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SINOPSE
Sabemos que, no que se refere à terapia cognitiva infantojuvenil, existe uma abundante literatura acerca dos protocolos baseados em evidências, e alguns dos autores deste livro efetivamente participaram de pesquisas, de revisões do estado da arte e da criação de ferramentas adaptadas culturalmente ao nosso contexto. Entretanto, pouco se trabalhou naquilo que concerne ao processo terapêutico concreto, aos pormenores da relação terapêutica e ao "como" implementar as ferramentas de intervenção em contextos naturais.
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A partir de exemplos clínicos e de precisos comentários explicativos, os momentos fundamentais da terapia são abordados em Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: admissão, entrevistas iniciais, intervenção terapêutica e encerramento. Da mesma forma, são apresentados os procedimentos para os transtornos habituais da clínica infantojuvenil: transtornos de ansiedade, do humor e problemas de conduta.
A clínica com crianças e adolescentes é complexa. Implica considerar, na conceituação de caso, parâmetros contextuais, culturais e evolutivos em uma contínua e dinâmica interação, que apresenta inúmeros desafios ao profissional de saúde mental. Neste sentido, para além do mapa ou da estratégia de trabalho geral, o terapeuta deve mostrar criatividade e flexibilidade diante dos vários imprevistos que venham a se apresentar.