O que Você Precisa Saber sobre TAG e tem Medo de Perguntar
R$ 68,00
SINOPSE
Este livro tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o TAG, são abordados tópicos que se referem a caracterização da ansiedade, sintomas, consequências, ferramentas de manejo e possibilidades de tratamento. Oferece ferramentas para a diminuição e manejo dos sintomas de ansiedade, bem como possibilidades de tratamento para aqueles que sofrem do transtorno.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Este livro apresenta casos em diferentes temáticas sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os capítulos trazem, de forma clara e didática, quais intervenções são possíveis fazer para cada psicopatologia abordada, a fim de instrumentalizar o leitor a utilizar recursos e técnicas em sua atuação clínica. As situações abordadas incluem casos de raiva, terapia de casais, obesidade, ansiedade de desempenho, depressão, relacionamentos abusivos, transtorno de pânico e transtorno de personalidade histriônica, entre outros. Por meio de práticas e pesquisas que respaldem fazeres na área, espera-se que o clínico possa efetuar orientações em relação ao desenvolvimento psicológico da pessoa em atendimento.
Receber o diagnóstico de câncer nunca é fácil e muitos sentimentos podem emergir, como medo, ansiedade e insegurança. Ainda hoje a palavra câncer é muito associada à morte, o que faz com que esses sentimentos sejam potencializados.
Nesses casos, o tratamento é intenso e duradouro. Portanto, saber fazer uma boa avaliação é essencial para os profissionais que trabalham com esse público, uma vez que a expressão das emoções e o fortalecimento dos recursos de enfrentamento são fundamentais para uma boa elaboração e trabalho terapêutico. Este recurso permite ao profissional o aprofundamento da sua avaliação e ensina algumas técnicas que podem ser utilizadas dentro e fora do consultório.
Este livro esclarece o que é dependência química e orienta sobre diversos aspectos relacionados a essa condição, como: tipos de substâncias psicoativas e seus efeitos agudos e crônicos; sintomas de abstinência; intervenções farmacológicas e psicoterápicas; internação; importância da rede familiar para a efetividade do tratamento; suporte oferecido por grupos terapêuticos, clínicas de internação e comunidades terapêuticas; entre outras questões importantes envolvendo o tratamento. Obra essencial e acessível para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde que desejem direcionar seu trabalho a essa especialidade clínica.
A ansiedade é uma reação natural do ser humano, tem um importante papel biológico, pois funciona como um sistema de alarme sempre que percebemos perigo ou uma ameaça iminente. Quando isto ocorre temos uma resposta de luta-fuga, em que, ao interpretar um perigo, é liberada adrenalina entre outros hormônios responsáveis por aumentar nossa capacidade de reagir. A partir disso, pode-se sentir reações emocionais de ansiedade, como tontura, batimento cardíaco acelerado, dificuldade respiratória, mãos suadas ou com tremores. A resposta de luta-fuga acontece instantaneamente.
Lidar com uma perda pode ser difícil e, às vezes, precisamos de ajuda. As emoções e reações decorrentes do luto podem acontecer após o falecimento de uma pessoa querida, mas também após outras perdas ou grandes mudanças em nossa vida. Nestes cards você encontrará dicas, pensamentos e estratégias que auxiliarão nesse processo.
O transtorno de oposição desafiante (TOD) tem grande importância e merece a atenção dos profissionais da saúde por gerar inúmeros impactos tanto na vida escolar como nas interações sociais. As principais comorbidades associadas ao TOD são transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtorno de descontrole de impulsos e transtorno por uso de substâncias, além das dificuldades na interação social e, às vezes, no desempenho escolar. Na terapia cognitivo-comportamental para o TOD, é necessário trabalhar o treinamento cognitivo em autoinstrução, automonitoramento dos sintomas e estratégias de resolução de problemas.
O Matrizes Progressivas Avançadas de Raven (APM) avalia a inteligência, fornecendo informações sobre a capacidade edutiva de indivíduos com idade entre 17 e 63 anos e escolaridade mínima de Ensino Superior em andamento. O APM é considerado padrão ouro mundial na avaliação da inteligência geral e pode ser utilizado em contextos clínicos ou outros nos quais se faça necessária a avaliação dessa habilidade. O Matrizes Progressivas Avançadas de Raven pode ser aplicado de forma individual ou coletiva, com ou sem tempo-limite. Quando aplicado com limite de tempo, a aplicação deve durar 40 minutos.
Este livro conta a história de Júlia, uma menina que queria ser bicho. O que acontece com ela? Como sua mãe lidou com essa situação? Quais sentimentos e emoções vividos pela menina? Nesta encantadora história, você descobrirá o porquê de gente ser gente e bicho ser bicho.
Incentivar a criança a falar sobre seu medo é importante, pois a velha ideia de não falar para não estimular não procede; é falando sobre o medo que poderemos entendê-lo e enfrentá-lo. O enfrentamento está relacionado a aceitá-lo, mas também não é válido forçar a criança a se aproximar da situação ou do evento temido. Aos pais, é sugerido passarem segurança e fazer a criança acreditar que pode contar com eles sempre que precisar.
Esta história, contada por Edgar, nos permite entender como sua mente funciona em diferentes situações no seu dia a dia. Por meio de uma relação segura e afetiva com a professora, ele consegue superar as dificuldades impostas pelo transtorno de espectro autista (TEA). Ao mesmo tempo, a história desmistifica as crenças relacionadas ao TEA, uma vez que ele demonstra seus sentimentos e o desejo de interagir à sua maneira.
O Jogo da Memória/Emoções foi criado com o objetivo de auxiliar as crianças a conhecerem as vinte principais emoções. De forma lúdica a criança poderá formar os pares valendo-se das figuras de meninos e meninas ou, se já for alfabetizada, através dos nomes das emoções.
— Uso com crianças em processo de alfabetização: sugerimos que na primeira vez sejam colocados apenas seis pares com as emoções básicas (ALEGRIA, AMOR, MEDO, NOJO, RAIVA e TRISTEZA) e nas sessões seguintes incluir mais pares de acordo com a evolução do conhecimento das emoções. Usar somente peças com as figuras de meninos e meninas.
Os seres humanos partilham as mesmas características biológicas e, por isso saúde e doenças semelhantes, e diagnósticos e tratamentos semelhantes. Há, no entanto especificidades na manifestação de doenças em função do gênero, como o caso de algumas doenças oncológicas específicas do gênero ou de outras em que a incidência nas mulheres é diferente da dos homens.
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