PAULO E A DIFICIL TAREFA DE APRENDER A LER: COMPREENDENDO A DISLEXIA
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Este livro tem o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e seus familiares a compreender sobre a dislexia e os sentimentos que envolvem os que sofrem com ela e que não sabem o que fazer diante disso. É uma importante ferramenta para os profissionais da saúde e da educação na psicoeducação deste transtorno e na instrução para o início do tratamento.
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, específico da aprendizagem, com prevalência que vai de 0,5 a 17% da população em todo o mundo e que costuma acometer mais sujeitos do sexo masculino. Por se tratar de uma dificuldade específica nos processos de leitura e escrita, é preciso aceitá-la e entendê-la como uma dificuldade de linguagem que deve sempre ser tratada por uma equipe multiprofissional.
SOBRE AS AUTORAS
Cristiane Flôres Bortoncello
Psicóloga pela ULBRA. Terapeuta com Certificação pela FBTC. Membro-fundadora e presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) gestão (2016-2019). Mestre em ciências médicas: psiquiatria (UFRGS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA). Formação em Terapia de Casal e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC). Formação em Terapia do Esquema (WP). Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute, Behavioral Tech). Membro do Time de estudos e consultoria em DBT - tecDbt. Professora do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência de Belo Horizonte (InTCC) e curso de TCC regular InTCC e IWP. Experiência em atendimentos de crianças, adolescentes e adultos.
Danielle Souza de Moraes
Psicóloga pela ULBRA. Especialista em Neuropsicologia pela UFRGS. Mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano pela UNILASALLE. Curso de aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Experiência em atendimento e avaliação neuropsicológica em crianças, adolescentes e adultos.
Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos.
Luciane da Rosa Piccolo, Jerusa Fumagalli de Salles e Vitor Geraldi Haase
"A neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem tem como objetivo compreender a base neural e os mecanismos subjacentes aos transtornos de aprendizagem, unindo princípios de neurociência e psicologia.
Ser assertivo é expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara respeitando a si mesmo e o outro. Podemos passar por consequências desagradáveis em nossos relacionamentos quando, ao nos expressamos, não conseguimos deixar claro aquilo que queremos ou quando não respeitamos nossos próprios sentimentos e os dos que nos cercam. Agir agressivamente ou passivamente são maneiras opostas do agir assertivo. Para que tenhamos bons relacionamentos, usamos também de algumas regras e expressões adequadas ao bom convívio. Com este livro, esperamos auxiliar pais, educadores e terapeutas no desenvolvimento, com crianças de 6 a 10 anos, de formas de agir mais assertivas, propiciando o posicionamento adequado e facilitando os relacionamentos para o bem-estar e desenvolvimento mais saudável.
Esta obra apresenta as alterações de humor comum a todas as pessoas quando diversas situações acontecem no dia a dia. A partir da personagem Birutinha, idêntica a uma biruta, é ensinado ao leitor como identificar e reconhecer o seu humor.
O nascimento de um bebê pré-termo é um evento que geralmente traz implicações de risco ao desenvolvimento saudável. Na inclusão da criança prematura na escola, pode haver maiores dificuldades nos processos de aprendizagem, habilidades comportamentais e distúrbios do crescimento. Este livro tem como objetivo ajudar pais e profissionais da saúde e da educação a identificar e a intervir nos aspectos menos desenvolvidos de crianças prematuras, potencializando um ambiente seguro e incentivador para que elas desenvolvam habilidades mais favoráveis ao seu pleno crescimento.
A ideia que originou este livro foi oferecer ao público brasileiro um livro-texto sobre psicologia cognitiva produzido por autores brasileiros, representativos da consolidação da área no país, como professores e pesquisadores atuantes. Os temas são tratados de uma maneira voltada às expectativas da nossa própria realidade no ensino de processos psicológicos básicos (PPBs) na graduação e pós-graduação brasileiras. O livro apresenta questões cruciais sobre a teoria e epistemologia da ciência cognitiva, modelos fundamentais de PPBs, incluindo diferentes sistemas de memória, resolução de problemas, tomada de decisão, e relações com outros campos psicológicos, de domínios correlatos, como desenvolvimento, personalidade e terapia cognitivo-comportamental.
A obra busca apresentar o histórico do TDC, como identificar, neuroanatomia, preocupações dismórficas corporais nos seguintes contextos: cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, nutrição clínica e estética, odontologia e ortopedia. Por fim, aborda como deve ser realizado a avaliação do transtorno, bem como o planejamento do tratamento.
Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. Ele foi desenvolvido por duas profissionais da área da saúde, nutrição e psicologia, e oferece informações e orientações para crianças e adultos.
Neste livro, conheceremos um pouco da história de Beto, um garoto de 7 anos que tem aprendido a atribuir novos sentidos a algumas situações, a partir do que já assistiu nas histórias dos super-heróis. Beto é criado apenas por sua mãe e, ao observar alguns comportamentos dela, descobre que ela tem muitas características semelhantes às dos super-heróis.
O presente livro traz o conceito, didática, método e exemplos da Neuromodulação autorregulatória, que é um conjunto de técnicas que procuram fazer o indivíduo aprender a regular os padrões da sua atividade cerebral. A técnica se constitui de uma devolução em tempo real da atividade neuronal, um espelho do cérebro para que assim seja estudado o seu funcionamento.
Os seres humanos partilham as mesmas características biológicas e, por isso saúde e doenças semelhantes, e diagnósticos e tratamentos semelhantes. Há, no entanto especificidades na manifestação de doenças em função do gênero, como o caso de algumas doenças oncológicas específicas do gênero ou de outras em que a incidência nas mulheres é diferente da dos homens.
Cecília, em seu aniversário de 7 anos, ganhou um presente misterioso, que prometia lhe trazer muita felicidade. O que será que era? Só posso dizer que ela não desgrudou do seu presente nem por um minuto. Sua vida se transformou. Mas será que este presente estava deixando Cecília feliz de verdade? Será que a felicidade pode vir embrulhada em um pacote? Ou ela já existe e nós é que perdemos a capacidade de senti-la?
Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
A terapia cognitivo-comportamental positiva (TCC positiva) não se concentra no que há de errado com os clientes e em como consertar tais erros, mas sim no que vai bem na vida deles e em como construir o que há de melhor. O foco está na pessoa, não na doença; o bem-estar dos clientes é o centro das atenções. Nesta obra, Fredrike Bannink e Nicole Geschwind adicionam um olhar ainda mais técnico, agora acadêmico, sobre a TCC positiva, proporcionado por meio de um estudo experimental de metodologia qualitativa. As autoras trazem dois protocolos teórico-práticos (para aplicação individual e grupal), organizados em sessões, em que o leitor consegue observar o percurso de um tratamento em TCC positiva para clientes diagnosticados com depressão maior.
Este livro é um recurso para pais, educadores e terapeutas abordarem o tema com crianças de 4 a 12 anos e guiá-las neste doloroso, mas necessário, caminho da elaboração das perdas que acontecem na vida.
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