• Esgotado
    OPD-CA-2 Diagnosticos operacionalizado para a Infância e Adolêscencia

OPD-CA-2 Diagnosticos operacionalizado para a Infância e Adolêscencia

R$ 180,00
Quantidade
Esgotado

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

Descrição:

Este é o manual do OPD-CA-2, o sistema de diagnóstico multiaxial para terapeutas e psiquiatras de orientação psicodinâmica, agora para crianças e adolescentes Após o sucesso do Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado para Adultos (OPD-2), esse sistema multiaxial de diagnóstico e classificação baseado em princípios psicodinâmicos foi adaptado para crianças e adolescentes, combinando perspectivas psicodinâmica, de desenvolvimento e da clínica psiquiátrica.

 

Sumário:

1 Introdução
2 Idades e conceitos de desenvolvimento
2.1 Fundamentos teóricos do conceito de desenvolvimento no OPD-CA-2
2.2 Os grupos etários
3 A importância do contexto de desenvolvimento
3.1 Família 
3.2 Jardim de infância e escola
3.3 O brincar e o lazer.
3.4 Pares, amizades e parceiros românticos
3.5 Corpo, conceito do corpo, doença e papel de gênero
3.6 Redes sociais, cultura e migração
4 Experiência passada e descobertas empíricas relacionadas ao OPD-CA
4.1 Eixo das relações interpessoais 
4.2 Eixo do conflito
4.3 Eixo da estrutura 
4.4 Eixo de pré-requisitos para o tratamento
4.5 Conclusão
5 Concepção teórica dos eixos
5.1 Relações interpessoais
5.2 Conflito
5.3 Estrutura
5.4 Eixo de pré-requisitos para o tratamento
6 Avaliação diagnóstica e a entrevista do OPD-CA-2
6.1 Avaliação diagnóstica 
6.2 A entrevista do OPD-CA-2
Parte 2: Manualização dos eixos
7 Primeiro eixo: Relações interpessoais
7.1 Modelo circumplexo do OPD-CA-2 
7.2 Operacionalização
7.3 Nível de avaliação A: díades
7.4 Nível de avaliação B: a ressonância interna do examinador
7.5 Nível de avaliação C: círculo autorreferencial 
7.6 Informações específicas para a avaliação diagnóstica
8 Segundo eixo: Conflito
8.1 Proximidade versus distância
8.2 Submissão versus controle
8.3 Cuidar de si versus ser cuidado
8.4 Conflito de autoestima
8.5 Conflito de culpa
8.6 Conflito edípico
8.7 Conflito de identidade
8.8 Informações para a avaliação diagnóstica 

Autores

Comitê diretor da Força-tarefa do OPD-CA-2 Franz Resch, Georg Romer, Klaus Schmeck e Inge Seiffge-Krenke
_______________________________________________________________
Prof. Dr. Franz Resch é um renomado psiquiatra alemão.
Ele é conhecido por suas contribuições na área de psicopatologia e diagnóstico psiquiátrico, com um foco especial no desenvolvimento de instrumentos de avaliação e metodologias de diagnóstico.

Franz Resch

Médico psiquiatra e professor austríaco conhecido por suas contribuições no campo da psiquiatria infantil e adolescente. Ele é especializado em transtornos psiquiátricos na infância e adolescência, com um foco particular em transtornos do espectro autista.

Georg Romer

Pesquisador e profissional na área de psicologia, com foco em psicologia clínica. Ele contribuiu para estudos e pesquisas relacionados ao desenvolvimento infantil e psicopatologia. Sua especialização pode incluir questões relacionadas à saúde mental em crianças e adolescentes.

Klaus Schmeck

Conhecido por suas contribuições na área de psicologia educacional e ambiental. Ele pode ter trabalhado em temas relacionados ao desenvolvimento cognitivo, aprendizado e motivação, especialmente no contexto educacional.

Inge Seiffge-Krenke

Psicóloga alemã conhecida por seu trabalho em psicologia do desenvolvimento e psicologia clínica, com foco particular em questões relacionadas à adolescência, desenvolvimento emocional e psicopatologia nessa faixa etária.

