utores: Silvia Schneider e Jürgen Margraf
Tradução: Klaus Brüschke
Até a década de 1980, os dois transtornos bastante interligados, o transtorno de pânico e a agorafobia, eram tidos como dificilmente tratáveis. Na prática clínica, eles representam a maioria dos pacientes com transtornos de ansiedade. Sem ajuda profissional adequada, o transtorno de pânico e a agorafobia levam os pacientes que sofrem deles a uma perda da qualidade de vida significativa.
Principais vantagens:
• Fornece subsídios para o planejamento de intervenções;
• Esclarece os critérios diagnósticos dos transtornos;
• Oferece materiais para utilização do profissional em seu dia a dia.
Nos últimos anos, chegou-se a notáveis progressos na compreensão e no tratamento desses dois transtornos. No entanto, antes de ser possível trabalhar com estas novas descobertas, é preciso descrever o surgimento, o modelo explicativo do transtorno e as medidas diagnósticas do transtorno de pânico e agorafobia.
Revisão Técnica
Dr. Thomas Haunold
Estudou medicina na Universidade Médica de Viena, na Universidade PRES Sorbonne Paris V, e na Universidade de São Paulo. Completou seus estudos na Psychiatrischen Universitätsklinik da Universidade Médica de Viena em 2015 com sua tése sobre o aprendizado bilingue-bicultural infantil e os transtornos associados. Além da sua formação no Allgemeines Krankenhaus Wien (AKH) estudou no hospital psiquiátrico de Paris Hôpital Sainte Anne e desde 2016 completa sua formação no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, São Paulo.
ISBN 978-85-85439-57-6
* 88 páginas