Este livro foi criado com o intuito de ajudar estudantes e profissionais da área da saúde, a aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos da avaliação neuropsicológica, para que possam realizar um diagnóstico diferencial desta etapa do ciclo vital.
Este livro esclarece o que é dependência química e orienta sobre diversos aspectos relacionados a essa condição, como: tipos de substâncias psicoativas e seus efeitos agudos e crônicos; sintomas de abstinência; intervenções farmacológicas e psicoterápicas; internação; importância da rede familiar para a efetividade do tratamento; suporte oferecido por grupos terapêuticos, clínicas de internação e comunidades terapêuticas; entre outras questões importantes envolvendo o tratamento. Obra essencial e acessível para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde que desejem direcionar seu trabalho a essa especialidade clínica.
A teoria da ativação comportamental indica que muito do comportamento humano clinicamente relevante está relacionado ao reforço positivo e que, quando tal reforço é reduzido, perdido ou cronicamente baixo, o resultado é a depressão. A ativação comportamental incentiva os clientes a adquirirem e desenvolverem as habilidades que lhes permitem estabelecer e manter contato com fontes diversas e estáveis de reforço positivo. Isso produz uma vida com significado, valor e propósito.
Crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhados a um psicopedagogo sem que compreendam as razões para isso. Este livro explica, por meio de linguagem simples, objetiva e lúdica, as atribuições e competências desse profissional, bem como a necessidade da colaboração e da participação ativa do aprendente durante os atendimentos. Tem por objetivo fortalecer e potencializar o processo de aprendizagem junto à escola e à família durante o percurso.
Esta 2ª edição, revista e atualizada, apresenta um passo a passo para o atendimento de pacientes do espectro aditivo/compulsivo. Desenvolvido e organizado por Renata Brasil Araujo, experiente terapeuta cognitiva e pesquisadora no campo dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, este livro reúne um protocolo de avaliação e as abordagens terapêuticas mais utilizadas no tratamento dessa clientela:
O transtorno de oposição desafiante (TOD) tem grande importância e merece a atenção dos profissionais da saúde por gerar inúmeros impactos tanto na vida escolar como nas interações sociais. As principais comorbidades associadas ao TOD são transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtorno de descontrole de impulsos e transtorno por uso de substâncias, além das dificuldades na interação social e, às vezes, no desempenho escolar. Na terapia cognitivo-comportamental para o TOD, é necessário trabalhar o treinamento cognitivo em autoinstrução, automonitoramento dos sintomas e estratégias de resolução de problemas.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Este livro conta a história de Júlia, uma menina que queria ser bicho. O que acontece com ela? Como sua mãe lidou com essa situação? Quais sentimentos e emoções vividos pela menina? Nesta encantadora história, você descobrirá o porquê de gente ser gente e bicho ser bicho.
O livro André reprovou, e agora? apresenta questões úteis para pais, professores e psicólogos ajudarem crianças que precisam lidar com a reprovação escolar. Voltada para crianças de 4 a 10 anos, a obra conta a história de André, uma criança que não conseguia acompanhar o conteúdo dado na escola porque estava em uma série avançada para a sua idade cronológica e emocional. Além da história, o livro oferece um campo de notas aos pais e exercícios para as crianças refletirem sobre o processo de reprovação escolar, funcionando como um ótimo recurso terapêutico.
Ao assumir a responsabilidade pelo cuidado de uma planta, Mikaela percebe que, assim como as pessoas, cada uma tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras, menos. Algumas gostam de ficar expostas diretamente ao sol, outras não. Além de adquirir responsabilidade e aprender sobre respeito às diferenças, ter uma plantinha motiva a criança a exercitar disciplina e paciência, a ter foco e atenção, e proporciona diferentes experiências sensoriais.
Este livro tem como objetivo apresentar informações e orientações pautadas na literatura científica acerca do transtorno bipolar (TB), a fim de desmitificar tabus e mitos. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o TB, incluindo pacientes e sua rede de apoio, esta obra explora o que se sabe sobre as causas do transtorno, suas características, seus subtipos, os sintomas apresentados, os impactos no sistema nervoso central e os tratamentos mais indicados.
Este é um guia para o terapeuta que traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e tratamento na abordagem cognitivo-comportamental para os principais transtornos encontrados na prática clínica com crianças e adolescentes.
Os 55 capítulos apresentam, além das técnicas e orientações, sugestões de leitura e materiais complementares para o terapeuta, além de muitos dos recursos disponíveis como anexos para download.
Psicólogos e clínicos que trabalham com crianças e adolescentes.
A terapia do bem-estar enfatiza a auto-observação por meio de um diário estruturado, juntamente com a interação entre paciente e terapeuta, em que o profissional solicita a realização de atividades como tarefas de casa, chamada de autoterapia. O Meu diário de bem-estar visa a auxiliar os pacientes na construção do bem-estar, no monitoramento desses períodos, na identificação mais acurada dos pensamentos automáticos negativos e das situações que rompem o bem-estar prematuramente.
O transtorno alimentar restritivo/evitativo (TARE) é mais comum na infância, mas muitos adolescentes e adultos não conseguem desenvolver uma relação saudável com os alimentos e o TARE pode se estender ao longo dos anos, de maneira crônica, sendo "normalizado" pelos indivíduos ao criarem estratégias de adaptação ou mesmo por falta de conhecimento. Esses pacientes compõem um grupo bastante heterogêneo, com características de curso do transtorno diferentes, o que muitas vezes dificulta ainda mais os indivíduos acometidos a se perceberem com o transtorno e deixa alguns psicólogos com dificuldades em estabelecer um plano de tratamento linear e adequado.
Programas de educação para aposentadoria apresenta e fortalece conhecimentos, métodos e técnicas sobre programas e ações de educação para aposentadoria no Brasil.