Não há respostas simples ou únicas para a morte. Durante grande parte da vida, frequentamos instituições educacionais e nos preparamos para lidar com questões sociais e para o trabalho, mas nada nos prepara para esse momento. Por isso, é essencial ampliar o escopo da educação para a morte, fundamentada na importância da discussão sobre o tema em uma sociedade na qual convivem a morte interdita, a morte reumanizada e a morte escancarada.
Não há respostas simples ou únicas para a morte. Durante grande parte da vida, frequentamos instituições educacionais e nos preparamos para lidar com questões sociais e para o trabalho, mas nada nos prepara para esse momento. Por isso, é essencial ampliar o escopo da educação para a morte, fundamentada na importância da discussão sobre o tema em uma sociedade na qual convivem a morte interdita, a morte reumanizada e a morte escancarada.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
Situações de avaliação acadêmica ou escolar tendem a gerar ansiedade. Nesse contexto, saber lidar com esse estressor típico é importante para desfechos em saúde física e mental e, consequentemente, para o desempenho acadêmico do estudante. Procurando colaborar para alterar quadros de ansiedade, Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo propõem o Baralho para ansiedade de provas. O material propõe estratégias que auxiliam na promoção de comportamentos mais adaptativos para o contexto de provas. É um recurso útil e lúdico, empiricamente embasado, para estudantes e profissionais da área clínica e educacional.
A partir de modelos e técnicas de intervenção propostos pela terapia racional emotiva comportamental (TREC), o Baralho da terapia racional emotiva comportamental: identificando e debatendo as crenças irracionais foi desenvolvido visando auxiliar profissionais novatos e mais experientes na prática clínica de psicoterapia.
Este livro tem como objetivo convidar as crianças — e até mesmo os adultos — a refletirem sobre seus pensamentos para entenderem qual significado eles têm, proporcionando, assim, o conhecimento relacionado às diferentes formas de pensar a respeito de uma situação e a possibilidade de cada pessoa descobrir a sua forma preferencial. Pretende-se que o leitor entenda que podem existir pensamentos diferentes para uma mesma situação, sem que eles sejam certos ou errados, e sim, diferentes pontos de vista e de percepção.
Se colocar no lugar do outro nem sempre é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para ampliar, manter e finalizar relacionamentos. Desde a infância, aprender habilidades de empatia auxilia as crianças a compreender, sentir e responder adequadamente ao sentimento do outro, processo este que só tende a contribuir para seu desenvolvimento e relações ao longo da vida. Esperamos, com este livro, auxiliar pais, educadores e terapeutas a desenvolver e ampliar as habilidades de empatia em crianças de 6 a 10 anos, como uma possibilidade de validar sentimentos e facilitar relacionamentos.
Do mesmo autor de Hipnoterapia cognitiva: tratamento dos transtornos alimentares e controle de dietas, este livro é um manual prático para os hipnoterapeutas cognitivos facilitarem suas intervenções nos transtornos da ansiedade, controlando seus sintomas. Ele oferece diálogos e fraseologias específicas e objetivas como sugestões para aplicação durante o processo. Cada transtorno tem suas particularidades diante da potencialização oferecida pela hipnose na prática clínica, portanto devem ser tratados em separados e com técnicas adequadas para a utilização.
A terapia comportamental dialética (DBT) possibilita o aprendizado de habilidades e estratégias para lidar com emoções e comportamentos. De uma maneira clara, acessível e fácil de aplicar, este manual fornece ferramentas baseadas na DBT para que terapeutas possam orientar os adolescentes com problemas emocionais ou comportamentais e suas famílias a lidarem com suas emoções e a promoverem mudança de comportamento.
Kelvin era um menino que não brincava, ia com muita dificuldade para a escola e não tinha vontade de fazer nada. Estava com depressão e se encontrava desamparado para lidar com as emoções de tristeza, raiva e rejeição que sentia. Com a ajuda da psicóloga, o menino consegue olhar para sua vida e para os problemas familiares que enfrenta, e acaba superando o estado depressivo. Sua visão de mundo, antes cinza e apagada, passa a ser colorida, pois Kelvin adquire um olhar diferenciado, uma visão mais positiva da vida, compreendendo que pode ser feliz.
Partindo do entendimento de que para o aprimoramento das competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC), devido às suas especificidades, é importante utilizar estratégias educativas específicas, incluindo atividades ativas e formativas, foi criado o Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais. Recurso criado para ajudar você a superar os desafios complexos do treinamento e supervisão de terapeutas.
Incentivar a criança a falar sobre seu medo é importante, pois a velha ideia de não falar para não estimular não procede; é falando sobre o medo que poderemos entendê-lo e enfrentá-lo. O enfrentamento está relacionado a aceitá-lo, mas também não é válido forçar a criança a se aproximar da situação ou do evento temido. Aos pais, é sugerido passarem segurança e fazer a criança acreditar que pode contar com eles sempre que precisar.
A perda repentina do seio materno pode provocar um trauma emocional na criança, já que a amamentação, além de ser uma fonte de nutrição, também é fonte de segurança e conforto. Quando o desmame gentil acontece, o processo contribui não somente para uma criança menos ansiosa, como também para uma mãe menos ansiosa e mais aberta aos novos estágios de vida dos filhos. Assim, este livro apresenta a história de Maitê e sua família, que, juntos, passam por essa fase de grandes mudanças de forma positiva, tranquila e assertiva.
Este livro traz diferentes estratégias para lidar com as birras e os comportamentos inadequados das crianças, ensinando ainda a valorizar e aumentar a incidência dos comportamentos considerados adequados por pais e cuidadores. As estratégias estão descritas com uma linguagem de fácil entendimento que possibilitam a sua aplicação no cotidiano das famílias, baseando-se em estudos e práticas educativas positivas. Além disso, o livro traz atividades para serem realizadas pelos pais, cuidadores e seus filhos, no intuito de praticar as estratégias fornecidas.
Este é um livro para o adolescente! Nele são apresentadas algumas roubadas comuns na adolescência, como o uso de drogas, que é muito discutido nesse momento da vida. De forma lúdica, explica alguns temas difíceis de entender, mas que são muito importantes, como o desenvolvimento do cérebro até a idade adulta. Aborda também algumas estratégias para lidar com situações para não cair em nenhuma roubada. Pais e professores também devem ler este livro para ficarem por dentro da adolescência!
PÚBLICO-ALVO
A partir de 12 anos.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.