Avaliação e intervenção na clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental: a prática ilustrada
R$ 168,00
R$ 151,20
Economize 10%
SINOPSE
O livro Avaliação e intervenção na clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental: a prática ilustrada, nascido da prática clínica e divulgação científica da TCC de seus organizadores em Sergipe e por todo o Brasil, busca instrumentalizar o terapeuta cognitivo-comportamental à prática clínica atualizada e efetiva. Com rigor e criatividade, teoria e prática encontram-se nesta obra através de relatos de atendimento que aparecem como um passo a passo, de maneira que o leitor possa ter fácil acesso a diferentes formas de manejo clínico embasadas na TCC. Uma avaliação precisa e uma transição coesa desta para uma intervenção eficaz é o que garante a boa prática clínica, e, assim, melhores resultados no processo terapêutico.
Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.
A coleção de livros As aventuras de Luc e Lara pelo mundo das profissões tem como objetivo estimular o desenvolvimento vocacional de crianças com idade entre 5 e 11 anos, além de proporcionar, de forma lúdica, informações sobre o mundo profissional. A coleção é composta por seis livros que retratam as aventuras vividas pelos irmãos Luc e Lara ao serem apresentados a diversos profissionais, suas atividades, objetos e rotinas, além de explorar os diferentes ambientes onde eles trabalham. Após o texto, são propostas atividades lúdicas, visando facilitar a compreensão e assimilação das informações veiculadas.
Esta história ilustra a distorção cognitiva catastrofização. Quando fazemos essa distorção, pensamos que algo muito ruim acontecerá e que não teremos recursos para lidar com isso. Este livro traz o Exageradalien, que perturba o personagem Bruno que precisará ir a um acampamento, mas não quer ir por acreditar que passará vergonha devido à dependência que tem da mãe para realizar atividades cotidianas. Temas importantes, como aquisição de autonomia, autoeficácia, autoconfiança são apresentados neste volume, que faz parte da Coleção Cerebrus Pifadus.
Oferece estimativas do funcionamento cognitivo geral e das habilidades do indivíduo em cinco áreas específicas: Raciocínio Abstrato, Verbal, Espacial, Numérico e Mecânico. Auxilia os psicólogos a tomarem decisões sustentadas na avaliação das aptidões e raciocínio geral, tais como: orientação profissional, avaliação das dificuldades de aprendizagem e seleção de pessoal. A BPR-5 foi padronizada para a população brasileira, sendo a Forma A para pessoas com escolaridade de 6ª à 8ª séries do ensino fundamental e Forma B para pessoas com ensino médio e superior. OBS: Para a correção das pessoas com nível superior, utilizar a última tabela do Ensino Médio.
O desfralde é um dos momentos mais significativos e esperados do desenvolvimento infantil. Ele mostra que a criança conquistou certo nível de independência e maturidade, representando também a prova definitiva de que ela não é mais um bebê. Justamente por isso, alguns pais ficam ansiosos para que a criança seja logo promovida à calcinha ou à cueca. O que, mesmo sem querer, pode acelerar o processo e atropelar o tempo dos pequenos. Neste livro, acompanhamos a jornada para o desfralde e o papel de toda a família nesse processo, de maneira lúdica, tranquila e eficiente.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
A Matriz de Habilidades e Interesses Profissionais é uma ferramenta que permite articular e visualizar os níveis de competência e motivação percebidos em um conjunto de 72 habilidades de trabalho. Ela ajuda a esclarecer e priorizar preferências por habilidades e áreas ocupacionais, identificar competências estratégicas para o sucesso na carreira, além de definir metas de treinamento, desenvolvimento e educação de competências profissionais.
A ansiedade de separação é um dos transtornos emocionais mais comuns na infância, e este livro tem como objetivo ajudar as crianças que enfrentam esse desafio a compreender e lidar melhor com esse medo. A história transmite a mensagem acolhedora de que elas não estarão sozinhas e mostra caminhos para superarem seus receios.
O objetivo desta obra é reunir e apresentar as técnicas desenvolvidas criativamente pelos profissionais que têm utilizado o Baralho da Sexualidade em sua prática profissional, nos mais diversos contextos. Dessa forma, o livro não apenas divulga as boas ideias e amplia sua implementação, mas propicia um compêndio de possibilidades de utilização dessa ferramenta.
Este livro tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre os diferentes tipos de abuso que ocorrem na sociedade. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre esse grave problema social, são abordados tópicos que caracterizam os abusos em diversos ambientes e populações mais afetadas (como crianças, mulheres e idosos). A leitura deste livro não é um tratamento, mas oferece ferramentas para diferenciar abuso e transtornos mentais, bem como possibilidades de prevenção e tratamento a vítimas que passam ou passaram por situações difíceis.
A BToM – Bateria de Teoria da Mente foi desenvolvida para avaliar as habilidades sociocognitivas de crianças e adolescentes, especialmente a capacidade de compreender os estados mentais de outras pessoas - emoções, intenções, crenças e desejos. Trata-se de uma medida essencial para compreender comportamentos sociais e dificuldades de interação, como as observadas em crianças comTranstorno do Espectro Autista (TEA).
Os seres humanos partilham as mesmas características biológicas e, por isso saúde e doenças semelhantes, e diagnósticos e tratamentos semelhantes. Há, no entanto especificidades na manifestação de doenças em função do gênero, como o caso de algumas doenças oncológicas específicas do gênero ou de outras em que a incidência nas mulheres é diferente da dos homens.