dessa forma, são apresentados os blocos de construção de uma psicoterapia específica para fenômenos e transtornos, que podem ser adaptados às necessidades e conhecimentos prévios dos participantes. 

 Sumário

 1. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma visão geral

1.2 Frequência e curso da doença

1.3 Sintomas

1.4 Complicações e comorbidades (“O que mais)

1.5 Diretrizes diagnósticas

1.6 Investigações adicionais

1.6.1 Testes psicológicos

1.6.2 Questionários específicos

1.6.3 Diagnóstico de exclusão de doenças clínicas e neurológicas

1.7 Causas do TDAH (D. Ebert

1.7.1 Pressupostos básicos

1.7.2 A perda de arbitrariedade no TDAH

1.7.2.1 Neuroquímica

1.7.2.2 Neuroanatomia

1.7.2.3 Causas das características neurobiológicas do TDAH

1.8 Diagnóstico diferencial

1.9 Estudo de caso do TDAH na idade adulta com aplicação dos diversos sistemas de diagnóstico

1.9.1 Primeiro contato: descrição espontânea

1.9.2 Diagnóstico de acordo com os diferentes sistemas de diagnóstico no estudo de caso

1.9.2.1 Diagnóstico de acordo com a CID-10

1.9.2.2 Diagnóstico de acordo com o DSM-IV

1.9.2.3 Diagnóstico de acordo com os critérios de Wender-Utah de TDAH na idade adulta

 

2. Tratamento

2.1 Tratamento medicamentoso

2.2 Estado da pesquisa em psicoterapia

 3. Desenvolvimento de psicoterapia para o TDAH na idade adulta

3.1 Objetivo

3.2 Desenvolvimento do conceito

3.2.1 As quatro necessidades humanas básicas e as particularidades de suas satisfações no TDAH

3.2.2 Mecanismos de mudança

3.3 Escolha do procedimento terapêutico

3.4 Terapia comportamental dialética segundo Marsha Linehan

 3.4.1 Princípios da TCD

3.5 Estrutura do tratamento

3.5.1 Objetivo geral e fundamental da psicoterapia

3.5.2 Estrutura em módulos

3.5.3 Utilização dos módulos em grupos e individualmente

3.5.4 Minimização de efeitos adversos

3.5.5 Parentes

3.5.6 Quadro geral para a implementação do programa de grupo

3.5.6.1 Tamanho do grupo

3.5.6.2 Duração

3.5.6.3 Frequência

3.5.6.4 Condução

3.5.6.5 Grupo aberto ou fechado

3.5.6.6 Contrato de tratamento

.5.6.7 Lição de casa

3.5.6.8 Estrutura das sessões

3.5.6.9 Como lidar com comportamentos que põem em risco a terapia

3.5.6.10 Gravações de vídeo

3.5.6.11 O que mais pode ser importante

3.5.6.12 O uso de componentes do programa de grupo em terapia individual ou treinamento de adultos com TDAH

3.6 Resultados até o presente

3.6.1 Primeira utilização

3.6.2 Ensaio clínico controlado

3.7 Desenvolvimento futuro

 

4. Os blocos de construção da psicoterapia

4.1 Sessão 1: “Apresentação/contrato/esclarecimentos

4.1.1 Objetivos

4.1.2 Materiais

 4.2 Sessão 2: “Neurobiologia” e “Mindfulness I”

4.2.1 Objetivos

4.2.1.1 Objetivos da sessão “Neurobiologia

4.2.1.2 Objetivos da sessão “Mindfulness

4.2.1.3 Meios materiais da sessão “Neurobiologia

4.2.1.4 Materiais da sessão “Mindfulness

4.3 Sessão 3: “Mindfulness II

4.3.1 Objetivos

4.4 Sessão 4: “Caos e controle”

4.4.1 Objetivos

4.4.2 Materiais

4.5 Sessões 5 e 6: “Comportamento problemático e análise comportamental”

4.5.1 Objetivos

4.5.2 Materiais

4.6 Sessão 7: “Regulação emocional”

4.6.1 Objetivos

4.6.2 Materiais

4.7 Sessão 8: “Depressão” e “Medicamentos para TDAH”

4.7.1 Objetivos

4.7.1.1 Objetivos da sessão “Depressão”

4.7.1.2 Objetivos da sessão “Medicação no TDAH”

4.7.2 Materiais da sessão “Depressão”

4.8 Sessão 9: “Controle de impulso e planejamento de ação”

4.8.1 Objetivos

4.8.2 Materiais

4.9 Sessão 10: “Estresse”

4.9.1 Objetivos

4.9.2 Materiais

4.10 Sessão 11: Dependências químicas e comportamentais (“Vícios”)

4.10.1 Objetivos

4.10.2 Materiais

4.11 Sessão 12: “Relacionamentos/autoestima”

4.11.1 Objetivos

4.11.2 Materiais

4.12 Sessão 13: “Retrospectiva/despedida/perspectivas”

4.12.1 Objetivos

4.12.2 Materiais

Critérios diagnósticos do TDAH

Critérios diagnósticos do TDAH conforme o DSM-5

753

Você também pode gostar

COMO LIDAR COM O TDAH

COMO LIDAR COM O TDAH

R$ 49,66
Disponibilidade: 9 Em Estoque

Guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 

A falta de atenção e concentração, bem como comportamentos impulsivos e agitação física são características de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO PARA TDAH
  • Esgotado

EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO PARA TDAH

R$ 45,00
Disponibilidade: Esgotado

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta o comportamento e o aprendizado das crianças. Caso não seja identificado, elas podem enfrentar fracassos escolares, críticas e decepções excessivas. Jovens com TDAH se distraem facilmente e têm problemas para se concentrar, podem apresentar impulsividade e parecer agir sem pensar. 

 

16 outros produtos na mesma categoria:

ACT para o tratamento de crianças: o guia essencial para a terapia de aceitação e compromisso na infância
  • -20%

ACT para o tratamento de crianças: o guia essencial para a terapia de aceitação e compromisso na...

R$ 156,00 R$ 124,80 -20%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, você sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens.


Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita neste livro é prática e fácil de ser implementada nas sessões e conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.

COMO LIDAR COM PROBLEMAS DA MEMÓRIA E DOENÇAS DEGENERATIVAS
  • -20%

COMO LIDAR COM PROBLEMAS DA MEMÓRIA E DOENÇAS DEGENERATIVAS

R$ 60,06 R$ 48,05 -20%
Disponibilidade: 7 Em Estoque

Este guia oferece orientações para auxiliar a reconhecer supostos déficits de memória, em pessoas que apresentam queixas nesta função. Ele ajuda a criar estratégias cognitivas para contornar ou minimizar os problemas de memória que podem ser decorrentes de diversas doenças, como acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, HIV positivo, encefalite, síndrome alcoólica, traumatismo cranioencefálico, epilepsia, tumor cerebral, envenenamento por monóxido de carbono, abuso de drogas, demência, e das alterações cognitivas que acompanham o envelhecimento natural (típico).

VIDAA: 5 passos para vencer mais um dia
  • -20%

VIDAA: 5 passos para vencer mais um dia

R$ 65,00 R$ 52,00 -20%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Utilizando a metáfora da ostra e da pérola, as autoras constroem, em linguagem acessível, direta e ao mesmo tempo sensível e cuidadosa, uma ferramenta para lidar com a prevenção do suicídio, tema tão importante de ser encarado e discutido. É um auxílio para o leitor compreender que existem muitas soluções para o gerenciamento da dor. São cinco passos para tentar mais uma vez e, assim, vencer mais um dia.



PÚBLICO-ALVO


A partir de 12 anos.

CIUMES QUE SENTIMENTO E ESSE
  • -20%
  • Esgotado

CIUMES QUE SENTIMENTO E ESSE

R$ 47,00 R$ 37,60 -20%
Disponibilidade: Esgotado

Esta é a história de Bruna, que não conseguia lidar e nem nomear a emoção que sentia com frequência pela amiga Isa. Porém, após refletir com a professora Laura sobre a situação, pode entender que esse sentimento é algo normal, mas muitas vezes desnecessário, que é acionado por pensamentos errados que criamos e que pode nos gerar sofrimento e privações, caso não soubermos administrá-lo de forma correta.

Meu último dia na psicóloga
  • -20%

Meu último dia na psicóloga

R$ 58,00 R$ 46,40 -20%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Este livro tem como objetivo auxiliar crianças a partir de 6 anos a compreender o processo da alta terapêutica. Meu último dia na psicóloga retrata a história de um menino que foi à terapia sem entender muito bem o porquê, mas que no decorrer do processo teve ganhos e atingiu objetivos. Orienta os pais no manejo do atendimento clínico desde sua fase inicial até a final e é uma ferramenta útil e lúdica para os psicólogos, pois explica como fazer o processo de desligamento dos pacientes e oferece sugestões de atividades para trabalhar com as crianças.

DISLEXIAS DO DESENVOLVIMENTO E ADQUIRIDAS
  • -20%

DISLEXIAS DO DESENVOLVIMENTO E ADQUIRIDAS

R$ 107,00 R$ 85,60 -20%
Disponibilidade: 1 Em Estoque

 Dislexia de desenvolvimento ou transtorno específico de aprendizagem da leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, que não são consistentes com a idade cronológica, as oportunidades educacionais ou as habilidades intelectuais. Apesar da presença do tema em inúmeros estudos nas mais diversas áreas, o enfoque neuropsicológico interdisciplinar no Brasil não é o preponderante nas produções em forma de livro, sendo essa publicação importante para os profissionais e estudantes que gostariam de se aprofundar nas discussões acerca deste transtorno.

