A obra dispõe de técnicas adaptadas que buscam compreender as características e o contexto dos adolescentes, isto é, levam em conta o desenvolvimento emocional e cognitivo e o ambiente cotidiano desta faixa etária: a maioria frequenta o ambiente escolar, residem com familiares e são dependentes deles. Assim, o material abrange, também, habilidades que podem ser trabalhadas em conjunto com os familiares.
Escrito visando o uso clínico, nas mais diversas configurações, com adolescentes que enfrentam uma ampla gama de dificuldades emocionais e comportamentais. O livro apresenta 10 capítulos, que se dividem em duas partes, sobre a realização de treinamento de habilidades com adolescentes e seus cuidadores.
A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.