• -5%
    Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na clínica, na escola e na família

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na clínica, na escola e na família

R$ 165,34
R$ 157,07 Economize 5%
Quantidade
Últimos itens em estoque

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na clínica, na escola e na família

Avaliação e Intervenção

Você já ouviu falar em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)? Certamente sim, nos últimos anos este transtorno tornou-se amplamente discutido, e eventualmente atribuído genericamente para denominar as “crianças hiperativas”, com muita energia, popularmente ditas “arteiras”. Essa percepção existe porque a desatenção, hiperatividade e impulsividade são características encontradas em toda a sociedade, porém, indivíduos diagnosticados possuem uma polarização destes sintomas. Embora a popularização deste transtorno possa contribuir para a conscientização e pela busca de diagnóstico e tratamento, também causa a falsa impressão de que o assunto já foi inteiramente pesquisado, e que não há campo para novos estudos e intervenções.

O leitor terá um panorama geral de como o TDAH é conhecido e diagnosticado atualmente, conhecerá os achados recentes sobre a neurobiologia do transtorno, que fornece embasamento para sabermos como as bases neurais funcionam. E de forma ampla e didática, os autores explicam o processo de avaliação psiquiátrica, a genética, as questões comportamentais, o tratamento medicamentoso e as intervenções para esse público. Também são fornecidas orientações específicas para os pais, já que a atuação deles é fundamental para a qualidade de vida das crianças e adolescentes diagnosticados. A obra uniu 42 profissionais com vasta experiência e formação em diferentes áreas do saber: psicologia, psiquiatria, neurologia, pedagogia e educação física, sendo clínicos e/ou professores de graduação e pós graduação, que oferecem uma visão moderna, relatando o TDAH em três âmbitos: na família, na escola e na clínica.

 

Sumário

1. Definição, caracterização e desafios atuais do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
2. Neurobiologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
3. Avaliação psiquiátrica: procedimentos de diagnósticos no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
4. Avaliação genética no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
5. Avaliação neuropsicológica no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
6. Avaliação comportamental no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
7. Avaliação de indicadores precoces de dificuldades atencionais e hiperatividade
8. Diferenciação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em relação a outros transtornos do neurodesenvolvimento
9. Contribuições interdisciplinares das avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica na compreensão das queixas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em crianças e adolescentes: utilização de um protocolo de avaliação para tomadas de decisão
10. Intervenções medicamentosas no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em crianças e adolescentes
11. Intervenções cognitivas nas queixas de desatenção e hiperatividade no contexto clínico
12. Intervenções comportamentais nas queixas de desatenção e hiperatividade no contexto clínico
13. Intervenções comportamentais nas queixas de desatenção e hiperatividade no contexto de sala de aula
14. Intervenções cognitivas no contexto escolar para crianças com queixas de desatenção e hiperatividade
15. Intervenções psicopedagógicas nas queixas de desatenção e hiperatividade
16. Desafios na orientação da prática de atividades físicas para crianças com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
17. Orientações para pais no manejo das dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
18. Impactos do isolamento social causados pela pandemia da Covid-19 em crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
19. Abordagens educacionais no retorno às atividades escolares presenciais pós-pandemia da Covid-19 para crianças com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade
20. Direções futuras nas pesquisas sobre transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em diferentes contextos

Sobre os autores

16 outros produtos na mesma categoria:

Baralho das Atitudes: Uma técnica para Desenvolvimento da Assertividade Pessoal e de Grupos
  • -5%
  • Esgotado

Baralho das Atitudes: Uma técnica para Desenvolvimento da Assertividade Pessoal e de Grupos

R$ 213,00 R$ 202,35 -5%
Disponibilidade: Esgotado

SINOPSE

Algumas pessoas possuem o dom natural de lidar com os outros de modo eficaz, o que leva ao estabelecimento de boas relações sem sacrifício pessoal. Outras, por não serem assertivas, apresentam dificuldades nesta área, tanto no contexto de trabalho como na esfera familiar.


