NEUROPSICOLOGIA DO SONO: ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS
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O livro Neuropsicologia do Sono: aspectos teóricos e clínicos, da autora e organizadora Katie Moraes de Almondes, aborda alguns dos questionamentos abundantes que existem em torno do fenômeno do sono, de suas funções e benefícios, aprofundando as discussões a respeito de sua importância e de como ele pode afetar o funcionamento neurobiológico das pessoas e interferir em suas atividades cotidianas.
A teoria da ativação comportamental indica que muito do comportamento humano clinicamente relevante está relacionado ao reforço positivo e que, quando tal reforço é reduzido, perdido ou cronicamente baixo, o resultado é a depressão. A ativação comportamental incentiva os clientes a adquirirem e desenvolverem as habilidades que lhes permitem estabelecer e manter contato com fontes diversas e estáveis de reforço positivo. Isso produz uma vida com significado, valor e propósito.
Este livro propõe atividades que trabalhem a psicoeducação e o monitoramento das emoções, promovendo a adequada regulação emocional na infância. Contém atividades lúdicas e educativas que podem ser utilizadas por psicoterapeutas, para explorar o trabalho na clínica cognitivo-comportamental, por pais e professores.
O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida.
O presente livro traz o conceito, didática, método e exemplos da Neuromodulação autorregulatória, que é um conjunto de técnicas que procuram fazer o indivíduo aprender a regular os padrões da sua atividade cerebral. A técnica se constitui de uma devolução em tempo real da atividade neuronal, um espelho do cérebro para que assim seja estudado o seu funcionamento.
Este é um material reflexivo sobre a temática da compaixão, que é a capacidade de compreender o estado emocional do outro e não demonstrar indiferença, mas sim gentileza. É oferecer conforto e ter o desejo de aliviar ou minimizar o sofrimento do outro, de agir em busca de soluções. Compaixão é encontrar formas de acender vidas em meio à escuridão.
Este livro dispõe de formulários digitais.
PÚBLICO-ALVO
A obra é destinada para crianças a partir de 8 anos, pais e clínicos.
TCC positiva é uma nova abordagem para a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental, e este é o primeiro livro escrito sobre este assunto. Esta vertente envolve uma mudança de foco, da redução de problemas, conceito da TCC tradicional, para a construção dos pontos fortes dos clientes. Sendo este, um modelo alicerçado em elementos de abordagens psicoterapêuticas, que objetivam aumentar significativamente a motivação do cliente e os caminhos para alcançarem os resultados desejados.
A ideia que originou este livro foi oferecer ao público brasileiro um livro-texto sobre psicologia cognitiva produzido por autores brasileiros, representativos da consolidação da área no país, como professores e pesquisadores atuantes. Os temas são tratados de uma maneira voltada às expectativas da nossa própria realidade no ensino de processos psicológicos básicos (PPBs) na graduação e pós-graduação brasileiras. O livro apresenta questões cruciais sobre a teoria e epistemologia da ciência cognitiva, modelos fundamentais de PPBs, incluindo diferentes sistemas de memória, resolução de problemas, tomada de decisão, e relações com outros campos psicológicos, de domínios correlatos, como desenvolvimento, personalidade e terapia cognitivo-comportamental.
O presente título da coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda uma grande demanda na neuropsicologia brasileira: como avaliar e intervir com crianças antes dos seis anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de vida? A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.
O nascimento de um bebê pré-termo é um evento que geralmente traz implicações de risco ao desenvolvimento saudável. Na inclusão da criança prematura na escola, pode haver maiores dificuldades nos processos de aprendizagem, habilidades comportamentais e distúrbios do crescimento. Este livro tem como objetivo ajudar pais e profissionais da saúde e da educação a identificar e a intervir nos aspectos menos desenvolvidos de crianças prematuras, potencializando um ambiente seguro e incentivador para que elas desenvolvam habilidades mais favoráveis ao seu pleno crescimento.
Tratar o comportamento suicida e o sem intencionalidade suicida pode ser a primeira resposta que vem à mente. Tratar o Transtorno da Personalidade Borderline, também. Não estaria errado pensar isso, visto que boa parte da pesquisa histórica na DBT se concentra nesses comportamentos e nessa psicopatologia. Mas o objetivo da DBT não é esse. A DBT tem um objetivo maior do que manter pessoas vivas: ajudar pessoas a construírem vidas valiosas, vidas que se justifiquem viver
Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. Ele foi desenvolvido por duas profissionais da área da saúde, nutrição e psicologia, e oferece informações e orientações para crianças e adultos.
Ouvir "não" é uma experiência fundamental para o desenvolvimento humano. Mas, é frequente o relato de pais e professores em relação à dificuldade de tratar essa situação com as crianças. Na clínica, também é muito comum o aparecimento de crianças e até adultos que relatam experimentarem uma raiva excessiva e responderem de forma agressiva, quando frustrados em seus desejos. Esse comportamento inassertivo, na maioria dos casos, está relacionado a uma falta de limite na educação, desde o início da infância.
Este livro apresenta informações importantes de pesquisas recentes sobre o TOC, e orientações úteis sobre os sintomas, causas, questionários de avaliação e os tratamentos mais adequados.
A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difíceis a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe. E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado.
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