Por que devemos combater o bullying?: Crianças entendendo o que é e como se combate
  • -20%

Por que devemos combater o bullying?: Crianças entendendo o que é e como se combate

R$ 58,00 R$ 46,40 -20%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Segundo a Lei 13.185, sancionada em 6 de novembro de 2015, as escolas são obrigadas a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying, determinando que seja feita capacitação de docentes e equipes pedagógicas. Essas medidas visam implementar ações de prevenção e solução dos problemas, assim com orientar pais e familiares para identificar vítimas e agressores.


Considerando a demanda sobre esse assunto e o texto da lei, este livro, que desenvolve um conteúdo informativo e educativo, busca contemplar de forma lúdica as determinações da nova lei, fornecendo uma ferramenta significativa para as escolas, professores e pais na identificação e no combate ao bullying, orientando o público infantil sobre o tema.

REESTRUTURACAO DE EMPRESAS
  • -20%
  • Esgotado

REESTRUTURACAO DE EMPRESAS

R$ 45,00 R$ 36,00 -20%
Disponibilidade: Esgotado

Toda empresa, de qualquer segmento, pode um dia enfrentar uma crise. Seja por má gestão, incapacidade de lidar com a concorrência ou mudanças no cenário macroeconômico, o empresário não pode perder o rumo. Ao contrário, precisa desenvolver a capacidade de antecipar-se aos riscos e corrigir a rota a tempo de salvar seu negócio. Este livro foi escrito sob medida para os que buscam enfrentar e sobreviver aos desafios empresariais. 

APLICAÇÃO DO MODELO DE RASCH
  • -20%

APLICAÇÃO DO MODELO DE RASCH

R$ 280,80 R$ 224,64 -20%
Disponibilidade: 5 Em Estoque

Muitas análises estatísticas usadas nas ciências humanas requerem a contribuição de dados intervalares; e a medição de Rasch centra se em proporcionar estas medições. A medição de Rasch concentra se, a priori, na construção e monitoração (controle de qualidade) de escalas. A obra tem o objetivo de explicar conceitos e modelos psicométricos complexos de forma didática, demonstrando uma mistura de conhecimento, dedicação e habilidade de comunicação.

 

DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E EDUCAÇAO - VOL 3
  • -20%

DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E EDUCAÇAO - VOL 3

R$ 115,00 R$ 92,00 -20%
Disponibilidade: 4 Em Estoque

Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.

JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO
  • -20%

JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO

R$ 128,00 R$ 102,40 -20%
Disponibilidade: 4 Em Estoque

Composto de catorze capítulos, o presente livro discute Julgamento e toma de decisão, perpassando pela revisão de conceitos básicos, pelo substrato neurobiológico e pelo desenvolvimento no ciclo da vida para, em seguida, aprofundar-se em questões específicas relacionadas tanto ao contexto clínico como a diferentes áreas de aplicação, como a economia, o direito e as práticas esportivas. Compreender como as pessoas decidem em diferentes contextos é de fundamental importância para o clínico que tem a responsabilidade de tornar sua prática profissional uma atividade extramural e ecológica.

ÉTICA EM PSICOLOGIA - FORMAÇÃO, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO
  • -20%
  • Novo

ÉTICA EM PSICOLOGIA - FORMAÇÃO, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E LEGISLAÇÃO

R$ 99,80 R$ 79,84 -20%
Disponibilidade: 1 Em Estoque

Ética em Psicologia: Formação, Exercício Profissional e Legis lação é uma obra essencial para estudantes e profissionais que buscam compreender e aplicar os princípios éticos fundamentais à prática psicológica. A obra destaca os conceitos fundamentais de Ética e Moral, abordando desde perspectivas clássicas até os debates contemporâneos sobre inteligência artificial e bioética.

NEUROPSICOLOGIA FORENSE E DETECÇÃO DE MENTIRAS: ENFRENTANDO OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
  • -20%

NEUROPSICOLOGIA FORENSE E DETECÇÃO DE MENTIRAS: ENFRENTANDO OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA...

R$ 128,00 R$ 102,40 -20%
Disponibilidade: 1 Em Estoque

Se aceitarmos que a mentira faz parte da natureza humana, pelos mais diversos motivos, e que é uma capacidade que todos temos, como podemos fazer para remover ou atenuar o seu efeito na administração da Justiça? É a esta questão, tão fundamental para o funcionamento são, ético e autêntico da ciência, da análise social, e da investigação civil e criminal, que os autores deste livro pretendem responder, deixando também importantes reflexões sobre a sua experiência profissional.

Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência
  • -20%

Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência

R$ 169,00 R$ 135,20 -20%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos. 

ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE MOTORISTA
  • -20%

ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE MOTORISTA

R$ 43,00 R$ 34,40 -20%
Disponibilidade: 1 Em Estoque
LIVRO RESTRITO A PSICÓLOGOS Esta obra aponta a diversidade de opiniões sobre o Diagnóstico e Seleção de Motoristas (DSM) discutidas durante workshop realizado na cidade da Basileia (Suíça), presidido por Ralf Risser, onde participaram profissionais de vários países europeus.
Para adquirir esse Livro é necessário o envio de uma cópia da CRP.

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.