Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na clínica, na escola e na família

R$ 165,34
Quantidade
Últimos itens em estoque

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na clínica, na escola e na família

Avaliação e Intervenção

Você já ouviu falar em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)? Certamente sim, nos últimos anos este transtorno tornou-se amplamente discutido, e eventualmente atribuído genericamente para denominar as “crianças hiperativas”, com muita energia, popularmente ditas “arteiras”. Essa percepção existe porque a desatenção, hiperatividade e impulsividade são características encontradas em toda a sociedade, porém, indivíduos diagnosticados possuem uma polarização destes sintomas. Embora a popularização deste transtorno possa contribuir para a conscientização e pela busca de diagnóstico e tratamento, também causa a falsa impressão de que o assunto já foi inteiramente pesquisado, e que não há campo para novos estudos e intervenções.

O leitor terá um panorama geral de como o TDAH é conhecido e diagnosticado atualmente, conhecerá os achados recentes sobre a neurobiologia do transtorno, que fornece embasamento para sabermos como as bases neurais funcionam. E de forma ampla e didática, os autores explicam o processo de avaliação psiquiátrica, a genética, as questões comportamentais, o tratamento medicamentoso e as intervenções para esse público. Também são fornecidas orientações específicas para os pais, já que a atuação deles é fundamental para a qualidade de vida das crianças e adolescentes diagnosticados. A obra uniu 42 profissionais com vasta experiência e formação em diferentes áreas do saber: psicologia, psiquiatria, neurologia, pedagogia e educação física, sendo clínicos e/ou professores de graduação e pós graduação, que oferecem uma visão moderna, relatando o TDAH em três âmbitos: na família, na escola e na clínica.

 

Sumário

1. Definição, caracterização e desafios atuais do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
2. Neurobiologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
3. Avaliação psiquiátrica: procedimentos de diagnósticos no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
4. Avaliação genética no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
5. Avaliação neuropsicológica no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
6. Avaliação comportamental no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
7. Avaliação de indicadores precoces de dificuldades atencionais e hiperatividade
8. Diferenciação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em relação a outros transtornos do neurodesenvolvimento
9. Contribuições interdisciplinares das avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica na compreensão das queixas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em crianças e adolescentes: utilização de um protocolo de avaliação para tomadas de decisão
10. Intervenções medicamentosas no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em crianças e adolescentes
11. Intervenções cognitivas nas queixas de desatenção e hiperatividade no contexto clínico
12. Intervenções comportamentais nas queixas de desatenção e hiperatividade no contexto clínico
13. Intervenções comportamentais nas queixas de desatenção e hiperatividade no contexto de sala de aula
14. Intervenções cognitivas no contexto escolar para crianças com queixas de desatenção e hiperatividade
15. Intervenções psicopedagógicas nas queixas de desatenção e hiperatividade
16. Desafios na orientação da prática de atividades físicas para crianças com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
17. Orientações para pais no manejo das dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
18. Impactos do isolamento social causados pela pandemia da Covid-19 em crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
19. Abordagens educacionais no retorno às atividades escolares presenciais pós-pandemia da Covid-19 para crianças com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
20. Direções futuras nas pesquisas sobre transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em diferentes contextos

Sobre os autores

16 outros produtos na mesma categoria:

Meu último dia na psicóloga
  • -15%

Meu último dia na psicóloga

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Este livro tem como objetivo auxiliar crianças a partir de 6 anos a compreender o processo da alta terapêutica. Meu último dia na psicóloga retrata a história de um menino que foi à terapia sem entender muito bem o porquê, mas que no decorrer do processo teve ganhos e atingiu objetivos. Orienta os pais no manejo do atendimento clínico desde sua fase inicial até a final e é uma ferramenta útil e lúdica para os psicólogos, pois explica como fazer o processo de desligamento dos pacientes e oferece sugestões de atividades para trabalhar com as crianças.

Guia Teórico-Prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais para os Transtornos do Exagero
  • -15%

Guia Teórico-Prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais para os Transtornos do Exagero

R$ 169,00 R$ 143,65 -15%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Esta 2ª edição, revista e atualizada, apresenta um passo a passo para o atendimento de pacientes do espectro aditivo/compulsivo. Desenvolvido e organizado por Renata Brasil Araujo, experiente terapeuta cognitiva e pesquisadora no campo dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, este livro reúne um protocolo de avaliação e as abordagens terapêuticas mais utilizadas no tratamento dessa clientela:

Ensinando limites às crianças: material de apoio para pais e cuidadores
  • -15%
  • Esgotado

Ensinando limites às crianças: material de apoio para pais e cuidadores

R$ 71,00 R$ 60,35 -15%
Disponibilidade: Esgotado

SINOPSE

Este livro traz diferentes estratégias para lidar com as birras e os comportamentos inadequados das crianças, ensinando ainda a valorizar e aumentar a incidência dos comportamentos considerados adequados por pais e cuidadores. As estratégias estão descritas com uma linguagem de fácil entendimento que possibilitam a sua aplicação no cotidiano das famílias, baseando-se em estudos e práticas educativas positivas. Além disso, o livro traz atividades para serem realizadas pelos pais, cuidadores e seus filhos, no intuito de praticar as estratégias fornecidas.

Terapia Cognitiva de Beck
  • -15%

Terapia Cognitiva de Beck

R$ 121,00 R$ 102,85 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.


Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.

