As Doutoras Manuela Lins, Monalisa Muniz e Lucila Cardoso organizam a obra, “Avaliação psicológica Infantil”.
Dividido em três partes, o tema é trabalhado ao longo de 22 capítulos de forma clara e fluída, permitindo a junção entre teoria e prática, evidenciando os traquejos necessários para realizar uma boa avaliação infantil.
Avaliar essa etapa do desenvolvimento merece um cuidado especial, pois se trata de um momento em pleno desenvolvimento e as mudanças do ponto de vista cognitivo, afetivo, social e motor, tornam o livro um grande instrumento para os estudantes, profissionais e pesquisadores da área.
Principais vantagens:
Apresenta as técnicas da avaliação psicológica infantil, ao mesmo tempo em que, visa capacitar o leitor sobre a flexibilidade necessária para avaliar essa etapa;
Traz alguns capítulos voltados aos instrumentos e ferramentas da avaliação, apresentando um panorama geral sobre os materiais disponíveis aos profissionais;
Se revela uma obra inovadora ao passo que disponibiliza estratégias para conduzir processos de avaliação em diferentes contextos.
Organizadores:
Manuela Lins
Doutora pela Universidade de Brasília (UnB), atua como psicóloga infantil e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
Monalisa Muniz
Mestre e Doutora em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na graduação e pós-graduação stricto sensu em Psicologia, e pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (Ladheco-UFSCar).
Lucila Moraes Cardoso
É professora adjunta do curso de Psicologia e do programa de pós-gradução em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e colaboradora no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O raciocínio emocional é uma distorção cognitiva que leva as pessoas a pensarem conforme a tonalidade emocional que vivenciam em um dado momento. Por exemplo, se estão ansiosas ou preocupadas, é sinal de que algo ruim vai acontecer. O Irracionalien fez Murilo acreditar que os amigos tinham ciúmes e estavam contra ele. Para enfraquecer o alien, o menino usou a análise racional, ou seja, refletiu sobre explicações alternativas para o comportamento dos amigos que não aquele que sentia como sendo verdade. Os temas abordados são frustração, merecimento, autoindulgência e desconfiança.
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Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Esta obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção.
Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática reúne textos que evidenciam a diversidade de temas e áreas de pesquisa e aplicação do campo das habilidades sociais, como o contexto escolar/educacional, o desenvolvimento humano, em clínica e saúde, no trabalho e nas organizações
Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
Esta é a história do menino Biro, que acredita que podemos viver em uma sociedade mais livre. Ao longo do livro, viajamos com ele em busca de uma sociedade utópica, sem escola nem lição de casa. Esta aventura nos traz alguns trechos literários memoráveis e nos apresenta um desfecho de sabedoria e aceitação.
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Neste, No Reino da Água: o jeito imaginativo e criativo, a característica descrita é a Abertura a Experiências, em que os personagens desenvolvem a imaginação e a criatividade.
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Podemos ensinar às crianças ações que as tornem mais felizes? Seria possível aprender, desde cedo, como cultivar a saúde psicológica? Segundo os estudos da Psicologia Positiva, a resposta é sim!
Tendo o foco principal no lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem aos indivíduos e às comunidades prosperarem. Agora, imagine aliar, dentro das histórias infantis, os conhecimentos científicos sobre o funcionamento humano ótimo aos hábitos para a construção da felicidade. É isso que a Coleção Psicologia Positiva para Crianças traz.
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