O objetivo principal da leitura não é o processo de ler as palavras, mas de entender aquilo que lemos. Por isso, nos últimos anos há uma ênfase crescente na importância da compreensão de leitura. Contudo, existem ainda poucos trabalhos sobre esse tema vital que sejam acessíveis a estudantes, professores em atividade e formadores de docentes.
É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiência com a psicologia da leitura e com os problemas relacionados à leitura.
Este manual indispensável faz a seguinte pergunta: "O que é compreensão?". Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua - a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa - e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor - como o interesse e a motivação - podem influir no processo de compreensão.
Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.
As área abordadas neste livro são:
- leitura e compreensão de palavras;
- desenvolvimento de competências de compreensão;
- dificuldades de compreensão;
- avaliação;
- ensino para melhoria da compreensão.
Sumário
1. O que pretende, afinal, este livro?
2. Competências e processos
3. A avaliação da compreensão e as características da compreensão malsucedida
4. Inferências: ir além dos limites de detalhes explícitos para ver o sentido do texto
5. Conhecimento e aprendizagem dos significados da spalavras
6. As frases e suas conexões
7. Identificação e uso da estrutura do texto durante a leitura
8. Isso faz sentido? Monitoração do significado
9. Juntando as peças
Autores
Jane Oakhill
Professora de psicologia experimental na Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Kate Cain
Professora de língua e letramento no departamento de psicologia na Universidade de Lancaster, na Inglaterra.
Carsten Elbro
Professor de leitura e diretor do Centro de Pesquisa em Leitura (Centre for Reading Research) na Universidade de Copenhage, na Dinamarca.
ISBN: 978-85-85439-44-6
* 183 págs.