A Dependência de internet trata-se de um padrão de comportamento, que envolve um desejo disfuncional de utilização por longos períodos de tempo não regulados e excessivos, que podem resultar em prejuízos psicossociais e funcionais significativos.
Embora a internet traga diversas vantagens e benefícios, há uma crescente preocupação dos profissionais da saúde em compreender este transtorno. O livro faz parte da coleção ‘Avanços em Psicoterapia’, e oferece direcionamentos fundamentados em evidências para o tratamento dos transtornos mais frequentes no exercício clínico.
Principais vantagens:
Na obra, constam as definições de teorias conceituais, que auxiliam o leitor a entender a etiologia, tratamento e a prevenção da dependência de internet;
Há informações sobre as pesquisas que foram realizadas a respeito de comorbidades associadas à dependência de redes sociais, bem como outros transtornos psiquiátricos correlatos a Dependência de internet;
A obra compõe um caso ilustrativo, que auxilia no entendimento para o diagnóstico e tratamentos indicados.
Autoras
Dra. Daria J. Kuss
Psicóloga e cientista certificada e chefe do novo programa de mestrado em Ciberpsicologia na Nottingham Trent University, Reino Unido. É uma autora premiada e especialista reconhecida internacionalmente em dependência de internet; regularmente e convidada a fazer apresentações sobre suas pesquisas no mundo inteiro. Este é seu terceiro livro.
Dr. Halley M. Pontes
Psicólogo certificado (CPsychol) e fundador da Sociedade Portuguesa das Adições Comportamentais e Tecnológicas. E professor de psicologia e seu principal interesse de pesquisa relaciona-se a questão da avaliação psicométrica de dependências comportamentais (por exemplo, dependência de internet, transtorno de jogo compulsivo pela internet e dependência de redes sociais). O Dr. Pontes publicou mais de 70 estudos revisados por pares, como estudos empíricos, capítulos de livros e apresentações em conferencias.
Ter crianças em casa é o desejo de muitas famílias. Embora tragam muitas alegrias, educá-las não é uma tarefa simples, representando grandes desafios aos cuidadores. Nesse contexto, surge a presente obra enaltecendo a sistematização de informações acerca das práticas e habilidades sociais educativas na interação com o comportamento de crianças e jovens.
Sabemos que, no que se refere à terapia cognitiva infantojuvenil, existe uma abundante literatura acerca dos protocolos baseados em evidências, e alguns dos autores deste livro efetivamente participaram de pesquisas, de revisões do estado da arte e da criação de ferramentas adaptadas culturalmente ao nosso contexto. Entretanto, pouco se trabalhou naquilo que concerne ao processo terapêutico concreto, aos pormenores da relação terapêutica e ao "como" implementar as ferramentas de intervenção em contextos naturais.
O livro O psicólogo na redução dos riscos de desastres: Teoria e prática, destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil, oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando ?integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.
Este livro da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica é muito bem-vindo: uma atualização criteriosa de como investigar idosos é certamente algo cada vez mais importante para o neuropsicólogo.
Sinopse: No mundo todo, constantes e significativas mudanças têm gerado expressivas repercussões biopsicossociais sobre as populações. Presenciamos o mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo transformar-se em um mundo cada vez mais frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Embora esses movimentos aconteçam no âmbito global, a forma que assumem e os seus reflexos sobre o desenvolvimento humano diferem de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural em que se localiza o ser em desenvolvimento. Apesar disso, pela escassez de produções nacionais nos cursos de graduação no Brasil, infelizmente ainda se observa um estudo do desenvolvimento humano significativamente baseado na literatura produzida pelo norte global.
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este primeiro volume, Métodos projetivos aplicados à clínica e saúde, reúne pesquisas de especialistas nacionais e internacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos em diferentes contextos clínicos e de saúde mental.
Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas.
Este livro aborda tema ainda inédito na literatura médica nacional, que são as intervenções multidisciplinares indicadas para as crianças com até quatro anos de idade, com suspeita e/ou diagnóstico de Autismo Infantil/ Transtorno do Espectro do Autismo. É o resultado de vários anos de trabalho assistencial multidisciplinar em Equipe embasado na literatura científica disponível. A importância deste trabalho é subsidiar os milhares de profissionais espalhados pelo país, que usualmente não têm acesso à materiais aplicáveis na prática, em língua portuguesa.
Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos.
Quando dizemos NÃO para as combinações e tarefas, corremos o risco de receber de volta um grande NÃO para as coisas divertidas que queremos fazer. Isso acontece nesta história. João descobre que cada comportamento que temos é seguido por uma consequência lógica.
As diversas situações do dia a dia nos evocam emoções tanto agradáveis como desconfortáveis. Aprender sobre as emoções e fontes geradoras de estresse e saber manejá-las é importante para o nosso desenvolvimento, autoconhecimento e construção de relacionamentos.
Este livro reúne evidências científicas e clínicas atuais, em uma linguagem acessível ao público geral, sobre um transtorno mental comum, mas que ainda é pouco conhecido. Pretende esclarecer as características que são peculiares ao TDC – e que o diferenciam da insatisfação com a aparência normal e de outros transtornos mentais – as queixas, os sintomas e sua evolução. Trata-se de um distúrbio complexo da imagem corporal que envolve numerosos comportamentos e regiões do corpo, e se associa a elevados índices de comorbidades, de impacto no funcionamento cotidiano e de ideação e tentativas de suicídio.
Onde está o meu mel? é um conto simples sobre como as pessoas podem alcançar objetivos e ambições apenas adaptando suas circunstâncias na vida. Não é apenas uma história sobre abelhas e mel; é uma oportunidade para cada um refletir sobre suas capacidades.
Os objetivos e ambições das pessoas mudam o tempo todo e essas mudanças são necessárias, pois aprende-se muito com as experiências, acertos e erros. É necessário, também sentir-se confortável com todas as adaptações que a vida exige e com os caminhos que são escolhidos. Quem não é suscetível à mudança paralisa, não vai a lugar algum. O sucesso na vida vem com dedicação, determinação e adaptação em relação às mudanças que se decide fazer.
s emoções são parte de muitos seres vivos, principalmente os humanos. A Tristeza, apresentada nesta história, mostra para as crianças e seus familiares que essa emoção faz parte da vida de todos e, inclusive, pode ajudá-los a refletir e construir valores importantes para a sociedade. Sua leitura facilitará a compreensão dessa emoção e ajudará a tristeza a ser mais bem acolhida em todos os lares, tornando-a saudável. Emoções agradáveis e desagradáveis fazem parte da vida de todas as pessoas, embora sejam normalmente classificadas como positivas e negativas. Este livro busca esclarecer que mesmo emoções como a tristeza têm uma função e devem ser aceitas e validadas.
Este é um material reflexivo sobre a temática da compaixão, que é a capacidade de compreender o estado emocional do outro e não demonstrar indiferença, mas sim gentileza. É oferecer conforto e ter o desejo de aliviar ou minimizar o sofrimento do outro, de agir em busca de soluções. Compaixão é encontrar formas de acender vidas em meio à escuridão.
Este livro dispõe de formulários digitais.
PÚBLICO-ALVO
A obra é destinada para crianças a partir de 8 anos, pais e clínicos.
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