• -5%
    TDAH em Adultos

Manual de Psicoterapia para Adultos com TDAH

R$ 109,30
R$ 103,84 Economize 5%

Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos. 

Quantidade
Últimos itens em estoque

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

Adaptação Brasileira

Mario R. Louzã

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1978). Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1994). Doutorado em Medicina pela Universitat Würzburg, Alemanha (1988). Atualmente é médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Esquizofrenia (PROJESQ) e do Programa de Deficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto (PRODATH) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Os objetivos do programa são apresentados em detalhes, bem como os elementos da terapia e suas aplicações, além dos materiais de trabalho necessários para realizar o programa. Dessa forma, são apresentados os blocos de construção de uma psicoterapia específica para fenômenos e transtornos, que podem ser adaptados às necessidades e conhecimentos prévios dos participantes. 

 Sumário

 1. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma visão geral

1.2 Frequência e curso da doença

1.3 Sintomas

1.4 Complicações e comorbidades (“O que mais)

1.5 Diretrizes diagnósticas

1.6 Investigações adicionais

1.6.1 Testes psicológicos

1.6.2 Questionários específicos

1.6.3 Diagnóstico de exclusão de doenças clínicas e neurológicas

1.7 Causas do TDAH (D. Ebert

1.7.1 Pressupostos básicos

1.7.2 A perda de arbitrariedade no TDAH

1.7.2.1 Neuroquímica

1.7.2.2 Neuroanatomia

1.7.2.3 Causas das características neurobiológicas do TDAH

1.8 Diagnóstico diferencial

1.9 Estudo de caso do TDAH na idade adulta com aplicação dos diversos sistemas de diagnóstico

1.9.1 Primeiro contato: descrição espontânea

1.9.2 Diagnóstico de acordo com os diferentes sistemas de diagnóstico no estudo de caso

1.9.2.1 Diagnóstico de acordo com a CID-10

1.9.2.2 Diagnóstico de acordo com o DSM-IV

1.9.2.3 Diagnóstico de acordo com os critérios de Wender-Utah de TDAH na idade adulta

 

2. Tratamento

2.1 Tratamento medicamentoso

2.2 Estado da pesquisa em psicoterapia

 3. Desenvolvimento de psicoterapia para o TDAH na idade adulta

3.1 Objetivo

3.2 Desenvolvimento do conceito

3.2.1 As quatro necessidades humanas básicas e as particularidades de suas satisfações no TDAH

3.2.2 Mecanismos de mudança

3.3 Escolha do procedimento terapêutico

3.4 Terapia comportamental dialética segundo Marsha Linehan

 3.4.1 Princípios da TCD

3.5 Estrutura do tratamento

3.5.1 Objetivo geral e fundamental da psicoterapia

3.5.2 Estrutura em módulos

3.5.3 Utilização dos módulos em grupos e individualmente

3.5.4 Minimização de efeitos adversos

3.5.5 Parentes

3.5.6 Quadro geral para a implementação do programa de grupo

3.5.6.1 Tamanho do grupo

3.5.6.2 Duração

3.5.6.3 Frequência

3.5.6.4 Condução

3.5.6.5 Grupo aberto ou fechado

3.5.6.6 Contrato de tratamento

.5.6.7 Lição de casa

3.5.6.8 Estrutura das sessões

3.5.6.9 Como lidar com comportamentos que põem em risco a terapia

3.5.6.10 Gravações de vídeo

3.5.6.11 O que mais pode ser importante

3.5.6.12 O uso de componentes do programa de grupo em terapia individual ou treinamento de adultos com TDAH

3.6 Resultados até o presente

3.6.1 Primeira utilização

3.6.2 Ensaio clínico controlado

3.7 Desenvolvimento futuro

 

