Esta é a história de Bruna, que não conseguia lidar e nem nomear a emoção que sentia com frequência pela amiga Isa. Porém, após refletir com a professora Laura sobre a situação, pode entender que esse sentimento é algo normal, mas muitas vezes desnecessário, que é acionado por pensamentos errados que criamos e que pode nos gerar sofrimento e privações, caso não soubermos administrá-lo de forma correta.
Psicóloga pela Univag - Centro Universitário de Várzea Grande-MT. Especialista em Psicologia Clínica. Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental e Avaliação Psicológica pelo Cefi-Centro de Estudos da Família e do Indivíduo-RG. Facilitadora do programa Friends for Life pela Pathways Health and Research Centre-Australia. Proficiência em Atendimento Infantil e na Adolescência com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental. Membro da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC).
Integrando TCC e terapias de terceira onda oferece uma abordagem informativa para integrar terapias baseadas em evidências. Os capítulos teóricos revisam brevemente quatro terapias: terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia comportamental dialética (DBT), terapia de aceitação e compromisso (ACT) e terapia focada na compaixão (TFC). Os autores identificam os processos de mudanças nucleares e examinam como cada terapia contribui para a integração de todas elas. São apresentados tópicos como influência das adversidades no início da vida no bem-estar mental posterior, fundamentos teóricos de mindfulness, análise comportamental, reviver e reescrever, e dissociação.
Este é um material reflexivo sobre a temática da resiliência, que é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar-se em situações de crise. A metáfora demonstra o processo de renovação e reconstrução, buscando razões para superar obstáculos e recomeçar. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar o olhar afetivo sobre a resiliência e o florescer em diferentes momentos.
Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, você sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens.
Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita neste livro é prática e fácil de ser implementada nas sessões e conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.
Este livro conta a história de Adão, uma criança que foi mordida por um cão e evita qualquer contato com esse animal desde o ocorrido. A obra serve como um instrumento para terapeutas e para pais cujos filhos apresentam medo e receio diante de cães.
Com técnicas de enfrentamento simples e atividades que podem ser feitas no ambiente terapêutico ou em casa, o livro apresenta a psicoeducação do medo e ensina a realizar a dessensibilização sistemática com exposição gradual ao estímulo fóbico. A criança consegue visualizar seu desempenho por meio de uma escada com desafios propostos por ela mesma.
Um manual completo para terapeutas, profissionais e familiares que trabalham com pessoas com dificuldades cognitivas. A reabilitação envolve o ensino de habilidades básicas relacionadas às atividades cotidianas necessárias, para que os indivíduos tornem-se mais independentes com uma variedade de tarefas. O objetivo deste manual é oferecer uma reabilitação funcional através de tarefas específicas. As instruções são descritas de maneira detalhada e podem ser administradas por familiares e profissionais.
Barbara A. Messenger; Niki Ziarnek Adaptação brasileira: Cristiane Boff; Tatiana Quarti Irigaray; Camila Rosa de Oliveira
Neste sexto livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que o que é resiliência e praticam atividades para desenvolver a capacidade de superação após situações difíceis.
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.
Não há respostas simples ou únicas para a morte. Durante grande parte da vida, frequentamos instituições educacionais e nos preparamos para lidar com questões sociais e para o trabalho, mas nada nos prepara para esse momento. Por isso, é essencial ampliar o escopo da educação para a morte, fundamentada na importância da discussão sobre o tema em uma sociedade na qual convivem a morte interdita, a morte reumanizada e a morte escancarada.
Quando dizemos NÃO para as combinações e tarefas, corremos o risco de receber de volta um grande NÃO para as coisas divertidas que queremos fazer. Isso acontece nesta história. João descobre que cada comportamento que temos é seguido por uma consequência lógica.
Toda empresa, de qualquer segmento, pode um dia enfrentar uma crise. Seja por má gestão, incapacidade de lidar com a concorrência ou mudanças no cenário macroeconômico, o empresário não pode perder o rumo. Ao contrário, precisa desenvolver a capacidade de antecipar-se aos riscos e corrigir a rota a tempo de salvar seu negócio. Este livro foi escrito sob medida para os que buscam enfrentar e sobreviver aos desafios empresariais.
Frequentemente confundida com tentativa de suicídio, a automutilação é um comportamento desenvolvido principalmente pelo adolescente como maneira de aliviar seu sofrimento psicológico. A prática geralmente está associada a outros problemas psiquiátricos e ainda é objeto de poucos estudos no Brasil.
Ser assertivo é expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara respeitando a si mesmo e o outro. Podemos passar por consequências desagradáveis em nossos relacionamentos quando, ao nos expressamos, não conseguimos deixar claro aquilo que queremos ou quando não respeitamos nossos próprios sentimentos e os dos que nos cercam. Agir agressivamente ou passivamente são maneiras opostas do agir assertivo. Para que tenhamos bons relacionamentos, usamos também de algumas regras e expressões adequadas ao bom convívio. Com este livro, esperamos auxiliar pais, educadores e terapeutas no desenvolvimento, com crianças de 6 a 10 anos, de formas de agir mais assertivas, propiciando o posicionamento adequado e facilitando os relacionamentos para o bem-estar e desenvolvimento mais saudável.
Subsídios sobre o autismo. Contribuição da música para o autismo. Estes são alguns dos aspectos tratados neste livro como uma contribuição para desvendar este mundo estranho que a autora oferece neste livro dirigido aos pais, professores e profissionais de saúde, é fruto de exaustivas pesquisas realizadas em busca de tratamento para seu filho Alexandre.
A obra descreve as diversas características do transtorno bipolar e os critérios diagnósticos baseados no DSM-V e CID-10. São apresentados também os modelos teóricos mais recentes e orientações para planejamento e escolha das melhores opções de tratamento. São citados também como realizar o manejo em caso de risco de suicídio, de abuso de substância e de não adesão ao medicamento.
Como profissional de saúde mental, você sabe que cada cliente é único, e os problemas de cada cliente são o resultado de uma complexa combinação de fatores biopsicossociais. No entanto, o atual modelo DSM apresenta consideráveis restrições sobre como você pode tratar os clientes — muitas vezes resultando em um erro diagnóstico. Este importante volume desafia suposições feitas pelo DSM e fornece uma visão e um plano para uma abordagem de atendimento individualizado.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.