Este livro propõe atividades que trabalhem a psicoeducação e o monitoramento das emoções, promovendo a adequada regulação emocional na infância. Contém atividades lúdicas e educativas que podem ser utilizadas por psicoterapeutas, para explorar o trabalho na clínica cognitivo-comportamental, por pais e professores.
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia e em Grupoterapia. Mestre em Ciências da Saúde - Neurociências pela PUC-RS. Docente no Curso de Psicoterapias Cognitivas e no Curso de Especialização em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Adolescência do InTCC/RS.
Carla Consuelo
Graduada em Psicologia pela UniRitter, estagiária do Instituto de Neuropsicologia do RS.
Na obra, “Como lidar com o alcoolismo”, é possível conhecer mais sobre o tema e ampliar os conhecimentos frente a este assunto tão heterogêneo. As autoras trazem exemplos que ilustram e facilitam a compreensão de profissionais e leigos, perante as exigências colocadas sobre os indivíduos que sofrem com a dependência do álcool.
O livro, Terapia do Esquema para Adultos, da coleção Atualizações em Terapias Cognitivo- Comportamentais, tem o objetivo de esclarecer conceitos básicos da Terapia do Esquema direcionada para adultos, além de abordar temas atuais e que têm se destacado entre as evidências de estudos científicos.
Este Livro foca nos conceitos da Terapia do Esquema. A Terapia do Esquema foi desenvolvida por Jeffrey Young e tem sido amplamente difundida entre os profissionais da psicologia para o uso com pacientes de diagnósticos complexos, demonstrando bons resultados e que proporcionam benefícios através deste modelo terapêutico.
Essa obra visa trazer aspectos teóricos e práticos para instrumentalizar o profissional que lida com estes transtornos em seu dia a dia. Além da descrição, teorias e modelos explicativos, diagnósticos e indicações, os autores também oferecem materiais práticos para auxiliar o atendimento e o planejamento de intervenções.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino do Fogo: o jeito tranquilo e relaxado, a característica descrita é a Estabilidade Emocional, em que os personagens aprendem que quando a estabilidade está muito baixa pode fazer com que vejam perigo em tudo e evitem situações novas pelo medo. Não sabendo regular as emoções estão sujeitos a perigos físicos e sociais.
A consciência fonológica é uma competência que, muitas vezes, necessita ser ensinada, por isso é de extrema importância que se torne um aprendizado sistematizado. Assim, esse GUIA poderá auxiliar o professor em sala de aula, bem como os profissionais envolvidos com aprendizagem da leitura e da escrita, pois cada estratégia é de fácil aplicação e foi elaborada de modo a intervir nas dificuldades , que, por ventura, possam aparecer. Porém, as crianças que não apresentam prejuízos na alfabetização também poderão usufruir o conteúdo deste livro, pois ele favorecerá a aquisição e o desenvolvimento dos mecanismos envolvidos no processo de leitura e escrita.
Tomar banho nem sempre é uma tarefa agradável, ainda mais quando temos tantas coisas mais interessantes para fazer. No entanto, nesta história descobrimos a importância do banho e experimentamos como podemos fazer desse momento uma tarefa mais divertida!
O pré-escolar Débora Marques de Miranda; Leandro Fernandes Malloy-Diniz
O pré-escolar apresenta o desenvolvimento típico da criança nos primeiros anos de vida, os mecanismos para aliviar esse processo, em termos de indivíduo, e seu impacto potencial no desenvolvimento humano. Entre os fatores relacionados com o desenvolvimento, há tanto fatores intrínsecos da biologia quanto ambientais, que permitem a modulação e intervenção no desenvolvimento de maneira efetiva e já determinada pela literatura.
Esta obra apresenta as alterações de humor comum a todas as pessoas quando diversas situações acontecem no dia a dia. A partir da personagem Birutinha, idêntica a uma biruta, é ensinado ao leitor como identificar e reconhecer o seu humor.
Este é um livro para todas as idades. Na forma de metáfora, o livro propõe ao leitor viajar na estrada da Gratitude para buscar o autoconhecimento e o reconhecimento do que precisa ser feito em sua vida. Para isso, inclui questionamentos que precisam ser exercitados para alcançar o caminho da gratidão com atitude. Ser grato é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Carregar esse sentimento e estimular a ação em prática diária é o que pode revolucionar o mundo e construir uma visão otimista da vida. Estudos demonstram que cultivar esse sentimento pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade.
Todos sentem medo, essa é uma verdade que não podemos negar. Mas será que o medo atrapalha ou ajuda? Onde ele mora? Será que ele é bom ou mau? Nesta história, o personagem Fred estava tendo alguns problemas por estar sentindo muito dessa emoção na hora de dormir; então, descubra com ele qual é o segredo do medo.
Na obra, “Como lidar com o amor patológico”, autores renomados trazem ao grande público a discussão sobre o que é o amor patológico e como identificá-lo. Mesmo sendo um conceito amplo e difícil de limitar, a obra navega por este sentimento diferindo as formas saudáveis e não saudáveis de se relacionar, não pelo caráter de julgamento e sim pelo prisma de causar ou não sofrimento.
Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos.
A Terapia Cognitivo-Comportamental tornou-se uma classe abrangente de terapias que mantém em sua premissa básica a ideia de que as cognições são determinantes do comportamento humano. Albert Ellis, o pioneiro da formalização desta modalidade de terapia, expôs publicamente, em 1958, suas reflexões sobre o nome de Terapia Racional (TR). Foi a primeira vez que um modelo de psicoterapia baseada na influência de processo cognitivos sobre emoções e comportamentos foi sugerido. Em 1962, entendendo que o fenômeno psicológico ia além do racional, acrescentou o termo emotiva, ficando, então, Terapia Racional-Emotiva (TER).
Neste quinto livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que a comunicação ativa e construtiva fortalece a amizade.
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.
Embora alguns diagnósticos psiquiátricos sejam conhecidos do público geral, existem muitos enganos e preconceitos quando se fala de saúde mental. Mais ainda, quando falamos dos transtornos alimentares, eles são erroneamente associados à moda e à vaidade, mas suas origens são muito mais complexas
A ideia que originou este livro foi oferecer ao público brasileiro um livro-texto sobre psicologia cognitiva produzido por autores brasileiros, representativos da consolidação da área no país, como professores e pesquisadores atuantes. Os temas são tratados de uma maneira voltada às expectativas da nossa própria realidade no ensino de processos psicológicos básicos (PPBs) na graduação e pós-graduação brasileiras. O livro apresenta questões cruciais sobre a teoria e epistemologia da ciência cognitiva, modelos fundamentais de PPBs, incluindo diferentes sistemas de memória, resolução de problemas, tomada de decisão, e relações com outros campos psicológicos, de domínios correlatos, como desenvolvimento, personalidade e terapia cognitivo-comportamental.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.