O que você precisa saber sobre abuso e tem medo de perguntar
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SINOPSE
Este livro tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre os diferentes tipos de abuso que ocorrem na sociedade. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre esse grave problema social, são abordados tópicos que caracterizam os abusos em diversos ambientes e populações mais afetadas (como crianças, mulheres e idosos). A leitura deste livro não é um tratamento, mas oferece ferramentas para diferenciar abuso e transtornos mentais, bem como possibilidades de prevenção e tratamento a vítimas que passam ou passaram por situações difíceis.
A obra faz parte da coleção O que você precisa saber sobre e tem medo de perguntar, que traz em seus exemplares esclarecimentos sobre transtornos mentais que podem ser encontrados no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). O abuso, apesar de não ser um transtorno mental — logo, não estar listado no DSM-5 —, ocorre de forma frequente e preocupante e que pode provocar transtornos mentais, além de traumas e problemas nas relações interpessoais, laborais e outros. Desta forma, fez-se necessário incluir o tema nesta coletânea, para, assim, esclarecer e ajudar os leitores tanto na prevenção do abuso quanto no posterior tratamento de suas consequências.
Com linguagem acessível e ilustrativa, este livro busca psicoeducar o público infantil sobre o transtorno de oposição desafiante (TOD). Ele explica as dificuldades encontradas pelas crianças com TOD, suas alterações e o modo como podem ser ajudadas a ter qualidade de vida, bem como prevenir alterações comportamentais e emocionais decorrentes do transtorno.
Por meio da conexão entre o entendimento do TOD e as estratégias de enfrentamento para possíveis dificuldades, o leitor poderá reconstruir suas ideias e comportamentos, promovendo pensamentos mais funcionais na luta contra os sintomas.
Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.
De forma lúdica, este livro apresenta o transtorno bipolar infantil, facilitando a compreensão de crianças e de suas famílias por meio da psicoeducação. Com intervenções práticas, estimula o autocontrole e auxilia no processo terapêutico.
A nomeação de estímulos alternados é definida como a habilidade de nomear, o mais rápido possível, estímulos de diferentes categorias semântica que estão visualmente
apresentados os integrando com suas representações verbais e fonológicas. Este tipo de tarefa indica quão rápido se dá a integração de processos visuais linguísticos, atencionais
e executivos, fornecendo então uma das medidas mais sensíveis para diferenciação entre bons e maus leitores.
A depressão é uma doença altamente incapacitante, que acarreta uma série de prejuízos à vida dos indivíduos e cujos índices de prevalência são bastante altos, especialmente no Brasil. Embora ainda não haja uma causa bem estabelecida, fatores como estresse, estilo de vida e questões genéticas, quando combinados, contribuem para o seu surgimento. Neste livro, você entenderá o que é depressão, como ela se manifesta, quais os sinais de atenção e o que pode ser feito para enfrentá-la ou ajudar pessoas próximas que apresentem o transtorno.
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este primeiro volume, Métodos projetivos aplicados à clínica e saúde, reúne pesquisas de especialistas nacionais e internacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos em diferentes contextos clínicos e de saúde mental.
Este Baralho é uma ferramenta para o terapeuta na avaliação, psicoeducação e tratamento de pacientes com Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC). Para auxiliar nesse processo, o material apresenta uma porção de sintomas comumente observados em crianças e adolescentes para que o paciente possa compreender a diversidade dos sintomas, podendo, então, identificar preocupações e comportamentos que possa ter e que nem desconfiava que fossem em função do transtorno.
O desenvolvimento físico e socioemocional passa pelas brincadeiras, atividades e exercícios físicos que as crianças aprendem desde cedo. A educação física de uma criança tem impactos importantes sobre a prática de hábitos de vida saudáveis, além de atuar na socialização das crianças e terem forte efeito sobre o bem-estar psicológico.
Este livro auxiliará pais, professores e terapeutas a guiarem as crianças para a descoberta da importância da atividade e do exercício físico, enfocando no bem-estar físico e emocional q
Notar e anotar é um guia de monitoramento para pais e filhos utilizado principalmente no processo terapêutico. Ele deve ser usado em conjunto com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), visando manter à disposição informações importantes relativas ao tratamento. Nele, os pais poderão acompanhar a rotina de seu filho identificando e anotando bons hábitos e outros que possam ser melhorados. Além do registro semanal, por meio do jogo que acompanha este guia, a família também poderá expressar as emoções, pensamentos e comportamentos.
O Manual de gênero e sexualidade na psicoterapia: fundamentos teóricos e intervenções clínicas é direcionado ao treinamento de profissionais da saúde mental para se atualizarem em aspectos clínicos relevantes sobre questões de gênero e sexualidade.
A intenção dos organizadores e autores deste livro é oferecer ferramentas conceituais em gênero e sexualidade e sugerir ferramentas para um trabalho ético, efetivo e culturalmente adequado com demandas de gênero e sexualidade.
O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida.
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