Com base na terapia do esquema, O Ninho aborda de forma lúdica e sensível as necessidades emocionais básicas das crianças, por meio da história de uma família de águias. Este livro tem como objetivo favorecer o desenvolvimento emocional saudável da criança, promovendo a conexão entre pais e filhos. Apresenta também a proposta de construção de um álbum para registro de momentos importantes da história e do desenvolvimento da criança, em que necessidades fundamentais precisam ser atendidas.
A síndrome de Burnout é caracterizada por estresse constante, tensão e cansaço permanente, relacionados ao esgotamento profissional. A proposta destes cards é servir como recurso de autoajuda baseada em evidências científicas para o manejo de sintomas de Burnout e esgotamento profissional.
Esta 2ª edição, revista e atualizada, apresenta um passo a passo para o atendimento de pacientes do espectro aditivo/compulsivo. Desenvolvido e organizado por Renata Brasil Araujo, experiente terapeuta cognitiva e pesquisadora no campo dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, este livro reúne um protocolo de avaliação e as abordagens terapêuticas mais utilizadas no tratamento dessa clientela:
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Este livro tem como objetivo apresentar informações e orientações pautadas na literatura científica acerca do transtorno bipolar (TB), a fim de desmitificar tabus e mitos. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o TB, incluindo pacientes e sua rede de apoio, esta obra explora o que se sabe sobre as causas do transtorno, suas características, seus subtipos, os sintomas apresentados, os impactos no sistema nervoso central e os tratamentos mais indicados.
Este baralho permite acessar temas atinentes à experiência de adoecimento grave e crônico que ameaça rotineiramente a continuidade da vida e que costuma despertar reflexões sobre a existência e a possibilidade de morrer. Possibilita ao paciente e ao terapeuta dialogarem acerca das principais preocupações, necessidades, desejos, expectativas e dificuldades emocionais envolvidas no enfrentamento do processo de adoecimento e formularem planos terapêuticos singulares, garantindo o respeito aos valores e às crenças do paciente e de sua família sobre o que se entende como tratamento adequado em cuidados paliativos.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino do Gelo: o jeito empático e generoso, a característica descrita é a Amabilidade, em que os personagens desenvolvem a empatia e a generosidade.
A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.
O livro, Terapia do Esquema para Adultos, da coleção Atualizações em Terapias Cognitivo- Comportamentais, tem o objetivo de esclarecer conceitos básicos da Terapia do Esquema direcionada para adultos, além de abordar temas atuais e que têm se destacado entre as evidências de estudos científicos.
Este Livro foca nos conceitos da Terapia do Esquema. A Terapia do Esquema foi desenvolvida por Jeffrey Young e tem sido amplamente difundida entre os profissionais da psicologia para o uso com pacientes de diagnósticos complexos, demonstrando bons resultados e que proporcionam benefícios através deste modelo terapêutico.
Esta obra é uma ferramenta para pais e terapeutas se informarem acerca da fobia específica de agulha e seu tratamento, baseado na terapia cognitivo-comportamental. Por meio da história de Malu, o livro apresenta o passo a passo do tratamento de dessensibilização sistemática por meio da exposição ao estímulo fóbico, além de técnicas que podem ser utilizadas no ambiente terapêutico.
A nomeação de estímulos alternados é definida como a habilidade de nomear, o mais rápido possível, estímulos de diferentes categorias semântica que estão visualmente
apresentados os integrando com suas representações verbais e fonológicas. Este tipo de tarefa indica quão rápido se dá a integração de processos visuais linguísticos, atencionais
e executivos, fornecendo então uma das medidas mais sensíveis para diferenciação entre bons e maus leitores.