Ser assertivo significa ser capaz de expressar desejos e ideias, defender os próprios direitos, expor sentimentos, aceitar elogios e críticas e dizer "não" a demandas inadequadas, tudo isso sem ofender o outro. A assertividade não é um atributo genético, e ela pode ou não ser aprendida.

Vamos rimar com a história do Edgar?
  • -5%

Vamos rimar com a história do Edgar?

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Esta história, contada por Edgar, nos permite entender como sua mente funciona em diferentes situações no seu dia a dia. Por meio de uma relação segura e afetiva com a professora, ele consegue superar as dificuldades impostas pelo transtorno de espectro autista (TEA). Ao mesmo tempo, a história desmistifica as crenças relacionadas ao TEA, uma vez que ele demonstra seus sentimentos e o desejo de interagir à sua maneira.

Um presente diferente: desenvolvendo gratidão
  • -5%

Um presente diferente: desenvolvendo gratidão

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Muitas coisas boas nos acontecem todos os dias. Desde as mais simples e cotidianas, como acordar, comer ou se locomover, até coisas menos frequentes, como ganhar um presente ou fazer um passeio esperado há muito tempo. No entanto, às vezes, temos o hábito de olhar o que faltou, o que não conseguimos, e nos sentimos tristes e frustrados. Desenvolver a gratidão, aprendendo a agradecer pelas coisas boas que nos acontecem e encontrar aspectos positivos e aprendizado naquilo que não foi tão bom, está associado a maior satisfação e felicidade. Este livro é direcionado para terapeutas, crianças, pais e até mesmo adolescentes e adultos, pois apresenta algumas formas de desenvolver/aprimorar a gratidão.

Jogo da memória/Emoções
  • -5%

Jogo da memória/Emoções

R$ 74,00 R$ 70,30 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

O Jogo da Memória/Emoções foi criado com o objetivo de auxiliar as crianças a conhecerem as vinte principais emoções. De forma lúdica a criança poderá formar os pares valendo-se das figuras de meninos e meninas ou, se já for alfabetizada, através dos nomes das emoções.

— Uso com crianças em processo de alfabetização: sugerimos que na primeira vez sejam colocados apenas seis pares com as emoções básicas (ALEGRIA, AMOR, MEDO, NOJO, RAIVA e TRISTEZA) e nas sessões seguintes incluir mais pares de acordo com a evolução do conhecimento das emoções. Usar somente peças com as figuras de meninos e meninas.
Floresci: Entendendo o Sentido da Resiliência
  • -5%
  • Esgotado

Floresci: Entendendo o Sentido da Resiliência

R$ 62,00 R$ 58,90 -5%
Disponibilidade: Esgotado

SINOPSE

Este é um material reflexivo sobre a temática da resiliência, que é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar-se em situações de crise. A metáfora demonstra o processo de renovação e reconstrução, buscando razões para superar obstáculos e recomeçar. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar o olhar afetivo sobre a resiliência e o florescer em diferentes momentos.

A clínica das emoções: teoria e prática da terapia focada nas emoções
  • -5%

A clínica das emoções: teoria e prática da terapia focada nas emoções

R$ 176,00 R$ 167,20 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Escrito por Marco Aurélio Mendes, primeiro trainer latino-americano pela International Society for Emotion Focused Therapy, e por Leslie Greenberg, criador da terapia focada nas emoções (TFE), este livro apresenta a teoria e a prática contemporânea da abordagem, resumindo décadas de pesquisas em processos de mudança.


"Mais do que aprender um novo modelo de psicoterapia, o que a TFE fez comigo foi mudar a mim mesmo como pessoa."