OPD-CA-2

Apresentamos o OPD-CA-2, o manual essencial para terapeutas e psiquiatras de orientação psicodinâmica que atuam com crianças e adolescentes. Após o grande sucesso do Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado para Adultos (OPD-2), desenvolvemos essa versão adaptada, especificamente voltada para a avaliação infantil e juvenil.

O OPD-CA-2 é um sistema de diagnóstico multiaxial que combina as perspectivas psicodinâmica, de desenvolvimento e clínica psiquiátrica. Baseado em quatro eixos alinhados com a nova abordagem dimensional do DSM-5, aborda as seguintes áreas: relações interpessoais, conflitos, estrutura e pré-requisitos para o tratamento.

Por meio de uma entrevista inicial e avaliação dos eixos mencionados, os profissionais podem obter uma compreensão abrangente da psicodinâmica do paciente. O manual oferece listas de verificação e formulários de avaliação fáceis de usar, facilitando o processo diagnóstico.

Recebemos recomendações de renomados especialistas na área, como o Prof. Otto F. Kernberg e o Prof. Dr. Hans Steiner, que destacam a clareza e abrangência diagnóstica do OPD-CA-2. Este livro é uma ferramenta essencial para a prática clínica, oferecendo uma abordagem empiricamente baseada e clinicamente testada para o diagnóstico e indicações de tratamento na psicopatologia infantojuvenil.

 

 

16 outros produtos na mesma categoria:

Banho, pra que te quero?
  • -15%

Banho, pra que te quero?

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Tomar banho nem sempre é uma tarefa agradável, ainda mais quando temos tantas coisas mais interessantes para fazer. No entanto, nesta história descobrimos a importância do banho e experimentamos como podemos fazer desse momento uma tarefa mais divertida!

Psicologia Positiva: Dos Conceitos À Aplicação

Psicologia Positiva: Dos Conceitos À Aplicação

R$ 220,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

Psicologia Positiva: dos conceitos à aplicação convida o leitor a se aprofundar no movimento científico que evidencia o estudo dos aspectos saudáveis do ser humano, sedimentando seus conhecimentos em Psicologia Positiva. Com muito orgulho podemos dizer que reunimos nesta obra os mais expressivos nomes da Psicologia Positiva de nosso país, a partir de qual tanto o profissional quanto o estudante de Psicologia poderão encontrar respaldo para suas pesquisas e práticas.

Bianca aprende a emprestar
  • -15%

Bianca aprende a emprestar

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Este livro auxilia pais, professores e psicólogos a enfrentarem um problema comum na infância: a dificuldade de as crianças emprestarem seus brinquedos. A história de Bianca traz ferramentas úteis nesse sentido, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais envolvidas no ato de emprestar. A obra também oferece anexos com atividades lúdicas e didáticas, de modo a facilitar a aprendizagem do ato de emprestar na infância.

A clínica das emoções: teoria e prática da terapia focada nas emoções

A clínica das emoções: teoria e prática da terapia focada nas emoções

R$ 176,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Escrito por Marco Aurélio Mendes, primeiro trainer latino-americano pela International Society for Emotion Focused Therapy, e por Leslie Greenberg, criador da terapia focada nas emoções (TFE), este livro apresenta a teoria e a prática contemporânea da abordagem, resumindo décadas de pesquisas em processos de mudança.


"Mais do que aprender um novo modelo de psicoterapia, o que a TFE fez comigo foi mudar a mim mesmo como pessoa."

