BASC 3 - GUIA DE DESEN. DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS E EMO
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O guia apresenta os problemas comportamentais e emocionais mais frequentes no ambiente escolar e intervenções efetivas para cada um dos casos. Cada capítulo traz um problema e seus conceitos, exemplos, diferentes maneiras de oferecer apoio na prevenção e intervenção precoce de cada situação e melhorar as habilidades comportamentais e emocionais.
Público-alvo: professores, assistentes sociais, orientadores escolares, etc.
Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática reúne textos que evidenciam a diversidade de temas e áreas de pesquisa e aplicação do campo das habilidades sociais, como o contexto escolar/educacional, o desenvolvimento humano, em clínica e saúde, no trabalho e nas organizações
O presente livro traz o conceito, didática, método e exemplos da Neuromodulação autorregulatória, que é um conjunto de técnicas que procuram fazer o indivíduo aprender a regular os padrões da sua atividade cerebral. A técnica se constitui de uma devolução em tempo real da atividade neuronal, um espelho do cérebro para que assim seja estudado o seu funcionamento.
O stress ocorre quando há a quebra da homeostase e foi o que ocorreu nesse momento da pandemia e pós pandemia, gerando diversas dificuldades de adaptação para as crianças, adolescentes, pais e educadores de um modo geral, que precisaram se adaptar as novas demandas desse momento.
A vergonha é uma emoção muito importante, que inibe comportamentos que podem atrapalhar nossa relação com outras pessoas e, quando sentida em excesso, pode nos deixar muito solitários e restritos em relação às nossas atividades. Este livro conta a história de Isabele, que sente muita vergonha em algumas situações, mas aprende a enfrentar e, aos poucos, faz uma nova amizade. Esse é um exemplo importante de um pequeno grande passo para o enfrentamento da vergonha.
Subsídios sobre o autismo. Contribuição da música para o autismo. Estes são alguns dos aspectos tratados neste livro como uma contribuição para desvendar este mundo estranho que a autora oferece neste livro dirigido aos pais, professores e profissionais de saúde, é fruto de exaustivas pesquisas realizadas em busca de tratamento para seu filho Alexandre.
As diversas situações do dia a dia nos evocam emoções tanto agradáveis como desconfortáveis. Aprender sobre as emoções e fontes geradoras de estresse e saber manejá-las é importante para o nosso desenvolvimento, autoconhecimento e construção de relacionamentos.
Somente no Brasil existem mais de um milhão de pessoas acometidas pela doença de Alzheimer, e em todo o mundo, há mais de 46 milhões. Portanto detectar este transtorno é uma medida importante para postergar sua evolução, e é imprescindível, que os profissionais da saúde estejam capacitados para atender a este público.
Dislexia de desenvolvimento ou transtorno específico de aprendizagem da leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, que não são consistentes com a idade cronológica, as oportunidades educacionais ou as habilidades intelectuais. Apesar da presença do tema em inúmeros estudos nas mais diversas áreas, o enfoque neuropsicológico interdisciplinar no Brasil não é o preponderante nas produções em forma de livro, sendo essa publicação importante para os profissionais e estudantes que gostariam de se aprofundar nas discussões acerca deste transtorno.
O livro O psicólogo na redução dos riscos de desastres: Teoria e prática, destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil, oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando ?integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.
Sentimos emoções da mesma forma que sentimos sede ou fome, portanto, não as controlamos. Entender o motivo das emoções é fundamental, e, quanto antes isso acontecer, mais fácil é a compreensão e o manejo delas. O nojo é uma emoção desagradável, serve para nos proteger de contaminações.
O termo “distúrbios motores”, citado metaforicamente no título deste livro, visa sinalizar aos leitores a existência de alterações motoras e/ou nos movimentos em diversas condições neuropsicológicas abordadas e pontuar a importância da interdisciplinaridade para pesquisa e diagnóstico, além de tratamento. Os autores debruçaram-se em ampliar o repertório sobre o conhecimento teórico e basal de doenças neuropsicológicas que têm como um dos sintomas a interferência na motricidade dos pacientes.
Quando dizemos NÃO para as combinações e tarefas, corremos o risco de receber de volta um grande NÃO para as coisas divertidas que queremos fazer. Isso acontece nesta história. João descobre que cada comportamento que temos é seguido por uma consequência lógica.
Qual a melhor herança que alguém pode deixar para um filho? Pais e professores certamente responderão que é uma boa educação. A autora deste livro concorda com esta resposta, porém tem um entendimento muito mais amplo do que é educação. Por acreditar ser possível ensinar crianças a tornarem-se adultos felizes, Miriam buscou teorias que abordassem a prevenção das doenças e transtornos psicológicos, encontrando na Psicologia Positiva e na Educação Emocional as bases para desenvolver o conteúdo que ela nos apresenta em Educação emocional positiva. Com uma linguagem acessível e exercícios simples, a autora mostra, por meio de diversos exemplos, formas práticas de educar as crianças em casa e em sala de aula para a felicidade. Leitura imprescindível para pais e educadores.
Ouvir "não" é uma experiência fundamental para o desenvolvimento humano. Mas, é frequente o relato de pais e professores em relação à dificuldade de tratar essa situação com as crianças. Na clínica, também é muito comum o aparecimento de crianças e até adultos que relatam experimentarem uma raiva excessiva e responderem de forma agressiva, quando frustrados em seus desejos. Esse comportamento inassertivo, na maioria dos casos, está relacionado a uma falta de limite na educação, desde o início da infância.
A tradução desse manual é parte de um esforço conjunto entre membros do corpo clínico do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e do Hospital McLean, afiliado à Harvard Medical School, para difundir o conhecimento sobre a técnica Bom Manejo Clínico (BMC) para pacientes portadores de Transtorno de personalidade Borderline (TPM)
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