Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva
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SINOPSE
Organizado pelo Dr. Wilson Melo, professor de Pós-graduação em Terapia Cognitiva, "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" é um compêndio avançado das mais recentes inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda. Com capítulos escritos pelos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses e britânicos em psicoterapia cognitivo-comportamental, o material aqui apresentado esclarece tanto os novatos quanto os especialistas, abrangendo uma ampla variedade de abordagens psicoterapêuticas em todas as fases da vida, de modo que será útil tanto para aqueles que trabalham com crianças e adolescentes quanto aos que trabalham com adultos.
Seus capítulos oferecem uma análise profunda das estratégias terapêuticas fundamentais, como entrevista motivacional, estratégias emocionais e mindfulness, que são ênfases mais recentes; a reestruturação cognitiva; o treinamento de habilidades sociais e a solução de problemas; a terapia do esquema, terapia comportamental dialética, modificação do viés de atenção e terapia de aceitação e compromisso. Três capítulos são direcionados ao trabalho com crianças e adolescentes, outro sobre processos cognitivos básicos, neurociência, psicofarmacologia e ciência. Enfim, uma referência fidedigna e atualizada sobre as abordagens de psicoterapia mais promissoras para os transtornos psicológicos.
Como fazer com que o estudante estabeleça metas, organize seu espaço e tempo de estudo, se engaje nas tarefas e use intencionalmente estratégias que podem melhorar seu rendimento? Foca nos Estudos é um recurso que permite ao aluno observar seus hábitos, detectar dificuldades e aprender estratégias de aprendizagem que vão melhorar sua autorregulação nos estudos. Pode ser usado tanto para fins de diagnóstico, quanto de intervenção.
Idade recomendada: 8 a 14 anos.
VERSÃO COLETIVA - Acompanha pendrive para reprodução de slides.
A depressão é uma doença altamente incapacitante, que acarreta uma série de prejuízos à vida dos indivíduos e cujos índices de prevalência são bastante altos, especialmente no Brasil. Embora ainda não haja uma causa bem estabelecida, fatores como estresse, estilo de vida e questões genéticas, quando combinados, contribuem para o seu surgimento. Neste livro, você entenderá o que é depressão, como ela se manifesta, quais os sinais de atenção e o que pode ser feito para enfrentá-la ou ajudar pessoas próximas que apresentem o transtorno.
Ao assumir a responsabilidade pelo cuidado de uma planta, Mikaela percebe que, assim como as pessoas, cada uma tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras, menos. Algumas gostam de ficar expostas diretamente ao sol, outras não. Além de adquirir responsabilidade e aprender sobre respeito às diferenças, ter uma plantinha motiva a criança a exercitar disciplina e paciência, a ter foco e atenção, e proporciona diferentes experiências sensoriais.
O objetivo do livro Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental foi sistematizar opções de tarefas terapêuticas, atendendo à demanda que as autoras recebiam de estagiárias e profissionais em atendimentos clínicos. Agora, neste livro, além de serem mais tarefas terapêuticas, estas são direcionadas a públicos mais específicos: há opções de ferramentas para trabalhar com grupos, com pessoas com transtornos especificados e com aquelas em intervenções com objetivos mais delimitados.
A coleção de livros As aventuras de Luc e Lara pelo mundo das profissões tem como objetivo estimular o desenvolvimento vocacional de crianças com idade entre 5 e 11 anos, além de proporcionar, de forma lúdica, informações sobre o mundo profissional. A coleção é composta por seis livros que retratam as aventuras vividas pelos irmãos Luc e Lara ao serem apresentados a diversos profissionais, suas atividades, objetos e rotinas, além de explorar os diferentes ambientes onde eles trabalham. Após o texto, são propostas atividades lúdicas, visando facilitar a compreensão e assimilação das informações veiculadas.
No livro Estudo de Casos em Terapia do Esquema as autoras apresentam seis relatos de casos, nos quais, como experientes psicoterapeutas que são, expõem com clareza, objetividade e riqueza de detalhes o processo de psicoterapia levado a cabo com cada um desses pacientes. Cada estudo de caso foi selecionado a partir de cada um dos cinco domínios esquemáticos (relacionados a cada uma das tarefas evolutivas no desenvolvimento da personalidade que todos os seres humanos têm de passar).
O número de técnicas existentes hoje no campo das psicoterapias é praticamente incontável. Como escreve seu organizador "Não importa quanta água você beba, jamais conseguirá beber um oceano inteiro"; por isso, a proposta desta obra é a de apresentar as principais técnicas utilizadas dentro de cada uma das abordagens psicoterápicas, conhecidas hoje como cognitivo-comportamentais e também contextuais, para que o terapeuta escolha a que esteja mais de acordo com a que utilizará com o seu paciente. Exemplos práticos de como tratar pacientes na vida real facilitam o entendimento de cada uma das técnicas de intervenção. Profissionais que estão iniciando terão um rico referencial e os experientes poderão aperfeiçoar a sua prática clínica.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um modelo psicológico baseado em evidências que tem sido aplicado a uma diversidade de contextos e públicos, entre eles os casais, com seus diferentes formatos e orientações sexuais. A fim de auxiliar o trabalho dos terapeutas de casais, para que possam compreender a dinâmica relacional, bem como a vivência dos casais que pretendem melhorar a qualidade dos seus relacionamentos, foi criado o Baralho da Conceitualização Cognitiva para Casais, com base no diagrama de conceitualização cognitiva para casais, do mesmo autor.
A psicoterapia analítica funcional (FAP) é uma terapia comportamental contextual que utiliza a relação terapêutica como parte essencial do processo de mudança dos clientes. Interações intensas e genuínas entre terapeuta e cliente podem impactar profundamente o progresso terapêutico. Contudo, ser evocativo de modo a despertar os comportamentos-alvo dos clientes pode ser desafiador até para o clínico mais experiente.
O Baralho da FAP objetiva auxiliar o psicólogo clínico que já tem conhecimento sobre a FAP a fazer evocações em sessão. a ferramenta também pode colaborar de forma complementar na explicação básica acerca das características próprias da terapia, permitindo ao profissional ser flexível para evocar conteúdos e fazer intervenções personalizadas para cada cliente.
A teoria da ativação comportamental indica que muito do comportamento humano clinicamente relevante está relacionado ao reforço positivo e que, quando tal reforço é reduzido, perdido ou cronicamente baixo, o resultado é a depressão. A ativação comportamental incentiva os clientes a adquirirem e desenvolverem as habilidades que lhes permitem estabelecer e manter contato com fontes diversas e estáveis de reforço positivo. Isso produz uma vida com significado, valor e propósito.
Este diário é um espaço para expressão e reflexão sobre a relação parental, um estímulo para a construção de vínculos entre a criança e a família, reafirmando o papel de "pai" e "mãe". É um facilitador na expressão das emoções, pensamentos e na ativação de novos comportamentos. A partir da produção do diário, os pais podem refletir sobre seu papel e repensar em novos padrões comportamentais.
Também podem levar suas percepções e produções para o settting terapêutico, onde o psicólogo clínico pode ajudá-lo a construir e a ressignificar novas formas de comunicação, desenvolvendo habilidades comportamentais e cognitivas em busca de relações parentais mais saudáveis.