Marco Aurélio Mendes

Trainer, supervisor certificado e terapeuta certificado reconhecido pela International Society for Emotion Focused Therapy (isEFT)

Aplicando a terapia comportamental dialética: um guia prático - DBT

Aplicando a terapia comportamental dialética: um guia prático - DBT

R$ 165,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Tratar o comportamento suicida e o sem intencionalidade suicida pode ser a primeira resposta que vem à mente. Tratar o Transtorno da Personalidade Borderline, também. Não estaria errado pensar isso, visto que boa parte da pesquisa histórica na DBT se concentra nesses comportamentos e nessa psicopatologia. Mas o objetivo da DBT não é esse. A DBT tem um objetivo maior do que manter pessoas vivas: ajudar pessoas a construírem vidas valiosas, vidas que se justifiquem viver

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCÊ PODE ESTUDAR HOJE

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE VOCÊ PODE ESTUDAR HOJE

R$ 80,00
Disponibilidade: 5 Em Estoque

Descrição:

Escrito por três especialistas em psicologia, é destinado a estudantes universitários que têm dificuldade em lidar com a procrastinação.
Baseado na terapia de aceitação e compromisso (ACT), o livro oferece uma abordagem inovadora e concreta para ajudar os alunos a se concentrarem no presente e tomarem atitudes para alcançar seus objetivos de estudo e sucesso acadêmico.

Baralho da ansiedade

Baralho da ansiedade

R$ 213,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

SINOPSE

A ansiedade é uma reação natural do ser humano, tem um importante papel biológico, pois funciona como um sistema de alarme sempre que percebemos perigo ou uma ameaça iminente. Quando isto ocorre temos uma resposta de luta-fuga, em que, ao interpretar um perigo, é liberada adrenalina entre outros hormônios responsáveis por aumentar nossa capacidade de reagir. A partir disso, pode-se sentir reações emocionais de ansiedade, como tontura, batimento cardíaco acelerado, dificuldade respiratória, mãos suadas ou com tremores. A resposta de luta-fuga acontece instantaneamente.

A ARTE DE OUVIR O ADOLESCENTE: CARDS PARA SE CONECTAR COM O ADOLESCENTE COM BASE NA PSICOLOGIA POSITIVA

A ARTE DE OUVIR O ADOLESCENTE: CARDS PARA SE CONECTAR COM O ADOLESCENTE COM BASE NA PSICOLOGIA...

R$ 55,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Este recurso tem o objetivo de facilitar a conexão com o adolescente, auxiliando na comunicação com uma linguagem acessível e de forma que o jovem seja convidado a dar sua versão sobre diferentes tópicos sem ser julgado ou cobrado. O material foi desenvolvido para ser uma ferramenta terapêutica para o atendimento especializado a essa faixa etária.

Por que vou ao Psicopedagogo?
  • -15%

Por que vou ao Psicopedagogo?

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhados a um psicopedagogo sem que compreendam as razões para isso. Este livro explica, por meio de linguagem simples, objetiva e lúdica, as atribuições e competências desse profissional, bem como a necessidade da colaboração e da participação ativa do aprendente durante os atendimentos. Tem por objetivo fortalecer e potencializar o processo de aprendizagem junto à escola e à família durante o percurso.

Curso de Avaliação Psicológica infantil
  • Esgotado

Curso de Avaliação Psicológica infantil

R$ 250,00
Disponibilidade: Esgotado

A realização da avaliação psicológica é indispensável em várias áreas de atuação do psicólogo, a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias 

FORMAÇÃO E SUPERVISÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLOGICA

FORMAÇÃO E SUPERVISÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLOGICA

R$ 150,00
Disponibilidade: 5 Em Estoque

Sinopse: A avaliação psicológica (AP) é uma prática fundamental na psicologia, pois exige formação sólida e supervisão qualificada para garantir a ética, a precisão e a aplicabilidade dos instrumentos utilizados. Este livro reúne 21 capítulos que abordam, de forma teórica e prática, os principais desafios e inovações na formação e supervisão nessa área, contemplando desde fundamentos metodológicos até estudos de caso reais. Escrita por especialistas reconhecidos, a obra discute temas essenciais da formação em AP, incluindo o desenvolvimento de competências técnicas e éticas, o aperfeiçoamento do raciocínio clínico, a escolha e a aplicação de instrumentos avaliativos, além dos desafios e responsabilidades da supervisão

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.