Marco Aurélio Mendes

Trainer, supervisor certificado e terapeuta certificado reconhecido pela International Society for Emotion Focused Therapy (isEFT)

Manual de técnicas em terapia do esquema
  • -5%

Manual de técnicas em terapia do esquema

R$ 180,00 R$ 171,00 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.

que você precisa saber sobre transtornos alimentares e tem medo de perguntar
  • -5%

que você precisa saber sobre transtornos alimentares e tem medo de perguntar

R$ 68,00 R$ 64,60 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Comer é uma necessidade básica do ser humano e serve tanto para atender ao princípio da sobrevivência quanto para satisfazer ou compensar o indivíduo emocionalmente, em virtude do seu conteúdo simbólico ou de prazer. Uma pessoa com transtorno alimentar apresenta uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, cujo resultado é o consumo ou a absorção alterada dos alimentos, com comprometimento do funcionamento psicossocial e da saúde física e psicológica. Entre os transtornos alimentares mais comuns, estão anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar.


Banho, pra que te quero?
  • -5%

Banho, pra que te quero?

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Tomar banho nem sempre é uma tarefa agradável, ainda mais quando temos tantas coisas mais interessantes para fazer. No entanto, nesta história descobrimos a importância do banho e experimentamos como podemos fazer desse momento uma tarefa mais divertida!

A biblioteca de Nina: incentivando a leitura para as crianças
  • -5%

A biblioteca de Nina: incentivando a leitura para as crianças

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Assim como Nina, todas as crianças podem aprender a gostar de ler e merecem ter a própria biblioteca recheada de livros. Para isso, precisam encarar o desafio de entrar no mundo da leitura por si mesmas, descobrindo o quanto os livros nos ensinam e nos divertem.


Desenvolver o hábito da leitura auxilia a criança em inúmeros sentidos, pois a leitura é ampla em seus benefícios. Ler estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a aprendizagem na criança. Além disso, melhora sua interação com o mundo e serve como recurso terapêutico de superação, autoconhecimento e visão de futuro por meio da interpretação das histórias.

O presente de Cecília: o mundo virtual e a conexão com a vida real
  • -5%

O presente de Cecília: o mundo virtual e a conexão com a vida real

R$ 58,00 R$ 55,10 -5%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Cecília, em seu aniversário de 7 anos, ganhou um presente misterioso, que prometia lhe trazer muita felicidade. O que será que era? Só posso dizer que ela não desgrudou do seu presente nem por um minuto. Sua vida se transformou. Mas será que este presente estava deixando Cecília feliz de verdade? Será que a felicidade pode vir embrulhada em um pacote? Ou ela já existe e nós é que perdemos a capacidade de senti-la?

Ciclo de vida da mulher: intervenção cognitivo-comportamental na saúde e na doença
  • -5%

Ciclo de vida da mulher: intervenção cognitivo-comportamental na saúde e na doença

R$ 169,00 R$ 160,55 -5%
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

Os seres humanos partilham as mesmas características biológicas e, por isso saúde e doenças semelhantes, e diagnósticos e tratamentos semelhantes. Há, no entanto especificidades na manifestação de doenças em função do gênero, como o caso de algumas doenças oncológicas específicas do gênero ou de outras em que a incidência nas mulheres é diferente da dos homens.

  • -5%
  • Esgotado

FOCA NOS ESTUDOS - VERSÃO INDIVIDUAL

R$ 70,00 R$ 66,50 -5%
Disponibilidade: Esgotado

Como fazer com que o estudante estabeleça metas, organize seu espaço e tempo de estudo, se engaje nas tarefas e use intencionalmente estratégias que podem melhorar seu rendimento? Foca nos Estudos é um recurso que permite ao aluno observar seus hábitos, detectar dificuldades e aprender estratégias de aprendizagem que vão melhorar sua autorregulação nos estudos. Pode ser usado tanto para fins de diagnóstico, quanto de intervenção.

 

Idade recomendada: 8 a 14 anos.

 

VERSÃO COLETIVA - Acompanha pendrive para reprodução de slides.

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.