4. Os blocos de construção da psicoterapia

4.1 Sessão 1: “Apresentação/contrato/esclarecimentos

4.1.1 Objetivos

4.1.2 Materiais

 4.2 Sessão 2: “Neurobiologia” e “Mindfulness I”

4.2.1 Objetivos

4.2.1.1 Objetivos da sessão “Neurobiologia

4.2.1.2 Objetivos da sessão “Mindfulness

4.2.1.3 Meios materiais da sessão “Neurobiologia

4.2.1.4 Materiais da sessão “Mindfulness

4.3 Sessão 3: “Mindfulness II

4.3.1 Objetivos

4.4 Sessão 4: “Caos e controle”

4.4.1 Objetivos

4.4.2 Materiais

4.5 Sessões 5 e 6: “Comportamento problemático e análise comportamental”

4.5.1 Objetivos

4.5.2 Materiais

4.6 Sessão 7: “Regulação emocional”

4.6.1 Objetivos

4.6.2 Materiais

4.7 Sessão 8: “Depressão” e “Medicamentos para TDAH”

4.7.1 Objetivos

4.7.1.1 Objetivos da sessão “Depressão”

4.7.1.2 Objetivos da sessão “Medicação no TDAH”

4.7.2 Materiais da sessão “Depressão”

4.8 Sessão 9: “Controle de impulso e planejamento de ação”

4.8.1 Objetivos

4.8.2 Materiais

4.9 Sessão 10: “Estresse”

4.9.1 Objetivos

4.9.2 Materiais

4.10 Sessão 11: Dependências químicas e comportamentais (“Vícios”)

4.10.1 Objetivos

4.10.2 Materiais

4.11 Sessão 12: “Relacionamentos/autoestima”

4.11.1 Objetivos

4.11.2 Materiais

4.12 Sessão 13: “Retrospectiva/despedida/perspectivas”

4.12.1 Objetivos

4.12.2 Materiais

Critérios diagnósticos do TDAH

Critérios diagnósticos do TDAH conforme o DSM-5

753

Você também pode gostar

COMO LIDAR COM O TDAH
  • -5%

COMO LIDAR COM O TDAH

R$ 49,66 R$ 47,18 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 

A falta de atenção e concentração, bem como comportamentos impulsivos e agitação física são características de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO PARA TDAH
  • -5%
  • Esgotado

EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO PARA TDAH

R$ 45,00 R$ 42,75 -5%
Disponibilidade: Esgotado

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta o comportamento e o aprendizado das crianças. Caso não seja identificado, elas podem enfrentar fracassos escolares, críticas e decepções excessivas. Jovens com TDAH se distraem facilmente e têm problemas para se concentrar, podem apresentar impulsividade e parecer agir sem pensar. 

 

16 outros produtos na mesma categoria:

ATUALIZAÇÕES EM MÉTODOS PROJETIVOS PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
  • -5%
  • Esgotado

ATUALIZAÇÕES EM MÉTODOS PROJETIVOS PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

R$ 200,00 R$ 190,00 -5%
Disponibilidade: Esgotado

Este livro divide-se em quatro partes, com as técnicas mais conhecidas, de acordo com o tipo de estímulo e de tarefa solicitada: interpretação de manchas, técnicas temáticas, desenhos, técnicas de estímulos específicos, de modo a demonstrar sua riqueza como fonte de informações sobre a personalidade e as possibilidades de uso desses instrumentos.

NEUROPSICOLOGIA DOS DISTÚRBIOS MOTORES (Coleção Neuro)
  • -5%

NEUROPSICOLOGIA DOS DISTÚRBIOS MOTORES (Coleção Neuro)

R$ 120,00 R$ 114,00 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

O termo “distúrbios motores”, citado metaforicamente no título deste livro, visa sinalizar aos leitores a existência de alterações motoras e/ou nos movimentos em diversas condições neuropsicológicas abordadas e pontuar a importância da interdisciplinaridade para pesquisa e diagnóstico, além de tratamento. Os autores debruçaram-se em ampliar o repertório sobre o conhecimento teórico e basal de doenças neuropsicológicas que têm como um dos sintomas a interferência na motricidade dos pacientes.

Adolescente, não caia em roubada!
  • -5%

Adolescente, não caia em roubada!

R$ 64,00 R$ 60,80 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Este é um livro para o adolescente! Nele são apresentadas algumas roubadas comuns na adolescência, como o uso de drogas, que é muito discutido nesse momento da vida. De forma lúdica, explica alguns temas difíceis de entender, mas que são muito importantes, como o desenvolvimento do cérebro até a idade adulta. Aborda também algumas estratégias para lidar com situações para não cair em nenhuma roubada. Pais e professores também devem ler este livro para ficarem por dentro da adolescência!



PÚBLICO-ALVO


A partir de 12 anos.

COMO LIDAR COM O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE BODERLINE
  • -5%

COMO LIDAR COM O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE BODERLINE

R$ 98,01 R$ 93,11 -5%
Disponibilidade: 5 Em Estoque

Este guia descreve, em linguagem compreensível, os vários sintomas do transtorno e explica os conhecimentos atuais sobre seus efeitos. Pretende, antes de tudo, encorajar pacientes com este transtorno a procurar por uma psicoterapia eficaz. São explicadas sua estrutura e a metodologia, abordadas as perguntas mais importantes e oferecidas orientações de autoajuda.

Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção
  • -5%

Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção

R$ 322,00 R$ 305,90 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida. 

COMO LIDAR COM O RISCO DE SUICÍDIO
  • -5%

COMO LIDAR COM O RISCO DE SUICÍDIO

R$ 69,85 R$ 66,36 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Esta obra procura examinar os diversos fatores ligados ao suicídio, apresentando uma abordagem compreensiva dos diversos aspectos envolvidos. São elencados os fatores de risco e de proteção, a identificação de um comportamento suicida e dos sinais de alerta, bem como as recomendações gerais sobre o que fazer perante uma pessoa com risco de suicídio.

RESPONDO O QUE? PROBLEMAS E DILEMAS
  • -5%
  • Esgotado

RESPONDO O QUE? PROBLEMAS E DILEMAS

R$ 70,00 R$ 66,50 -5%
Disponibilidade: Esgotado

Difícil conversar com as crianças sobre assuntos delicados, como separação dos pais, morte na família, hospitalização, mudança de casa, escola ou cidade? Não sabe o que dizer? Comece lendo esse livro, que traz respostas simples para que pais e profissionais conversem com as crianças em momentos críticos ou sobre assuntos delicados, de forma aberta, empática e verdadeira. "Respondo o Quê?"  fornece ideias práticas para ajudar as crianças a enfrentar acontecimentos estressantes ou realmente desagradáveis e sair fortalecido deles. 130p.

O PRE-ESCOLAR - DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CICLO DA VIDA
  • -5%

O PRE-ESCOLAR - DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CICLO DA VIDA

R$ 155,93 R$ 148,13 -5%
Disponibilidade: 5 Em Estoque

O pré-escolar Débora Marques de Miranda; Leandro Fernandes Malloy-Diniz

 O pré-escolar apresenta o desenvolvimento típico da criança nos primeiros anos de vida, os mecanismos para aliviar esse processo, em termos de indivíduo, e seu impacto potencial no desenvolvimento humano. Entre os fatores relacionados com o desenvolvimento, há tanto fatores intrínsecos da biologia quanto ambientais, que permitem a modulação e intervenção no desenvolvimento de maneira efetiva e já determinada pela literatura. 

Leandra, a experimentadora de comida de verdade
  • -5%
  • Esgotado

Leandra, a experimentadora de comida de verdade

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: Esgotado

SINOPSE

A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.

INTERVENÇÃO E FORÇAS DE CARÁTER
  • -5%
  • Esgotado

INTERVENÇÃO E FORÇAS DE CARÁTER

R$ 229,85 R$ 218,36 -5%
Disponibilidade: Esgotado

Um guia de campo para praticantes.

Tradução: Gilmara Ebers
Revisão técnica: Helder Kamei

 

Martin Seligman delineou o foco da psicologia positiva como o estudo das experiencias subjetivas, traços e instituições positivas, a partir desta visão, mostrou-se necessário criar uma nomenclatura consensual para classificar os traços positivos e servir como fundamento de pesquisas, diagnóstico e intervenções. Assim foi elaborada a classificação das virtudes e forças de caráter.

MARIA E SUA MANIA
  • -5%

MARIA E SUA MANIA

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Muitas vezes, alguns de nossos pensamentos e comportamentos afetam nossa rotina, impedindo que a gente faça o que realmente importa. Este livro busca mostrar a importância de, algumas vezes, testarmos os pensamentos e não realizarmos os comportamentos que estão atrapalhando nossa rotina. Apesar de não ser nada fácil fazer isso, podemos descobrir uma nova forma de viver nossos dias, muito mais leve, alegre e gratificante.

COMO LIDAR COM O TDAH
  • -5%

COMO LIDAR COM O TDAH

R$ 49,66 R$ 47,18 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 

A falta de atenção e concentração, bem como comportamentos impulsivos e agitação física são características de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

DEPRESSÃO
  • -5%

DEPRESSÃO

R$ 122,25 R$ 116,14 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a depressão como a quarta doença de maior incidência global e um dos distúrbios mais observados em psicoterapia. 

Depressão é um guia para o diagnóstico, avaliação e tratamento da depressão escrito por um dos principais especialistas no assunto, Dr. Lynn Rehm. 

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.