Notar e anotar: guia de monitoramento para pais e filhos
R$ 94,00
R$ 89,30
Economize 5%
SINOPSE
Notar e anotar é um guia de monitoramento para pais e filhos utilizado principalmente no processo terapêutico. Ele deve ser usado em conjunto com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), visando manter à disposição informações importantes relativas ao tratamento. Nele, os pais poderão acompanhar a rotina de seu filho identificando e anotando bons hábitos e outros que possam ser melhorados. Além do registro semanal, por meio do jogo que acompanha este guia, a família também poderá expressar as emoções, pensamentos e comportamentos.
Félix é um menino alegre, mas, atualmente, alguma coisa tem acontecido com ele, pois ele está se isolando de seus amigos. Junto com uma psicóloga, Félix descobre seus lados (modos esquemáticos): o lado saudável, o lado vulnerável, o lado contente e o lado zangado. Quando os lados começam a trabalhar juntos, Félix começa a se sentir muito melhor!
Ao assumir a responsabilidade pelo cuidado de uma planta, Mikaela percebe que, assim como as pessoas, cada uma tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras, menos. Algumas gostam de ficar expostas diretamente ao sol, outras não. Além de adquirir responsabilidade e aprender sobre respeito às diferenças, ter uma plantinha motiva a criança a exercitar disciplina e paciência, a ter foco e atenção, e proporciona diferentes experiências sensoriais.
A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas; auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.
Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.
A tecnologia não pode substituir relações e criar barreiras na relação pais e filhos. Os pais possuem uma enorme responsabilidade em educar os filhos para que os mesmos façam uso dela de forma responsável e produtiva. O grande desafio é saber preparar as crianças para o mundo digital de forma saudável e segura, compreendendo que seu próprio comportamento serve de modelo nessa construção.
Dividido em três partes: para pais, para filhos e atividades práticas, este livro mostra a realidade vivenciada na família e a busca de equilíbrio na relação pais/filhos/tecnologia.
O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida.
Este livro traz diferentes estratégias para lidar com as birras e os comportamentos inadequados das crianças, ensinando ainda a valorizar e aumentar a incidência dos comportamentos considerados adequados por pais e cuidadores. As estratégias estão descritas com uma linguagem de fácil entendimento que possibilitam a sua aplicação no cotidiano das famílias, baseando-se em estudos e práticas educativas positivas. Além disso, o livro traz atividades para serem realizadas pelos pais, cuidadores e seus filhos, no intuito de praticar as estratégias fornecidas.
O desfralde é um dos momentos mais significativos e esperados do desenvolvimento infantil. Ele mostra que a criança conquistou certo nível de independência e maturidade, representando também a prova definitiva de que ela não é mais um bebê. Justamente por isso, alguns pais ficam ansiosos para que a criança seja logo promovida à calcinha ou à cueca. O que, mesmo sem querer, pode acelerar o processo e atropelar o tempo dos pequenos. Neste livro, acompanhamos a jornada para o desfralde e o papel de toda a família nesse processo, de maneira lúdica, tranquila e eficiente.
Trabalhar a identificação das expressões faciais, conversar sobre elas e estimular a agilidade visual (rastreio visual), a atenção e a percepção (características pessoais). Destina-se à aplicação com crianças a partir de 3 anos de idade e também é indicado para uso com crianças com transtorno do espectro autista.
Dandara é uma menina inteligente, engajada em atividades escolares e que adora cultura. Mas um dia, no parquinho, um colega diz: "Eu não entendo por que seu cabelo é assim" "Não está vendo que você é diferente das meninas que estão aqui no clube?". Diante disso, a menina desenvolve comportamentos e sentimentos de desvalorização de si.
Este é um material reflexivo sobre a temática da resiliência, que é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar-se em situações de crise. A metáfora demonstra o processo de renovação e reconstrução, buscando razões para superar obstáculos e recomeçar. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar o olhar afetivo sobre a resiliência e o florescer em diferentes momentos.
Onde está o meu mel? é um conto simples sobre como as pessoas podem alcançar objetivos e ambições apenas adaptando suas circunstâncias na vida. Não é apenas uma história sobre abelhas e mel; é uma oportunidade para cada um refletir sobre suas capacidades.
Os objetivos e ambições das pessoas mudam o tempo todo e essas mudanças são necessárias, pois aprende-se muito com as experiências, acertos e erros. É necessário, também sentir-se confortável com todas as adaptações que a vida exige e com os caminhos que são escolhidos. Quem não é suscetível à mudança paralisa, não vai a lugar algum. O sucesso na vida vem com dedicação, determinação e adaptação em relação às mudanças que se decide fazer.
Este livro conta a história de Adão, uma criança que foi mordida por um cão e evita qualquer contato com esse animal desde o ocorrido. A obra serve como um instrumento para terapeutas e para pais cujos filhos apresentam medo e receio diante de cães.
Com técnicas de enfrentamento simples e atividades que podem ser feitas no ambiente terapêutico ou em casa, o livro apresenta a psicoeducação do medo e ensina a realizar a dessensibilização sistemática com exposição gradual ao estímulo fóbico. A criança consegue visualizar seu desempenho por meio de uma escada com desafios propostos por ela mesma.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino do Fogo: o jeito tranquilo e relaxado, a característica descrita é a Estabilidade Emocional, em que os personagens aprendem que quando a estabilidade está muito baixa pode fazer com que vejam perigo em tudo e evitem situações novas pelo medo. Não sabendo regular as emoções estão sujeitos a perigos físicos e sociais.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
Este livro é um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas do adulto e do envelhecimento de acordo com as diretrizes do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) e da Classificação internacional de doenças (CID-11). O conhecimento sobre psicopatologias é fundamental para a realização de um diagnóstico adequado e, consequentemente, para a elaboração de um plano terapêutico eficaz. A necessidade de uma anamnese completa por meio de entrevistas iniciais que visem coletar dados da história atual e pregressa do paciente, assim como a realização de um exame das funções mentais detalhado, é imprescindível para a realização de um bom diagnóstico.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.