A biblioteca de Nina: incentivando a leitura para as crianças
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SINOPSE
Assim como Nina, todas as crianças podem aprender a gostar de ler e merecem ter a própria biblioteca recheada de livros. Para isso, precisam encarar o desafio de entrar no mundo da leitura por si mesmas, descobrindo o quanto os livros nos ensinam e nos divertem.
Desenvolver o hábito da leitura auxilia a criança em inúmeros sentidos, pois a leitura é ampla em seus benefícios. Ler estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a aprendizagem na criança. Além disso, melhora sua interação com o mundo e serve como recurso terapêutico de superação, autoconhecimento e visão de futuro por meio da interpretação das histórias.
Esta obra apresenta as alterações de humor comum a todas as pessoas quando diversas situações acontecem no dia a dia. A partir da personagem Birutinha, idêntica a uma biruta, é ensinado ao leitor como identificar e reconhecer o seu humor.
Crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhados a um psicopedagogo sem que compreendam as razões para isso. Este livro explica, por meio de linguagem simples, objetiva e lúdica, as atribuições e competências desse profissional, bem como a necessidade da colaboração e da participação ativa do aprendente durante os atendimentos. Tem por objetivo fortalecer e potencializar o processo de aprendizagem junto à escola e à família durante o percurso.
Quando não conseguimos resolver nossos problemas eles podem se tornar fontes de estresse e acarretar no aumento do sofrimento e gravidade da situação. Com as crianças não é diferente, pois elas também passam por problemas de difícil solução. As habilidades de tomada de decisão são complementos na resolução de problemas, auxiliando a criança a lidar construtivamente diante das decisões na sua vida.
O Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) se caracteriza pela dificuldade que uma pessoa enfrenta na recuperação após um evento que envolva perigo iminente à vida: seja vivenciando-o, testemunhando-o ou tomando conhecimento de que ocorreu com algum membro da família ou amigo próximo. Estes cards irão ajudar você a conhecer melhor este transtorno, a identificar se possui algum indício de TEPT, encorajando-o na busca de ajuda especializada.
Partindo do entendimento de que para o aprimoramento das competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC), devido às suas especificidades, é importante utilizar estratégias educativas específicas, incluindo atividades ativas e formativas, foi criado o Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais. Recurso criado para ajudar você a superar os desafios complexos do treinamento e supervisão de terapeutas.
Este diário é um espaço para expressão e reflexão sobre a relação parental, um estímulo para a construção de vínculos entre a criança e a família, reafirmando o papel de "pai" e "mãe". É um facilitador na expressão das emoções, pensamentos e na ativação de novos comportamentos. A partir da produção do diário, os pais podem refletir sobre seu papel e repensar em novos padrões comportamentais.
Também podem levar suas percepções e produções para o settting terapêutico, onde o psicólogo clínico pode ajudá-lo a construir e a ressignificar novas formas de comunicação, desenvolvendo habilidades comportamentais e cognitivas em busca de relações parentais mais saudáveis.
A leitura mental é uma distorção cognitiva muito frequente. É muito comum pensarmos que sabemos o que os outros estão pensando. Às vezes, até estamos certos, mas o problema é que não temos como ter certeza e passamos a agir como se o que acreditamos fosse verdade. Nesta história, quando o Adivinhalien ganhou força, Bruna começou a pensar que a mãe sabia sobre um segredo que estava guardando e Tainá pensou que Bruna não era mais amiga dela. Uma grande confusão causada pelo alien. A história é sobre segredos, amizade e o peso de uma omissão, pano no fundo para que o Adivinhalien ganhe força.
Esse livro apresenta a técnica economia de fichas para que pais, professores e psicólogos possam colocá-la em prática, visto que, de uns tempos para cá, acabou sendo banalizada e definida como fria e pouco humanizada. Longe de esgotar as possibilidades e estudos sobre a temática, este livro tem um caráter prático, com linguagem acessível a todos os públicos. Ainda que a leitura seja agradável e adequada para pais e professores, a avaliação de um profissional da saúde mental, antes de implementar a técnica, é importante, pois um dos fatores que garantem sucesso é aplicá-la diante de uma necessidade real, principalmente no ambiente familiar.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino da Água: o jeito imaginativo e criativo, a característica descrita é a Abertura a Experiências, em que os personagens desenvolvem a imaginação e a criatividade.
O livro Suicídio — um problema de todos: Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção traz no título sua questão principal, ao afirmar que o suicídio atinge a todos nós com diversas intensidades e não é problema só daqueles com ideação e tentativa de suicídio e de familiares e amigos enlutados. É uma preocupação fundamental a de aumentar a conscientização pública sobre o tema. Além de expor suas ideias, a autora procura analisar as campanhas atuais para a prevenção e posvenção do suicídio como perspectivas para informar e esclarecer a população diretamente afetada e àqueles que se aproximam do tema pela sua abrangência.
Situações de avaliação acadêmica ou escolar tendem a gerar ansiedade. Nesse contexto, saber lidar com esse estressor típico é importante para desfechos em saúde física e mental e, consequentemente, para o desempenho acadêmico do estudante. Procurando colaborar para alterar quadros de ansiedade, Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo propõem o Baralho para ansiedade de provas. O material propõe estratégias que auxiliam na promoção de comportamentos mais adaptativos para o contexto de provas. É um recurso útil e lúdico, empiricamente embasado, para estudantes e profissionais da área clínica e educacional.
Este livro representa um compêndio de práticas de yoga, meditação e mindfulness que irão auxiliar terapeutas e seus pacientes no exercício dessas práticas. Além de incluir uma introdução ao assunto na qual faz uma breve revisão sobre essas práticas nas suas origens orientais, apresenta também um conjunto de exercícios para serem realizados, seja pelos terapeutas, seja pelos pacientes, descrita de forma minuciosa para facilitar a sua prática.
Este livro é um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas do adulto e do envelhecimento de acordo com as diretrizes do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) e da Classificação internacional de doenças (CID-11). O conhecimento sobre psicopatologias é fundamental para a realização de um diagnóstico adequado e, consequentemente, para a elaboração de um plano terapêutico eficaz. A necessidade de uma anamnese completa por meio de entrevistas iniciais que visem coletar dados da história atual e pregressa do paciente, assim como a realização de um exame das funções mentais detalhado, é imprescindível para a realização de um bom diagnóstico.
Este recurso tem o objetivo de facilitar a conexão com o adolescente, auxiliando na comunicação com uma linguagem acessível e de forma que o jovem seja convidado a dar sua versão sobre diferentes tópicos sem ser julgado ou cobrado. O material foi desenvolvido para ser uma ferramenta terapêutica para o atendimento especializado a essa faixa etária.
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este segundo volume, “Métodos projetivos aplicados aos contextos jurídico e social”, reúne pesquisas de diversos especialistas nacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos nos contextos jurídico e social. Esses instrumentos contribuem para decisões judiciais mais embasadas e para a formulação de estratégias de assistência e encaminhamento dos indivíduos avaliados.
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