Podemos ensinar às crianças ações que as tornem mais felizes? Seria possível aprender, desde cedo, como cultivar a saúde psicológica? Segundo os estudos da Psicologia Positiva, a resposta é sim!
Tendo o foco principal no lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem aos indivíduos e às comunidades prosperarem. Agora, imagine aliar, dentro das histórias infantis, os conhecimentos científicos sobre o funcionamento humano ótimo aos hábitos para a construção da felicidade. É isso que a Coleção Psicologia Positiva para Crianças traz.
Convido você a descobrir, junto com Vavá e Popó, os temas centrais da Psicologia Positiva de modo lúdico e divertido. Você terá acesso a informações de como construir uma vida autenticamente feliz e poderá auxiliar todos ao seu redor a fazerem o mesmo.
O Baralho do TDAH é uma excelente ferramenta de psicoeducação, automonitoramento, treino para solução de problemas e reestruturação do sistema de crenças. Tem como objetivo auxiliar familiares e pacientes a compreender os sintomas e prejuízos do transtorno, desfazendo rótulos prévios que frequentemente os acompanham.
Através deste instrumento, as crianças e os adolescentes têm a possibilidade de monitorar o seu comportamento e avaliá-lo para desenvolver atitudes mais assertivas. Com isto, possibilita aos pacientes uma identificação mais adequada para soluções de problemas. Por meio dele, também é possível trabalhar a reestruturação do sistema de crenças, intervindo assim na autoestima de crianças e adolescentes.
Escrito por três especialistas em psicologia, é destinado a estudantes universitários que têm dificuldade em lidar com a procrastinação. Baseado na terapia de aceitação e compromisso (ACT), o livro oferece uma abordagem inovadora e concreta para ajudar os alunos a se concentrarem no presente e tomarem atitudes para alcançar seus objetivos de estudo e sucesso acadêmico.
Kelvin era um menino que não brincava, ia com muita dificuldade para a escola e não tinha vontade de fazer nada. Estava com depressão e se encontrava desamparado para lidar com as emoções de tristeza, raiva e rejeição que sentia. Com a ajuda da psicóloga, o menino consegue olhar para sua vida e para os problemas familiares que enfrenta, e acaba superando o estado depressivo. Sua visão de mundo, antes cinza e apagada, passa a ser colorida, pois Kelvin adquire um olhar diferenciado, uma visão mais positiva da vida, compreendendo que pode ser feliz.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
Este livro apresenta, de forma lúdica, três sessões completas de Yoga para realizar com crianças de diferentes faixas etárias, desde pré-escolares até pré-adolescentes. O objetivo é familiarizá-las desde cedo com uma prática que traz inúmeros benefícios para a saúde física, tais como consciência corporal e equilíbrio, postura, fortalecimento muscular e flexibilidade, sem causar danos às articulações por usar como estímulo o peso do próprio corpo. Yoga é mesmo "o bicho", porque é algo incrível que vai muito além da uma prática de atividade física, pois promove também benefícios para memória e atenção concentrada e controle da ansiedade.
Utilizando a metáfora da ostra e da pérola, as autoras constroem, em linguagem acessível, direta e ao mesmo tempo sensível e cuidadosa, uma ferramenta para lidar com a prevenção do suicídio, tema tão importante de ser encarado e discutido. É um auxílio para o leitor compreender que existem muitas soluções para o gerenciamento da dor. São cinco passos para tentar mais uma vez e, assim, vencer mais um dia.
Este é um livro para o adolescente! Nele são apresentadas algumas roubadas comuns na adolescência, como o uso de drogas, que é muito discutido nesse momento da vida. De forma lúdica, explica alguns temas difíceis de entender, mas que são muito importantes, como o desenvolvimento do cérebro até a idade adulta. Aborda também algumas estratégias para lidar com situações para não cair em nenhuma roubada. Pais e professores também devem ler este livro para ficarem por dentro da adolescência!
Este baralho permite acessar temas atinentes à experiência de adoecimento grave e crônico que ameaça rotineiramente a continuidade da vida e que costuma despertar reflexões sobre a existência e a possibilidade de morrer. Possibilita ao paciente e ao terapeuta dialogarem acerca das principais preocupações, necessidades, desejos, expectativas e dificuldades emocionais envolvidas no enfrentamento do processo de adoecimento e formularem planos terapêuticos singulares, garantindo o respeito aos valores e às crenças do paciente e de sua família sobre o que se entende como tratamento adequado em cuidados paliativos.
Neste livro, Fernando Elias José e Marcelo Hugo da Rocha unem suas sólidas formações e experiências na área da psicologia aplicada para criar uma espécie de manual do melhor viver. Os autores compartilham anos de suas práticas na preparação para concursos e em técnicas motivacionais para explicitar segredos e ferramentas que otimizam a força de vontade, a alegria e os processos de aprendizagem que todos nós precisamos para alcançar nossos objetivos e viver uma vida mais feliz.
Com a chegada de um bebê, é normal o irmão mais velho sentir ciúme. No entanto, lidar com essa emoção pode ser difícil para alguns pais. Desenvolvida para auxiliar as famílias que estão se preparando para a chegada de um irmão mais novo, a história de Juninho aborda diversas questões presentes nesse momento e fornece algumas sugestões de atividades em família, para que o irmão mais velho desenvolva um vínculo de segurança e confiança com o recém-nascido.
A obra Transtorno da Personalidade Borderline: Da Etiologia ao Tratamento, com 864 páginas, será uma referência no tratamento da TPB. O mais completo e atualizado livro sobre o transtorno borderline, esta edição tem tudo para ser parâmetro na área, visto que há poucos materiais com tanto conteúdo sobre o assunto.
Diariamente, as crianças são expostas a situações que as colocam em contato com suas emoções. Por ainda estarem desenvolvendo o conhecimento emocional e aprendendo a manejar os estados emocionais e seus comportamentos, é necessário lançar mão de materiais que as apoiem nesse processo.
Incentivar a criança a falar sobre seu medo é importante, pois a velha ideia de não falar para não estimular não procede; é falando sobre o medo que poderemos entendê-lo e enfrentá-lo. O enfrentamento está relacionado a aceitá-lo, mas também não é válido forçar a criança a se aproximar da situação ou do evento temido. Aos pais, é sugerido passarem segurança e fazer a criança acreditar que pode contar com eles sempre que precisar.
Cecília, em seu aniversário de 7 anos, ganhou um presente misterioso, que prometia lhe trazer muita felicidade. O que será que era? Só posso dizer que ela não desgrudou do seu presente nem por um minuto. Sua vida se transformou. Mas será que este presente estava deixando Cecília feliz de verdade? Será que a felicidade pode vir embrulhada em um pacote? Ou ela já existe e nós é que perdemos a capacidade de senti-la?
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