Subsídios sobre o autismo. Contribuição da música para o autismo. Estes são alguns dos aspectos tratados neste livro como uma contribuição para desvendar este mundo estranho que a autora oferece neste livro dirigido aos pais, professores e profissionais de saúde, é fruto de exaustivas pesquisas realizadas em busca de tratamento para seu filho Alexandre.
Subsídios sobre o autismo. Contribuição da música para o autismo. Estes são alguns dos aspectos tratados neste livro como uma contribuição para desvendar este mundo estranho que a autora oferece neste livro dirigido aos pais, professores e profissionais de saúde, é fruto de exaustivas pesquisas realizadas em busca de tratamento para seu filho Alexandre.
A ideia que originou este livro foi oferecer ao público brasileiro um livro-texto sobre psicologia cognitiva produzido por autores brasileiros, representativos da consolidação da área no país, como professores e pesquisadores atuantes. Os temas são tratados de uma maneira voltada às expectativas da nossa própria realidade no ensino de processos psicológicos básicos (PPBs) na graduação e pós-graduação brasileiras. O livro apresenta questões cruciais sobre a teoria e epistemologia da ciência cognitiva, modelos fundamentais de PPBs, incluindo diferentes sistemas de memória, resolução de problemas, tomada de decisão, e relações com outros campos psicológicos, de domínios correlatos, como desenvolvimento, personalidade e terapia cognitivo-comportamental.
Este livro da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica é muito bem-vindo: uma atualização criteriosa de como investigar idosos é certamente algo cada vez mais importante para o neuropsicólogo.
Cotidianamente, notamos em algumas situações a identificação das pessoas com os personagens de tal filme ou série. Esse tipo de semelhança coopera para o processo de psicoeducação tanto para os clientes, que estão em terapia, quanto para os estudantes e profissionais da área de saúde mental, que pretendem compreender os pressupostos teóricos e suas interfaces práticas das abordagens cognitivo-comportamentais.
Este é um guia para o terapeuta que traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e tratamento na abordagem cognitivo-comportamental para os principais transtornos encontrados na prática clínica com crianças e adolescentes.
Os 55 capítulos apresentam, além das técnicas e orientações, sugestões de leitura e materiais complementares para o terapeuta, além de muitos dos recursos disponíveis como anexos para download.
Psicólogos e clínicos que trabalham com crianças e adolescentes.
Este é um material reflexivo sobre a temática da resiliência, que é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar-se em situações de crise. A metáfora demonstra o processo de renovação e reconstrução, buscando razões para superar obstáculos e recomeçar. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar o olhar afetivo sobre a resiliência e o florescer em diferentes momentos.
Este livro representa o esforço e a dedicação de um conjunto de especialistas das áreas da saúde, educação e neurociência que, diariamente, trabalham na construção de um caminho para promover mais justiça, mais equidade e mais igualdade no acesso à uma educação que se quer cada vez mais inclusiva e integradora. A liberdade de cada cidadão na escolha dos seus caminhos deverá ser sempre assistida pela comunidade científica, que também deve ser facilitadora do conhecimento e do estado da arte. É o conhecimento que traz para cada um de nós uma maior consciência da realidade e da imagética que traçamos para o futuro, neste caso concreto, o de uma educação inclusiva para o mundo.
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este primeiro volume, Métodos projetivos aplicados à clínica e saúde, reúne pesquisas de especialistas nacionais e internacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos em diferentes contextos clínicos e de saúde mental.
Muitas vezes, alguns de nossos pensamentos e comportamentos afetam nossa rotina, impedindo que a gente faça o que realmente importa. Este livro busca mostrar a importância de, algumas vezes, testarmos os pensamentos e não realizarmos os comportamentos que estão atrapalhando nossa rotina. Apesar de não ser nada fácil fazer isso, podemos descobrir uma nova forma de viver nossos dias, muito mais leve, alegre e gratificante.
Este volume oferece uma visão geral do estado da arte sobre o TDAH na idade adulta. Além disso, são formuladas recomendações para diagnóstico e tratamento baseadas nas diretrizes para TDAH na idade adulta. Também é descrito o desenvolvimento de um conceito de psicoterapia voltado para sintomas específicos do transtorno em adultos e testes clínicos.
Este é um livro para todas as idades. Na forma de metáfora, o livro propõe ao leitor viajar na estrada da Gratitude para buscar o autoconhecimento e o reconhecimento do que precisa ser feito em sua vida. Para isso, inclui questionamentos que precisam ser exercitados para alcançar o caminho da gratidão com atitude. Ser grato é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Carregar esse sentimento e estimular a ação em prática diária é o que pode revolucionar o mundo e construir uma visão otimista da vida. Estudos demonstram que cultivar esse sentimento pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade.
A Psicometria em Rede desponta hoje como a terceira abordagem em Psicometria, depois da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria dos Traços Latentes. Sua origem, na década de 2010, relaciona-se à aplicação da Mecânica Estatística, área da Física, nas ciências sociais e do comportamento tornados possíveis por avanços computacionais.
Déficits no manejo da raiva tendem a gerar prejuízos à adaptação e ao funcionamento social. Embora a raiva seja uma emoção natural, a experiência intensa e frequente, associada à expressão desadaptativa, tende a gerar muitos prejuízos à infância e a todo o desenvolvimento, caso seja persistente.
O que é dependência tecnológica? Quais são os critérios utilizados para distinguir o uso normal das tecnologias do uso patológico? Existem prejuízos e benefícios associados ao uso da internet, mídias sociais e jogos eletrônicos?
Neste livro, são abordados tópicos que caracterizam os diferentes tipos de dependências tecnológicas em diversos ambientes e populações mais afetadas (crianças, adolescentes e jovens adultos). São apresentadas ferramentas para diferenciar o uso normal das tecnologias do uso patológico com impactos negativos na saúde, com a descrição dos tratamentos existentes e exemplos de sinais que podem indicar a necessidade de buscar auxílio profissional de um psicólogo ou psiquiatra.
O que é empatia? Por que ela existe? De que maneira ela influencia nossos relacionamentos? A empatia é fundamental para uma socialização saudável. Apesar de nascermos com essa capacidade, podemos considerar que ela é um botão sensível à intervenção ambiental, podendo sofrer influência para mais ou para menos. Este livro convida as crianças a começarem a entender desde cedo essa nobre função em nossas vidas.
O guia apresenta os problemas comportamentais e emocionais mais frequentes no ambiente escolar e intervenções efetivas para cada um dos casos. Cada capítulo traz um problema e seus conceitos, exemplos, diferentes maneiras de oferecer apoio na prevenção e intervenção precoce de cada situação e melhorar as habilidades comportamentais e emocionais.
Público-alvo: professores, assistentes sociais, orientadores escolares, etc.
Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos.
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