Almanaque para a vida: desenvolvendo habilidades
  • Esgotado

Almanaque para a vida: desenvolvendo habilidades

R$ 58,00
Disponibilidade: Esgotado

SINOPSE

Este material é um almanaque de atividades lúdicas para serem feitas nele mesmo, com o objetivo de trabalhar e treinar as 10 habilidades para a vida definidas pela Organização Mundial da Saúde, são elas: autoconhecimento, manejo de emoções, manejo de estresse, empatia, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, resolução de problemas, tomada de decisão e comunicação eficaz. Este almanaque foi desenvolvido para ser um complemento à Coleção Habilidades para a Vida, a fim de possibilitar que as crianças pratiquem, por meio das atividades lúdicas, as habilidades que foram psicoeducadas nos livrinhos da coleção.

DECIFRA-TE: 100 QUESTÕES PARA REFLETIR SOBRE SUA VIDA
  • -15%
  • Esgotado

DECIFRA-TE: 100 QUESTÕES PARA REFLETIR SOBRE SUA VIDA

R$ 55,00 R$ 46,75 -15%
Disponibilidade: Esgotado

SINOPSE

Decifra-te! Este é um convite a você! Como no enigma proposto pela esfinge de Tebas, "decifra-me ou te devoro", vez por outra, somos visitados por questões sobre o existir que nos paralisam. O RICard’s Decifra-te! 100 questões para refletir sobre a sua vida traz oportunidades para que o "viajante" em busca do autoconhecimento não seja devorado pelo seu contexto existencial.
Dandara e Vovó Cenira: a descoberta de si e da ancestralidade
  • -15%

Dandara e Vovó Cenira: a descoberta de si e da ancestralidade

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Dandara é uma menina inteligente, engajada em atividades escolares e que adora cultura. Mas um dia, no parquinho, um colega diz: "Eu não entendo por que seu cabelo é assim"  "Não está vendo que você é diferente das meninas que estão aqui no clube?". Diante disso, a menina desenvolve comportamentos e sentimentos de desvalorização de si. 

Cerebrus pifadus - Adivinhalien: reestruturando a leitura mental
  • -15%

Cerebrus pifadus - Adivinhalien: reestruturando a leitura mental

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

A leitura mental é uma distorção cognitiva muito frequente. É muito comum pensarmos que sabemos o que os outros estão pensando. Às vezes, até estamos certos, mas o problema é que não temos como ter certeza e passamos a agir como se o que acreditamos fosse verdade. Nesta história, quando o Adivinhalien ganhou força, Bruna começou a pensar que a mãe sabia sobre um segredo que estava guardando e Tainá pensou que Bruna não era mais amiga dela. Uma grande confusão causada pelo alien. A história é sobre segredos, amizade e o peso de uma omissão, pano no fundo para que o Adivinhalien ganhe força.

Banho, pra que te quero?
  • -15%

Banho, pra que te quero?

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Tomar banho nem sempre é uma tarefa agradável, ainda mais quando temos tantas coisas mais interessantes para fazer. No entanto, nesta história descobrimos a importância do banho e experimentamos como podemos fazer desse momento uma tarefa mais divertida!

Autocompaixão: reflexões para desenvolver autocompaixão

Autocompaixão: reflexões para desenvolver autocompaixão

R$ 55,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

A compaixão envolve características variadas que se originam de uma mentalidade de praticar o cuidado, e isso surge a partir do cuidado parietal humano e da criação da prole. Desse modo, a compaixão engloba diversos fatores ligados à emoção, à cognição e à motivação: consciência do cuidado consigo e com os outros e sem julgamentos, postura empática e simpática, bondade e sensibilidade a própria dor e de outras pessoas e abertura a um processo de crescimento e transformação de forma amigável. Assim, a base da autocompaixão é a gentileza.

Vamos rimar com a história do Edgar?
  • -15%

Vamos rimar com a história do Edgar?

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Esta história, contada por Edgar, nos permite entender como sua mente funciona em diferentes situações no seu dia a dia. Por meio de uma relação segura e afetiva com a professora, ele consegue superar as dificuldades impostas pelo transtorno de espectro autista (TEA). Ao mesmo tempo, a história desmistifica as crenças relacionadas ao TEA, uma vez que ele demonstra seus sentimentos e o desejo de interagir à sua maneira.

Juninho vai ter um maninho
  • -15%

Juninho vai ter um maninho

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Com a chegada de um bebê, é normal o irmão mais velho sentir ciúme. No entanto, lidar com essa emoção pode ser difícil para alguns pais. Desenvolvida para auxiliar as famílias que estão se preparando para a chegada de um irmão mais novo, a história de Juninho aborda diversas questões presentes nesse momento e fornece algumas sugestões de atividades em família, para que o irmão mais velho desenvolva um vínculo de segurança e confiança com o recém-nascido.

Jogo da memória/Emoções

Jogo da memória/Emoções

R$ 74,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

O Jogo da Memória/Emoções foi criado com o objetivo de auxiliar as crianças a conhecerem as vinte principais emoções. De forma lúdica a criança poderá formar os pares valendo-se das figuras de meninos e meninas ou, se já for alfabetizada, através dos nomes das emoções.

— Uso com crianças em processo de alfabetização: sugerimos que na primeira vez sejam colocados apenas seis pares com as emoções básicas (ALEGRIA, AMOR, MEDO, NOJO, RAIVA e TRISTEZA) e nas sessões seguintes incluir mais pares de acordo com a evolução do conhecimento das emoções. Usar somente peças com as figuras de meninos e meninas.

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.