PAULO E A DIFICIL TAREFA DE APRENDER A LER: COMPREENDENDO A DISLEXIA
R$ 58,00
Este livro tem o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e seus familiares a compreender sobre a dislexia e os sentimentos que envolvem os que sofrem com ela e que não sabem o que fazer diante disso. É uma importante ferramenta para os profissionais da saúde e da educação na psicoeducação deste transtorno e na instrução para o início do tratamento.
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, específico da aprendizagem, com prevalência que vai de 0,5 a 17% da população em todo o mundo e que costuma acometer mais sujeitos do sexo masculino. Por se tratar de uma dificuldade específica nos processos de leitura e escrita, é preciso aceitá-la e entendê-la como uma dificuldade de linguagem que deve sempre ser tratada por uma equipe multiprofissional.
SOBRE AS AUTORAS
Cristiane Flôres Bortoncello
Psicóloga pela ULBRA. Terapeuta com Certificação pela FBTC. Membro-fundadora e presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão (2016-2019). Mestre em ciências médicas: psiquiatria (UFRGS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA). Formação em Terapia de Casal e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC). Formação em Terapia do Esquema (WP). Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute, Behavioral Tech). Membro do Time de estudos e consultoria em DBT - tecDbt. Professora do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência de Belo Horizonte (InTCC) e curso de TCC regular InTCC e IWP. Experiência em atendimentos de crianças, adolescentes e adultos.
Danielle Souza de Moraes
Psicóloga pela ULBRA. Especialista em Neuropsicologia pela UFRGS. Mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano pela UNILASALLE. Curso de aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Experiência em atendimento e avaliação neuropsicológica em crianças, adolescentes e adultos.
Déficits no manejo da raiva tendem a gerar prejuízos à adaptação e ao funcionamento social. Embora a raiva seja uma emoção natural, a experiência intensa e frequente, associada à expressão desadaptativa, tende a gerar muitos prejuízos à infância e a todo o desenvolvimento, caso seja persistente.
Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas.
Este diário é um espaço para expressão e reflexão sobre a relação parental, um estímulo para a construção de vínculos entre a criança e a família, reafirmando o papel de "pai" e "mãe". É um facilitador na expressão das emoções, pensamentos e na ativação de novos comportamentos. A partir da produção do diário, os pais podem refletir sobre seu papel e repensar em novos padrões comportamentais.
Também podem levar suas percepções e produções para o settting terapêutico, onde o psicólogo clínico pode ajudá-lo a construir e a ressignificar novas formas de comunicação, desenvolvendo habilidades comportamentais e cognitivas em busca de relações parentais mais saudáveis.
A ansiedade de separação é um dos transtornos emocionais mais comuns na infância, e este livro tem como objetivo ajudar as crianças que enfrentam esse desafio a compreender e lidar melhor com esse medo. A história transmite a mensagem acolhedora de que elas não estarão sozinhas e mostra caminhos para superarem seus receios.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, você sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens.
Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita neste livro é prática e fácil de ser implementada nas sessões e conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.
Kelvin era um menino que não brincava, ia com muita dificuldade para a escola e não tinha vontade de fazer nada. Estava com depressão e se encontrava desamparado para lidar com as emoções de tristeza, raiva e rejeição que sentia. Com a ajuda da psicóloga, o menino consegue olhar para sua vida e para os problemas familiares que enfrenta, e acaba superando o estado depressivo. Sua visão de mundo, antes cinza e apagada, passa a ser colorida, pois Kelvin adquire um olhar diferenciado, uma visão mais positiva da vida, compreendendo que pode ser feliz.
Esta história ilustra a distorção cognitiva catastrofização. Quando fazemos essa distorção, pensamos que algo muito ruim acontecerá e que não teremos recursos para lidar com isso. Este livro traz o Exageradalien, que perturba o personagem Bruno que precisará ir a um acampamento, mas não quer ir por acreditar que passará vergonha devido à dependência que tem da mãe para realizar atividades cotidianas. Temas importantes, como aquisição de autonomia, autoeficácia, autoconfiança são apresentados neste volume, que faz parte da Coleção Cerebrus Pifadus.
A terapia comportamental dialética (DBT) é uma abordagem psicoterápica usada para tratar indivíduos com transtornos psicológicos complexos, em particular pessoas cronicamente suicidas com transtorno da personalidade borderline (TPB). A DBT articula uma série de princípios que guiam os clínicos efetivamente ao responderem a comportamentos problemáticos. Os problemas tratados incluem, entre outros, tentativa de suicídio, comer compulsivo, purgação, uso de drogas e comportamentos que impedem o tratamento.
Este é um guia para o terapeuta que traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e tratamento na abordagem cognitivo-comportamental para os principais transtornos encontrados na prática clínica com crianças e adolescentes.
Os 55 capítulos apresentam, além das técnicas e orientações, sugestões de leitura e materiais complementares para o terapeuta, além de muitos dos recursos disponíveis como anexos para download.
Psicólogos e clínicos que trabalham com crianças e adolescentes.
Diariamente, as crianças são expostas a situações que as colocam em contato com suas emoções. Por ainda estarem desenvolvendo o conhecimento emocional e aprendendo a manejar os estados emocionais e seus comportamentos, é necessário lançar mão de materiais que as apoiem nesse processo.
O tabagismo representa um dos maiores fatores de risco à saúde, podendo causar doenças como o câncer tanto naqueles que fumam quanto naqueles que são não fumantes. Muitas pesquisas são feitas sobre esse vício e sobre suas consequências para a saúde da população. Neste livro são apresentados diversos instrumentos para auxiliar o tratamento de pacientes tabagistas que optaram por interromper o uso do tabaco, como abordagens comportamentais e individualizadas, baseadas nos diversos estágios de prontidão para mudança de hábitos.
Embora alguns diagnósticos psiquiátricos sejam conhecidos do público geral, existem muitos enganos e preconceitos quando se fala de saúde mental. Mais ainda, quando falamos dos transtornos alimentares, eles são erroneamente associados à moda e à vaidade, mas suas origens são muito mais complexas
O desenvolvimento físico e socioemocional passa pelas brincadeiras, atividades e exercícios físicos que as crianças aprendem desde cedo. A educação física de uma criança tem impactos importantes sobre a prática de hábitos de vida saudáveis, além de atuar na socialização das crianças e terem forte efeito sobre o bem-estar psicológico.
Este livro auxiliará pais, professores e terapeutas a guiarem as crianças para a descoberta da importância da atividade e do exercício físico, enfocando no bem-estar físico e emocional q
Esta obra apresenta as alterações de humor comum a todas as pessoas quando diversas situações acontecem no dia a dia. A partir da personagem Birutinha, idêntica a uma biruta, é ensinado ao leitor como identificar e reconhecer o seu humor.
Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.