Psicologia cognitiva: teoria, modelos e aplicações
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SINOPSE
A ideia que originou este livro foi oferecer ao público brasileiro um livro-texto sobre psicologia cognitiva produzido por autores brasileiros, representativos da consolidação da área no país, como professores e pesquisadores atuantes. Os temas são tratados de uma maneira voltada às expectativas da nossa própria realidade no ensino de processos psicológicos básicos (PPBs) na graduação e pós-graduação brasileiras. O livro apresenta questões cruciais sobre a teoria e epistemologia da ciência cognitiva, modelos fundamentais de PPBs, incluindo diferentes sistemas de memória, resolução de problemas, tomada de decisão, e relações com outros campos psicológicos, de domínios correlatos, como desenvolvimento, personalidade e terapia cognitivo-comportamental.
Terapia do esquema emocional oferece uma visão geral e concisa de como essa nova abordagem da terapia cognitiva-comportamental (TCC) ajuda as pessoas a lidarem com emoções difíceis. Escrito por um pesquisador com muitos anos de experiência clínica, apresenta um panorama útil, acessível e resumido.
Descreve 15 aspectos teóricos e 15 técnicas práticas da terapia do esquema emocional. Obra essencial para psiquiatras, psicólogos, psicoterapeutas e todos que desejam saber mais sobre o papel das emoções e da regulação emocional.
Este livro conta a história de Adão, uma criança que foi mordida por um cão e evita qualquer contato com esse animal desde o ocorrido. A obra serve como um instrumento para terapeutas e para pais cujos filhos apresentam medo e receio diante de cães.
Com técnicas de enfrentamento simples e atividades que podem ser feitas no ambiente terapêutico ou em casa, o livro apresenta a psicoeducação do medo e ensina a realizar a dessensibilização sistemática com exposição gradual ao estímulo fóbico. A criança consegue visualizar seu desempenho por meio de uma escada com desafios propostos por ela mesma.
A teoria da ativação comportamental indica que muito do comportamento humano clinicamente relevante está relacionado ao reforço positivo e que, quando tal reforço é reduzido, perdido ou cronicamente baixo, o resultado é a depressão. A ativação comportamental incentiva os clientes a adquirirem e desenvolverem as habilidades que lhes permitem estabelecer e manter contato com fontes diversas e estáveis de reforço positivo. Isso produz uma vida com significado, valor e propósito.
A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.
Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos.
Após se sair mal em uma prova de matemática, Lara não se deixa abater e surpreende a todos com sua postura diante das adversidades. Esforçada e confiante, a menina conta com a ajuda de seus pais e do professor Paulo para aprender estratégias que a ajudem a se desenvolver cada vez mais, mesmo com obstáculos que insistem em aparecer pelo caminho. Focada em seus objetivos, Lara tem determinação para ir cada vez mais longe, deparando-se com desafios surpreendentes.
Este livro auxilia pais, professores e psicólogos a enfrentarem um problema comum na infância: a dificuldade de as crianças emprestarem seus brinquedos. A história de Bianca traz ferramentas úteis nesse sentido, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais envolvidas no ato de emprestar. A obra também oferece anexos com atividades lúdicas e didáticas, de modo a facilitar a aprendizagem do ato de emprestar na infância.
Lidar com uma perda pode ser difícil e, às vezes, precisamos de ajuda. As emoções e reações decorrentes do luto podem acontecer após o falecimento de uma pessoa querida, mas também após outras perdas ou grandes mudanças em nossa vida. Nestes cards você encontrará dicas, pensamentos e estratégias que auxiliarão nesse processo.
Trabalhar com psicologia clínica significa escolher atuar em uma atividade que envolve constantemente avançar e retroceder, incluindo, com frequência, a necessidade de alterar planos e encontrar outras formas de abordar situações. Quando a escolha é realizar esse trabalho sob um enfoque cognitivo-comportamental, a terapeuta ganha um aliado na adoção de tarefas terapêuticas.
Dandara é uma menina inteligente, engajada em atividades escolares e que adora cultura. Mas um dia, no parquinho, um colega diz: "Eu não entendo por que seu cabelo é assim" "Não está vendo que você é diferente das meninas que estão aqui no clube?". Diante disso, a menina desenvolve comportamentos e sentimentos de desvalorização de si.
Kelvin era um menino que não brincava, ia com muita dificuldade para a escola e não tinha vontade de fazer nada. Estava com depressão e se encontrava desamparado para lidar com as emoções de tristeza, raiva e rejeição que sentia. Com a ajuda da psicóloga, o menino consegue olhar para sua vida e para os problemas familiares que enfrenta, e acaba superando o estado depressivo. Sua visão de mundo, antes cinza e apagada, passa a ser colorida, pois Kelvin adquire um olhar diferenciado, uma visão mais positiva da vida, compreendendo que pode ser feliz.
*Este produto refere-se apenas ao Kit de Reposição (Formulário de Aplicação para Pais (25 folhas), Formulário de Aplicação para Professores (25 folhas), Formulário de Aplicação para Crianças (25 folhas), 1 Bloco de Apuração para Pais, 1 Bloco de Apuração para Professores, 1 Bloco de Apuração para Crianças), restante dos materiais não inclusos!
Este material é de uso exclusivo do Profissional Psicólogo portanto para a compra deve apresentar o número do CRP.
O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT é um roteiro elaborado para a sondagem do desenvolvimento das habilidades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvido para permitir que educadores e especialistas possam investigar com mais precisão as dificuldades específicas de alunos, permitindo que barreiras sistemáticas e persistentes para a aprendizagem da matemática sejam encontradas, possibilitando a oferta de serviços, suportes ou acomodações acadêmicas mais apropriadas e que atendam às necessidades desses alunos.
Este livro tece uma reflexão sobre a Teoria Social Cognitiva, desenvolvida por Albert Bandura que, há mais de meio século, tem sua produção no conhecimento sobre o ser humano e seu desenvolvimento psicossocial. Nesse sentido, empreende um primeiro movimento de aproximação reflexiva com cada autor, capítulo a capítulo, acerca dos princípios da TSC nos contextos da saúde, escola e trabalho. A presente obra é composta por nove capítulos que abordam o consumo de drogas/crack, a violência contra o idoso, o tratamento da obesidade e do comprar compulsivo nos cinco primeiros capítulos. Em sequência, aborda o contexto escolar/acadêmico e se encerra com um capítulo sobre o contexto laboral.
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