PAULO E A DIFICIL TAREFA DE APRENDER A LER: COMPREENDENDO A DISLEXIA
R$ 58,00
R$ 55,10
Economize 5%
Este livro tem o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e seus familiares a compreender sobre a dislexia e os sentimentos que envolvem os que sofrem com ela e que não sabem o que fazer diante disso. É uma importante ferramenta para os profissionais da saúde e da educação na psicoeducação deste transtorno e na instrução para o início do tratamento.
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, específico da aprendizagem, com prevalência que vai de 0,5 a 17% da população em todo o mundo e que costuma acometer mais sujeitos do sexo masculino. Por se tratar de uma dificuldade específica nos processos de leitura e escrita, é preciso aceitá-la e entendê-la como uma dificuldade de linguagem que deve sempre ser tratada por uma equipe multiprofissional.
SOBRE AS AUTORAS
Cristiane Flôres Bortoncello
Psicóloga pela ULBRA. Terapeuta com Certificação pela FBTC. Membro-fundadora e presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão (2016-2019). Mestre em ciências médicas: psiquiatria (UFRGS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA). Formação em Terapia de Casal e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC). Formação em Terapia do Esquema (WP). Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute, Behavioral Tech). Membro do Time de estudos e consultoria em DBT - tecDbt. Professora do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência de Belo Horizonte (InTCC) e curso de TCC regular InTCC e IWP. Experiência em atendimentos de crianças, adolescentes e adultos.
Danielle Souza de Moraes
Psicóloga pela ULBRA. Especialista em Neuropsicologia pela UFRGS. Mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano pela UNILASALLE. Curso de aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Experiência em atendimento e avaliação neuropsicológica em crianças, adolescentes e adultos.
Organizado com a participação de profissionais de destaque na área no Brasil, este livro aborda aspectos teóricos e práticos da atuação do psicólogo em avaliação psicológica em diferentes contextos atuais e emergentes, como o contexto jurídico, cirurgia bariátrica e porte de arma. Além dos aspectos teóricos, todos os capítulos contam com um estudo de caso/ilustração prática referente à temática trabalhada no capítulo, baseado em uma experiência real dos autores.
Composto de catorze capítulos, o presente livro discute Julgamento e toma de decisão, perpassando pela revisão de conceitos básicos, pelo substrato neurobiológico e pelo desenvolvimento no ciclo da vida para, em seguida, aprofundar-se em questões específicas relacionadas tanto ao contexto clínico como a diferentes áreas de aplicação, como a economia, o direito e as práticas esportivas. Compreender como as pessoas decidem em diferentes contextos é de fundamental importância para o clínico que tem a responsabilidade de tornar sua prática profissional uma atividade extramural e ecológica.
Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos.
0Este livro convida as crianças a brincarem de reconhecer e de colorir emoções, conforme a cor que a criança considera representativa para cada uma delas. É um material lúdico com o selo do Instituto TRI, que permite o reconhecimento da empatia por meio da expressão facial da emoção. Ferramenta indispensável para terapeutas.
TCC positiva é uma nova abordagem para a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental, e este é o primeiro livro escrito sobre este assunto. Esta vertente envolve uma mudança de foco, da redução de problemas, conceito da TCC tradicional, para a construção dos pontos fortes dos clientes. Sendo este, um modelo alicerçado em elementos de abordagens psicoterapêuticas, que objetivam aumentar significativamente a motivação do cliente e os caminhos para alcançarem os resultados desejados.
Todos sentem medo, essa é uma verdade que não podemos negar. Mas será que o medo atrapalha ou ajuda? Onde ele mora? Será que ele é bom ou mau? Nesta história, o personagem Fred estava tendo alguns problemas por estar sentindo muito dessa emoção na hora de dormir; então, descubra com ele qual é o segredo do medo.
Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
O stress ocorre quando há a quebra da homeostase e foi o que ocorreu nesse momento da pandemia e pós pandemia, gerando diversas dificuldades de adaptação para as crianças, adolescentes, pais e educadores de um modo geral, que precisaram se adaptar as novas demandas desse momento.
Ingressar na universidade, normalmente, é um momento de grande expectativa e realização. Entretanto, o contexto universitário requer do estudante a habilidade de lidar com múltiplas demandas.
Deste modo, identificar as variáveis associadas ao contexto do universitário, contribui para promover a saúde mental, desempenho acadêmico e as habilidades sociais do estudante.
O livro Terapia on-line surge para responder às demandas contemporâneas de atendimentos terapêuticos em formato remoto, incitadas ainda mais pelos sobressaltos provocados pela Covid-19. Dúvidas, benefícios, limitações, vantagens e amparos jurídicos surgiram com esse novo modus operandi.
O pré-escolar Débora Marques de Miranda; Leandro Fernandes Malloy-Diniz
O pré-escolar apresenta o desenvolvimento típico da criança nos primeiros anos de vida, os mecanismos para aliviar esse processo, em termos de indivíduo, e seu impacto potencial no desenvolvimento humano. Entre os fatores relacionados com o desenvolvimento, há tanto fatores intrínsecos da biologia quanto ambientais, que permitem a modulação e intervenção no desenvolvimento de maneira efetiva e já determinada pela literatura.
O que é empatia? Por que ela existe? De que maneira ela influencia nossos relacionamentos? A empatia é fundamental para uma socialização saudável. Apesar de nascermos com essa capacidade, podemos considerar que ela é um botão sensível à intervenção ambiental, podendo sofrer influência para mais ou para menos. Este livro convida as crianças a começarem a entender desde cedo essa nobre função em nossas vidas.
Esta história ilustra a distorção cognitiva visão em túnel. Essa distorção faz com que prestemos atenção aos aspectos negativos de uma situação, ignorando explicações mais realistas e aspectos positivos presentes. Neste livro, os pais de Jorge cometem um erro com o filho: prometem algo que não cumprem. Diante disso, o Ceguetalien se torna forte e presente nos pensamentos do menino que passa a sentir muita raiva dos pais e passa a acreditar que não pode mais confiar neles, além de ter a ideia de que não tem valor para eles. A partir daí, ilustra como os pais podem reagir diante de situações semelhantes, trazendo um modelo de relação parental. Versa também sobre a desconfiança que o menino passa a ter e as estratégias para manejar a visão em túnel.
Organizado com a participação de profissionais de destaque na área no Brasil, este livro aborda aspectos teóricos e práticos da atuação do psicólogo em avaliação psicológica em diferentes contextos atuais e emergentes, como o contexto jurídico, cirurgia bariátrica e porte de arma. Além dos aspectos teóricos, todos os capítulos contam com um estudo de caso/ilustração prática referente à temática trabalhada no capítulo, baseado em uma experiência real dos autores. Com uma linguagem técnica, mas acessível, psicólogos e estudantes de psicologia têm nesta obra indicação de testes psicológicos e exemplos de uso de informações em laudos.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.