BARALHO DE HISTORIAS INSTRUMENTO PARA CONCEITUALIZAÇÃO E INTERVENÇÃO COGNITIVA
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SINOPSE
O Baralho de histórias é um material lúdico desenvolvido para auxiliar o profissional na conceitualização e na intervenção cognitiva de forma colaborativa. A experiência clínica indica que, muitas vezes, o paciente tende a se sentir confrontado e desconfortável na sessão quando o profissional faz perguntas diretas sobre seus problemas e sentimentos. Para diminuir esse desconforto, a brincadeira pode ser um recurso eficaz.
Ferramenta para ser utilizada a partir dos 5 anos, pode ser usada sem limite de idade, inclusive com idosos, visando acessar de maneira lúdica os pensamentos, emoções e comportamentos associados às dificuldades do paciente.
A terapia do bem-estar enfatiza a auto-observação por meio de um diário estruturado, juntamente com a interação entre paciente e terapeuta, em que o profissional solicita a realização de atividades como tarefas de casa, chamada de autoterapia. O Meu diário de bem-estar visa a auxiliar os pacientes na construção do bem-estar, no monitoramento desses períodos, na identificação mais acurada dos pensamentos automáticos negativos e das situações que rompem o bem-estar prematuramente.
Do mesmo autor de Hipnoterapia cognitiva: tratamento dos transtornos alimentares e controle de dietas, este livro é um manual prático para os hipnoterapeutas cognitivos facilitarem suas intervenções nos transtornos da ansiedade, controlando seus sintomas. Ele oferece diálogos e fraseologias específicas e objetivas como sugestões para aplicação durante o processo. Cada transtorno tem suas particularidades diante da potencialização oferecida pela hipnose na prática clínica, portanto devem ser tratados em separados e com técnicas adequadas para a utilização.
Com a chegada de um bebê, é normal o irmão mais velho sentir ciúme. No entanto, lidar com essa emoção pode ser difícil para alguns pais. Desenvolvida para auxiliar as famílias que estão se preparando para a chegada de um irmão mais novo, a história de Juninho aborda diversas questões presentes nesse momento e fornece algumas sugestões de atividades em família, para que o irmão mais velho desenvolva um vínculo de segurança e confiança com o recém-nascido.
Este livro tem como objetivo apresentar informações e orientações pautadas na literatura científica acerca do transtorno bipolar (TB), a fim de desmitificar tabus e mitos. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o TB, incluindo pacientes e sua rede de apoio, esta obra explora o que se sabe sobre as causas do transtorno, suas características, seus subtipos, os sintomas apresentados, os impactos no sistema nervoso central e os tratamentos mais indicados.
Ela era tão bonita, tão inteligente, tão bondosa, tão habilidosa... será que ela era perfeita? Mas então, como foi que de repente ela se viu completamente excluída? Descubra o que aconteceu e como ela conseguiu sair dessa enrascada, que mais parecia uma terrível feitiçaria!
Perfeita... SQN! é uma fábula real sobre crescer, se perceber, se gostar e se relacionar. Sobre pedir ajuda, aprender e ser mais feliz!
A Terapia Cognitivo-Comportamental tornou-se uma classe abrangente de terapias que mantém em sua premissa básica a ideia de que as cognições são determinantes do comportamento humano. Albert Ellis, o pioneiro da formalização desta modalidade de terapia, expôs publicamente, em 1958, suas reflexões sobre o nome de Terapia Racional (TR). Foi a primeira vez que um modelo de psicoterapia baseada na influência de processo cognitivos sobre emoções e comportamentos foi sugerido. Em 1962, entendendo que o fenômeno psicológico ia além do racional, acrescentou o termo emotiva, ficando, então, Terapia Racional-Emotiva (TER).
Supervisão em psicologia é uma atividade que não temos muito o costume de conceitualizar, uma vez que o termo é quase autoexplicativo e que, de uma forma ou de outra, todos sabem do que se trata. Apesar de todo profissional formado já ter passado pela experiência de ser supervisionado, existindo, portanto, um conhecimento vivencial e empírico, a realidade dentro do contexto profissional não é tão simples assim.
É possível encontrar diversos conceitos e modelos de supervisão em psicologia, sendo que a primeira e mais básica distinção entre eles é que a supervisão pode ser administrativa (também chamada de gerencial) ou profissional / clínica.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
O livro André reprovou, e agora? apresenta questões úteis para pais, professores e psicólogos ajudarem crianças que precisam lidar com a reprovação escolar. Voltada para crianças de 4 a 10 anos, a obra conta a história de André, uma criança que não conseguia acompanhar o conteúdo dado na escola porque estava em uma série avançada para a sua idade cronológica e emocional. Além da história, o livro oferece um campo de notas aos pais e exercícios para as crianças refletirem sobre o processo de reprovação escolar, funcionando como um ótimo recurso terapêutico.
O Baralho do TDAH é uma excelente ferramenta de psicoeducação, automonitoramento, treino para solução de problemas e reestruturação do sistema de crenças. Tem como objetivo auxiliar familiares e pacientes a compreender os sintomas e prejuízos do transtorno, desfazendo rótulos prévios que frequentemente os acompanham.
Através deste instrumento, as crianças e os adolescentes têm a possibilidade de monitorar o seu comportamento e avaliá-lo para desenvolver atitudes mais assertivas. Com isto, possibilita aos pacientes uma identificação mais adequada para soluções de problemas. Por meio dele, também é possível trabalhar a reestruturação do sistema de crenças, intervindo assim na autoestima de crianças e adolescentes.
Este livro tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre os diferentes tipos de abuso que ocorrem na sociedade. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre esse grave problema social, são abordados tópicos que caracterizam os abusos em diversos ambientes e populações mais afetadas (como crianças, mulheres e idosos). A leitura deste livro não é um tratamento, mas oferece ferramentas para diferenciar abuso e transtornos mentais, bem como possibilidades de prevenção e tratamento a vítimas que passam ou passaram por situações difíceis.
Este jogo foi desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família. Nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais.
Diariamente, as crianças são expostas a situações que as colocam em contato com suas emoções. Por ainda estarem desenvolvendo o conhecimento emocional e aprendendo a manejar os estados emocionais e seus comportamentos, é necessário lançar mão de materiais que as apoiem nesse processo.
Neste livro, Fernando Elias José e Marcelo Hugo da Rocha unem suas sólidas formações e experiências na área da psicologia aplicada para criar uma espécie de manual do melhor viver. Os autores compartilham anos de suas práticas na preparação para concursos e em técnicas motivacionais para explicitar segredos e ferramentas que otimizam a força de vontade, a alegria e os processos de aprendizagem que todos nós precisamos para alcançar nossos objetivos e viver uma vida mais feliz.
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