Neste sexto livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que o que é resiliência e praticam atividades para desenvolver a capacidade de superação após situações difíceis.
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional de competências socioemocionais e habilidades para o bem-estar presente em todos os Estados brasileiros. É autora e coautora de mais de 20 livros nas temáticas de Psicologia Positiva, Terapia Cognitiva e Educação Emocional. Professora de pós-graduação e supervisora clínica.
Este livro divide-se em quatro partes, com as técnicas mais conhecidas, de acordo com o tipo de estímulo e de tarefa solicitada: interpretação de manchas, técnicas temáticas, desenhos, técnicas de estímulos específicos, de modo a demonstrar sua riqueza como fonte de informações sobre a personalidade e as possibilidades de uso desses instrumentos.
Escrito em uma linguagem clara, de leitura agradável, este livro prende a atenção do leitor pela importância do tema e pelo ângulo inusitado com que a autora aborda situações clínicas. Ela chama a atenção para a necessidade de que valorizemos os nossos vínculos, quer no terreno pessoal, quer no profissional para formar alianças terapêuticas verdadeiras e efetivas com os pacientes. O tema vínculos ganha espaço e reconhecimento na construção, na preservação e/ou na recuperação da saúde mental. Direcionado aos profissionais, psicólogos ou médicos, que valorizam os vínculos em diferentes abordagens terapêuticas, pois é neles que se baseia a construção de personalidades e dos recursos, saudáveis ou não, que cada um de nós utiliza.
Este livro tece uma reflexão sobre a Teoria Social Cognitiva, desenvolvida por Albert Bandura que, há mais de meio século, tem sua produção no conhecimento sobre o ser humano e seu desenvolvimento psicossocial. Nesse sentido, empreende um primeiro movimento de aproximação reflexiva com cada autor, capítulo a capítulo, acerca dos princípios da TSC nos contextos da saúde, escola e trabalho. A presente obra é composta por nove capítulos que abordam o consumo de drogas/crack, a violência contra o idoso, o tratamento da obesidade e do comprar compulsivo nos cinco primeiros capítulos. Em sequência, aborda o contexto escolar/acadêmico e se encerra com um capítulo sobre o contexto laboral.
O que é empatia? Por que ela existe? De que maneira ela influencia nossos relacionamentos? A empatia é fundamental para uma socialização saudável. Apesar de nascermos com essa capacidade, podemos considerar que ela é um botão sensível à intervenção ambiental, podendo sofrer influência para mais ou para menos. Este livro convida as crianças a começarem a entender desde cedo essa nobre função em nossas vidas.
Ter crianças em casa é o desejo de muitas famílias. Embora tragam muitas alegrias, educá-las não é uma tarefa simples, representando grandes desafios aos cuidadores. Nesse contexto, surge a presente obra enaltecendo a sistematização de informações acerca das práticas e habilidades sociais educativas na interação com o comportamento de crianças e jovens.
O livro aborda de forma simples e sistematizada o passo a passo da avaliação, diagnóstico e intervenção do TEA, um transtorno do neurodesenvolvimento com impactos diretos na qualidade de vida dos indivíduos e suas famílias. Neste livro você encontrará um protocolo de avaliação completo focado nos sintomas do TEA, além de materiais exclusivos que serão de grande ajuda no processo de intervenção. O livro traz um apanhado teórico-prático sobre o tema, de interesse para profissionais de diferentes formações e também para familiares, uma vez que a melhor compreensão do tema ajuda em intervenções mais eficientes e na redução do estigma que cerca o transtorno.
Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.
Este livro reflete o trabalho de mais de 15 anos realizado pelos autores sobre ansiedade social na Espanha, Brasil, Portugal e 18 países ibero-americanos. Os resultados destes estudos serviram como base para o desenvolvimento do atual Programa de Intervenção Multidimensional para Ansiedade Social (IMAS). Único programa que combina técnicas tradicionais de terapia cognitivo-comportamental, como a reestruturação cognitiva, a exposição ou o treinamento em habilidades sociais, com processos das chamadas terapias terceira geração, como terapia de aceitação e compromisso (ACT), atenção plena (mindfulness) ou terapia comportamental dialética (DBT).
O livro do paciente é destinado principalmente às pessoas que sofrem de ansiedade social e buscam uma alternativa terapêutica que mude suas vidas de forma relevante. Nele, são trabalhadas as características clínicas do problema para que se inicie a mudança pessoal passo a passo por meio de autorregistos (58 tabelas), figuras explicativas e de monitoramento (39), exercícios (121) e tarefas que compõem o programa IMAS.
A Psicometria em Rede desponta hoje como a terceira abordagem em Psicometria, depois da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria dos Traços Latentes. Sua origem, na década de 2010, relaciona-se à aplicação da Mecânica Estatística, área da Física, nas ciências sociais e do comportamento tornados possíveis por avanços computacionais.
Cecília, em seu aniversário de 7 anos, ganhou um presente misterioso, que prometia lhe trazer muita felicidade. O que será que era? Só posso dizer que ela não desgrudou do seu presente nem por um minuto. Sua vida se transformou. Mas será que este presente estava deixando Cecília feliz de verdade? Será que a felicidade pode vir embrulhada em um pacote? Ou ela já existe e nós é que perdemos a capacidade de senti-la?
O guia apresenta intervenções baseadas em evidências, formuladas com o intuito de auxiliar no trato de problemas comportamentais em crianças, adolescentes e jovens adultos. O material apresenta estratégias e atividades (individuais e em grupo), incluindo informações teóricas e modelos de práticas relevantes de intervenção.
Em uma segunda edição inteiramente renovada, apresenta-se agora o primeiro volume da série Desenvolvimento psicológico e educação. Nele foram incluídos o período adulto e a velhice, ao mesmo tempo em que foram mantidos e aprofundados a análise conceitual introdutória e o estudo da infância e adolescência. Em sua nova edição, esta obra completamente atualizada será o texto de referência mais relevante da psicologia evolutiva no início do século XXI.
Precisamos compreender a função da alegria como uma emoção básica em nossas vidas. Onde podemos encontrá-la? Será que ela faz parte daquilo que crescemos ouvindo? Será que precisamos ser o melhor aluno, o melhor profissional, para assim ganharmos mais e consequentemente sermos felizes?
Estudos atuais mostram que felicidade e alegria, a partir de um patamar econômico que sustente as necessidades básicas da família, são coeficientes muito mais atrelados ao bem-estar de estarmos cercados de pessoas que nos fazem bem do que de nossas reservas financeiras. Este livro é uma reflexão não apenas sobre a emoção alegria, mas sobre o que se busca como meta para nossa vida e de nossos filhos.
Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.
Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.
Psicologia Positiva: dos conceitos à aplicação convida o leitor a se aprofundar no movimento científico que evidencia o estudo dos aspectos saudáveis do ser humano, sedimentando seus conhecimentos em Psicologia Positiva. Com muito orgulho podemos dizer que reunimos nesta obra os mais expressivos nomes da Psicologia Positiva de nosso país, a partir de qual tanto o profissional quanto o estudante de Psicologia poderão encontrar respaldo para suas pesquisas e práticas.
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