DECIFRA-TE: 100 QUESTÕES PARA REFLETIR SOBRE SUA VIDA
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SINOPSE
Decifra-te! Este é um convite a você! Como no enigma proposto pela esfinge de Tebas, "decifra-me ou te devoro", vez por outra, somos visitados por questões sobre o existir que nos paralisam. O RICard’s Decifra-te! 100 questões para refletir sobre a sua vida traz oportunidades para que o "viajante" em busca do autoconhecimento não seja devorado pelo seu contexto existencial.
Este livro traz diferentes estratégias para lidar com as birras e os comportamentos inadequados das crianças, ensinando ainda a valorizar e aumentar a incidência dos comportamentos considerados adequados por pais e cuidadores. As estratégias estão descritas com uma linguagem de fácil entendimento que possibilitam a sua aplicação no cotidiano das famílias, baseando-se em estudos e práticas educativas positivas. Além disso, o livro traz atividades para serem realizadas pelos pais, cuidadores e seus filhos, no intuito de praticar as estratégias fornecidas.
Este livro esclarece o que é dependência química e orienta sobre diversos aspectos relacionados a essa condição, como: tipos de substâncias psicoativas e seus efeitos agudos e crônicos; sintomas de abstinência; intervenções farmacológicas e psicoterápicas; internação; importância da rede familiar para a efetividade do tratamento; suporte oferecido por grupos terapêuticos, clínicas de internação e comunidades terapêuticas; entre outras questões importantes envolvendo o tratamento. Obra essencial e acessível para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde que desejem direcionar seu trabalho a essa especialidade clínica.
Ela era tão bonita, tão inteligente, tão bondosa, tão habilidosa... será que ela era perfeita? Mas então, como foi que de repente ela se viu completamente excluída? Descubra o que aconteceu e como ela conseguiu sair dessa enrascada, que mais parecia uma terrível feitiçaria!
Perfeita... SQN! é uma fábula real sobre crescer, se perceber, se gostar e se relacionar. Sobre pedir ajuda, aprender e ser mais feliz!
Este Manual de Orientação apresenta discussões teóricas fundamentais para subsidiar a prática da supervisão de estágio por docentes-supervisores de instituições de Ensino Superior de Psicologia Organizacional e do Trabalho e áreas afins. Oferece também diretrizes e modelos para sistematizar as atividades de docentes-supervisores que atuam nestes campos de conhecimento e de formação.
Notar e anotar é um guia de monitoramento para pais e filhos utilizado principalmente no processo terapêutico. Ele deve ser usado em conjunto com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), visando manter à disposição informações importantes relativas ao tratamento. Nele, os pais poderão acompanhar a rotina de seu filho identificando e anotando bons hábitos e outros que possam ser melhorados. Além do registro semanal, por meio do jogo que acompanha este guia, a família também poderá expressar as emoções, pensamentos e comportamentos.
O desenvolvimento físico e socioemocional passa pelas brincadeiras, atividades e exercícios físicos que as crianças aprendem desde cedo. A educação física de uma criança tem impactos importantes sobre a prática de hábitos de vida saudáveis, além de atuar na socialização das crianças e terem forte efeito sobre o bem-estar psicológico.
Este livro auxiliará pais, professores e terapeutas a guiarem as crianças para a descoberta da importância da atividade e do exercício físico, enfocando no bem-estar físico e emocional q
Trabalhar a identificação das expressões faciais, conversar sobre elas e estimular a agilidade visual (rastreio visual), a atenção e a percepção (características pessoais). Destina-se à aplicação com crianças a partir de 3 anos de idade e também é indicado para uso com crianças com transtorno do espectro autista.
A obra relata sobre o processo de separação dos pais de Isadora e principalmente sobre novas configurações familiares, pois a personagem principal Isadora após a separação dos pais vai morar com o pai e seu companheiro. O livro tem como objetivo evidenciar o diálogo sobre novas configurações familiares, focando nessa obra na família homoafetiva.
Se colocar no lugar do outro nem sempre é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para ampliar, manter e finalizar relacionamentos. Desde a infância, aprender habilidades de empatia auxilia as crianças a compreender, sentir e responder adequadamente ao sentimento do outro, processo este que só tende a contribuir para seu desenvolvimento e relações ao longo da vida. Esperamos, com este livro, auxiliar pais, educadores e terapeutas a desenvolver e ampliar as habilidades de empatia em crianças de 6 a 10 anos, como uma possibilidade de validar sentimentos e facilitar relacionamentos.
O livro André reprovou, e agora? apresenta questões úteis para pais, professores e psicólogos ajudarem crianças que precisam lidar com a reprovação escolar. Voltada para crianças de 4 a 10 anos, a obra conta a história de André, uma criança que não conseguia acompanhar o conteúdo dado na escola porque estava em uma série avançada para a sua idade cronológica e emocional. Além da história, o livro oferece um campo de notas aos pais e exercícios para as crianças refletirem sobre o processo de reprovação escolar, funcionando como um ótimo recurso terapêutico.
Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.
Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.
O objetivo do livro Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental foi sistematizar opções de tarefas terapêuticas, atendendo à demanda que as autoras recebiam de estagiárias e profissionais em atendimentos clínicos. Agora, neste livro, além de serem mais tarefas terapêuticas, estas são direcionadas a públicos mais específicos: há opções de ferramentas para trabalhar com grupos, com pessoas com transtornos especificados e com aquelas em intervenções com objetivos mais delimitados.
As emoções têm um papel importante no desenvolvimento humano e social. Aprender a reconhecê-las e a expressá-las ajuda a identificar a intenção das pessoas e como se comportar em diferentes contextos e contribui para a capacidade de comunicação e para a forma como nos relacionamos. Não saber identificar que emoções sentimos ou mostrar intensidades exageradas/rebaixadas de emoções ou, ainda, identificar como alguém se sente ou como interpretar expressões faciais e físicas em outras pessoas são temas frequentes que precisam ser trabalhados em psicoterapia com crianças e adolescentes.
Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, você sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens.
Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita neste livro é prática e fácil de ser implementada nas sessões e conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.
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