Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Esta obra se constitui em relevante oportunidade para o leitor aprofundar no tema dos TAs. Por meio de uma leitura acessível, direta e com ilustrações através de vinhetas e casos clínicos, oferece uma leitura bastante atraente. Observa-se que o objetivo do livro é levar ao leitor propostas de tratamento embasado no modelo cognitivo-comportamental, nas evidências científicas e na prática clínica. Objetivo que é atingido com maestria ao longo dos capítulos que o compõem. Oferece ao leitor a oportunidade de ter em uma mesma fonte ampla visão da TCC dos TAs quanto a modelos de compreensão e de tratamento, com relevante base científica. Trata-se de uma leitura extremamente agradável, acessível a estudantes e com importantes contribuições para terapeutas e profissionais afins.
Frequentemente confundida com tentativa de suicídio, a automutilação é um comportamento desenvolvido principalmente pelo adolescente como maneira de aliviar seu sofrimento psicológico. A prática geralmente está associada a outros problemas psiquiátricos e ainda é objeto de poucos estudos no Brasil.
"No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças" é o livro introdutório da Coleção Jeito de Ser. Nele, as autoras explicam o conceito de personalidade de uma maneira mais ampla, usando os reinos do Gelo, do Fogo, da Terra, da Água e da Luz para exemplificar cada personalidade que habita em nós.
Esta história, contada por Edgar, nos permite entender como sua mente funciona em diferentes situações no seu dia a dia. Por meio de uma relação segura e afetiva com a professora, ele consegue superar as dificuldades impostas pelo transtorno de espectro autista (TEA). Ao mesmo tempo, a história desmistifica as crenças relacionadas ao TEA, uma vez que ele demonstra seus sentimentos e o desejo de interagir à sua maneira.
Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Esta obra procura examinar os diversos fatores ligados ao suicídio, apresentando uma abordagem compreensiva dos diversos aspectos envolvidos. São elencados os fatores de risco e de proteção, a identificação de um comportamento suicida e dos sinais de alerta, bem como as recomendações gerais sobre o que fazer perante uma pessoa com risco de suicídio.
Esta 2ª edição, revista e atualizada, apresenta um passo a passo para o atendimento de pacientes do espectro aditivo/compulsivo. Desenvolvido e organizado por Renata Brasil Araujo, experiente terapeuta cognitiva e pesquisadora no campo dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, este livro reúne um protocolo de avaliação e as abordagens terapêuticas mais utilizadas no tratamento dessa clientela:
Enfocando temas que vão além dos transtornos mentais e seus tratamentos, este livro apresenta uma abordagem que envolve promoção de bem-estar, prevenção, artes, cultura, política e comportamento em geral. O livro reúne artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo, entre 2017 e 2024, em que a produção intelectual de seu autor, uma das maiores autoridades da psiquiatria brasileira, resulta em uma obra única, escrita em uma linguagem que reúne rigor científico e simplicidade, permitindo a divulgação médico científica em uma forma inovadora e envolvente, que se situa entre a crônica e o ensaio.
Tomar banho nem sempre é uma tarefa agradável, ainda mais quando temos tantas coisas mais interessantes para fazer. No entanto, nesta história descobrimos a importância do banho e experimentamos como podemos fazer desse momento uma tarefa mais divertida!
Ser assertivo é expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara respeitando a si mesmo e o outro. Podemos passar por consequências desagradáveis em nossos relacionamentos quando, ao nos expressamos, não conseguimos deixar claro aquilo que queremos ou quando não respeitamos nossos próprios sentimentos e os dos que nos cercam. Agir agressivamente ou passivamente são maneiras opostas do agir assertivo. Para que tenhamos bons relacionamentos, usamos também de algumas regras e expressões adequadas ao bom convívio. Com este livro, esperamos auxiliar pais, educadores e terapeutas no desenvolvimento, com crianças de 6 a 10 anos, de formas de agir mais assertivas, propiciando o posicionamento adequado e facilitando os relacionamentos para o bem-estar e desenvolvimento mais saudável.
O número de técnicas existentes hoje no campo das psicoterapias é praticamente incontável. Como escreve seu organizador "Não importa quanta água você beba, jamais conseguirá beber um oceano inteiro"; por isso, a proposta desta obra é a de apresentar as principais técnicas utilizadas dentro de cada uma das abordagens psicoterápicas, conhecidas hoje como cognitivo-comportamentais e também contextuais, para que o terapeuta escolha a que esteja mais de acordo com a que utilizará com o seu paciente. Exemplos práticos de como tratar pacientes na vida real facilitam o entendimento de cada uma das técnicas de intervenção. Profissionais que estão iniciando terão um rico referencial e os experientes poderão aperfeiçoar a sua prática clínica.
Se aceitarmos que a mentira faz parte da natureza humana, pelos mais diversos motivos, e que é uma capacidade que todos temos, como podemos fazer para remover ou atenuar o seu efeito na administração da Justiça? É a esta questão, tão fundamental para o funcionamento são, ético e autêntico da ciência, da análise social, e da investigação civil e criminal, que os autores deste livro pretendem responder, deixando também importantes reflexões sobre a sua experiência profissional.
Tratar o comportamento suicida e o sem intencionalidade suicida pode ser a primeira resposta que vem à mente. Tratar o Transtorno da Personalidade Borderline, também. Não estaria errado pensar isso, visto que boa parte da pesquisa histórica na DBT se concentra nesses comportamentos e nessa psicopatologia. Mas o objetivo da DBT não é esse. A DBT tem um objetivo maior do que manter pessoas vivas: ajudar pessoas a construírem vidas valiosas, vidas que se justifiquem viver
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.