ACOLHIMENTO: LUTO E PERDAS - 100 CARDS PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DOS MOMENTOS DIFÍCEIS
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SINOPSE
Lidar com uma perda pode ser difícil e, às vezes, precisamos de ajuda. As emoções e reações decorrentes do luto podem acontecer após o falecimento de uma pessoa querida, mas também após outras perdas ou grandes mudanças em nossa vida. Nestes cards você encontrará dicas, pensamentos e estratégias que auxiliarão nesse processo.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino da Terra: o jeito persistente e disciplinado, a característica descrita é a Conscienciosidade, em que os personagens desenvolvem o controle cognitivo e comportamental.
A distorção cognitiva personalização faz com que acreditemos que o comportamento dos outros se deve a algo que fizemos e, em geral, nos faz sentir temerosos ou culpados. A história apresenta o Culpalien que, ao se aproximar de Sandra e Giovana, influencia a maneira como as meninas percebem os acontecimentos. O tema de fundo da narrativa reflete sobre autoestima e autoeficácia. Podem ser identificadas crenças centrais subjacentes que envolvem a ideia de inferioridade, inadequação e incapacidade, trazendo ainda a temática de fracasso e defectividade.
Este material é um almanaque de atividades lúdicas para serem feitas nele mesmo, com o objetivo de trabalhar e treinar as 10 habilidades para a vida definidas pela Organização Mundial da Saúde, são elas: autoconhecimento, manejo de emoções, manejo de estresse, empatia, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, resolução de problemas, tomada de decisão e comunicação eficaz. Este almanaque foi desenvolvido para ser um complemento à Coleção Habilidades para a Vida, a fim de possibilitar que as crianças pratiquem, por meio das atividades lúdicas, as habilidades que foram psicoeducadas nos livrinhos da coleção.
Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. Ele foi desenvolvido por duas profissionais da área da saúde, nutrição e psicologia, e oferece informações e orientações para crianças e adultos.
O livro, Terapia cognitiva de reestruturação cognitiva – infância/adolescência, da coleção Atualizações em Terapias Cognitivo- Comportamentais, tem o objetivo de esclarecer conceitos básicos da Terapia Cognitiva de Reestruturação Cognitiva para crianças e adolescentes, além de abordar temas atuais e que têm se destacado entre as evidências de estudos científicos.
O livro conta com capítulos teóricos e práticos, escritos por psicólogos clínicos e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, para fornecer um conhecimento inovador e com dicas práticas.
Oferece estimativas do funcionamento cognitivo geral e das habilidades do indivíduo em cinco áreas específicas: Raciocínio Abstrato, Verbal, Espacial, Numérico e Mecânico. Auxilia os psicólogos a tomarem decisões sustentadas na avaliação das aptidões e raciocínio geral, tais como: orientação profissional, avaliação das dificuldades de aprendizagem e seleção de pessoal. A BPR-5 foi padronizada para a população brasileira, sendo a Forma A para pessoas com escolaridade de 6ª à 8ª séries do ensino fundamental e Forma B para pessoas com ensino médio e superior. OBS: Para a correção das pessoas com nível superior, utilizar a última tabela do Ensino Médio.
Nesta inusitada história, o que fazer em um dia chuvoso é o desafio da Eduarda! Longe dos seus colegas, por estar de férias, se sente sozinha e, por não poder brincar com o que gosta, ela se sente frustrada. Mas é com a ajuda de Gisela e de seu pai que ela aprende a lidar com o tédio e, para se distrair, aprende também a usar sua imaginação.
Diariamente, as crianças são expostas a situações que as colocam em contato com suas emoções. Por ainda estarem desenvolvendo o conhecimento emocional e aprendendo a manejar os estados emocionais e seus comportamentos, é necessário lançar mão de materiais que as apoiem nesse processo.
Escrito em uma linguagem clara, de leitura agradável, este livro prende a atenção do leitor pela importância do tema e pelo ângulo inusitado com que a autora aborda situações clínicas. Ela chama a atenção para a necessidade de que valorizemos os nossos vínculos, quer no terreno pessoal, quer no profissional para formar alianças terapêuticas verdadeiras e efetivas com os pacientes. O tema vínculos ganha espaço e reconhecimento na construção, na preservação e/ou na recuperação da saúde mental. Direcionado aos profissionais, psicólogos ou médicos, que valorizam os vínculos em diferentes abordagens terapêuticas, pois é neles que se baseia a construção de personalidades e dos recursos, saudáveis ou não, que cada um de nós utiliza.
Estes cards são uma ferramenta para compreender o papel da espiritualidade na vida, na família, no trabalho. Eles apresentam informações com as quais as pessoas poderão se familiarizar e, de alguma forma, desmistificar certas distorções a respeito de algo tão natural e necessário para o enfrentamento das dificuldades.
Este livro tece uma reflexão sobre a Teoria Social Cognitiva, desenvolvida por Albert Bandura que, há mais de meio século, tem sua produção no conhecimento sobre o ser humano e seu desenvolvimento psicossocial. Nesse sentido, empreende um primeiro movimento de aproximação reflexiva com cada autor, capítulo a capítulo, acerca dos princípios da TSC nos contextos da saúde, escola e trabalho. A presente obra é composta por nove capítulos que abordam o consumo de drogas/crack, a violência contra o idoso, o tratamento da obesidade e do comprar compulsivo nos cinco primeiros capítulos. Em sequência, aborda o contexto escolar/acadêmico e se encerra com um capítulo sobre o contexto laboral.
Todos nós passamos por consultas de rotina para fazermos exames periódicos, isto é, para vermos se está tudo bem conosco. Isto é um comportamento preventivo importante. Mas, às vezes, podemos apresentar um problema que necessita um exame mais detalhado ou mesmo fazer uma cirurgia e isto pode provocar muito medo e ansiedade.
Vou ser operado! é um recurso para auxiliar pais, crianças e terapeutas para lidar de forma lúdica com esta situação.
Crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhados a um psicopedagogo sem que compreendam as razões para isso. Este livro explica, por meio de linguagem simples, objetiva e lúdica, as atribuições e competências desse profissional, bem como a necessidade da colaboração e da participação ativa do aprendente durante os atendimentos. Tem por objetivo fortalecer e potencializar o processo de aprendizagem junto à escola e à família durante o percurso.
Quais os maiores desafios e conquistas da maturidade? Este conjunto de cards convida você a refletir sobre as experiências dessa fase da vida!
Um despertar para novos olhares, perspectivas e objetivos. Um exercício para o autoconhecimento em que o processo de envelhecimento é visto como algo natural e um tempo valioso para colheita. Pode ser utilizado individualmente, com a família, amigos ou em grupos por terapeutas e profissionais que atuam com o público sênior. Uma ferramenta para orientar, fortalecer e valorizar essa fase da vida.
A perda repentina do seio materno pode provocar um trauma emocional na criança, já que a amamentação, além de ser uma fonte de nutrição, também é fonte de segurança e conforto. Quando o desmame gentil acontece, o processo contribui não somente para uma criança menos ansiosa, como também para uma mãe menos ansiosa e mais aberta aos novos estágios de vida dos filhos. Assim, este livro apresenta a história de Maitê e sua família, que, juntos, passam por essa fase de grandes mudanças de forma positiva, tranquila e assertiva.
A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas; auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.
Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.
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