A Bateria Fatorial de Personalidade – BFP é um instrumento psicológico construído para avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as seguintes dimensões: Neuroticismo (N1 –Vulnerabilidade; N2 – Instabilidade emocional; N3 – Passividade / Falta de Energia; N4 – Depressão), Extroversão (E1 – Comunicação; E2 – Altivez; E3 – Dinamismo; E4 – Interações Sociais), Socialização (S1 – Amabilidade; S2 – Pró-sociabilidade; S3 – Confiança nas pessoas), Realização (R1 – Competência; R2 – Ponderação / Prudência; R3 – Empenho / Comprometimento), Abertura (A1 – Abertura a ideias; A2 – Liberalismo; A3 – Busca por novidades). Deve ser aplicado em pessoas que possuam, no mínimo, o Ensino Fundamental Completo.
Um dos mais importantes testes para avaliação clínica de capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos. Esta 1ª edição brasileira foi adaptada pela Dra. Elizabeth do Nascimento e aprovada pela Psychological Corporation e pelo Conselho Federal de Psicologia. É um teste imprescindível para avaliações psicológicas e neuropsicológicas, sendo indicado, particularmente, para avaliação de adolescentes (com idades acima de 16 anos) e adultos, nos contextos clínico, educacional e de pesquisa.
Autores: Gregory J. Meyer; Donald J. Viglione; Joni L. Mihura; Robert E. Erard; Philip Erdberg
O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach® (R-PAS), foi desenvolvido em uma perspectiva centrada nas evidências, internacionalmente orientada, para usar o teste das manchas de tinta com base na pesquisa mais recente disponível. O sistema baseia-se nas evidências do Teste Rorschach, ampliando sua utilidade, melhorando a base normativa e integrando novos estudos internacionais. Apresenta um sistema simplificado e uniforme de terminologia, símbolos, cálculos e apresentação de dados.
A WASI é um instrumento breve de avaliação da inteligência, aplicável a crianças de 6 anos a idosos de 89 anos de idade. Fornece informações sobre os QIs Total, de Execução e Verbal a partir de quatro subtestes (Vocabulário, Cubos, Semelhanças e Raciocínio Matricial), em um curto espaço de tempo. A escala ainda fornece a possibilidade de avaliação do QI Total com apenas dois subtestes (Vocabulário e Raciocínio Matricial). A escala é também associada à Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Terceira Edição e à Escala de Inteligência Wechsler para Adultos – Terceira Edição e fornece tabelas para estimativa de faixas de escore de QIT nas escalas WISC-III e WAIS-III.
O IHSA-Del-Prette destina-se à população adolescente de 12 a 17 anos de idade. Trata-se de um instrumento de autorrelato, que permite avaliar o repertório de habilidades sociais de adolescentes em um conjunto de situações interpessoais cotidianas, em dois indicadores: a frequência e a dificuldade com que reagem às diferentes demandas de interação social. As possibilidades de aplicação do IHSA-Del-Prette apontam para seu uso nos contextos de Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Social e de Orientação Vocacional e Profissional.
As Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena, terceira edição - Bayley III – é um instrumento administrado individualmente, que avalia o funcionamento do desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, de 1 a 42 meses de idade. Consiste em identificar atrasos no desenvolvimento e providenciar informações para o planejamento de intervenções.
O Z-Teste é uma solução para avaliar os construtos psicológicos básicos: capacidade de desempenho, objetividade, ansiedade, depressão, controle geral e emocional, funcionamento do pensamento lógico, integração humana e outros aspectos da personalidade.
O IHSC-Villa&Del-Prette é um instrumento de autorrelato, constituído de 32 itens que abordam situações do contexto conjugal e o comportamento de um dos cônjuges em relação ao outro, em determinadas situações.
Um dos mais importantes testes para avaliação clínica de capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos. Esta 1ª edição brasileira foi adaptada pela Dra. Elizabeth do Nascimento e aprovada pela Psychological Corporation e pelo Conselho Federal de Psicologia. É um teste imprescindível para avaliações psicológicas e neuropsicológicas, sendo indicado, particularmente, para avaliação de adolescentes (com idades acima de 16 anos) e adultos, nos contextos clínico, educacional e de pesquisa.
O Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais (RE-HSE-P) tem como objetivo a caracterização e o levantamento de indicadores de problemas comportamentais de crianças escolares e pré-escolares, com base em perguntas guia direcionadas ao responsável pela criança.
A nomeação automática se caracteriza pela capacidade em perceber um símbolo visual e recuperar seu nome de maneira rápida e acurada. Este tipo de tarefa fornece uma das melhores medidas para diferenciar bons e maus leitores, tendo em vista que tanto a nomeação automática, quanto a leitura, envolvem o reconhecimento visual de estímulos e o acesso à sua representação fonológica.
O instrumento tem como objetivo avaliar a nomeação automática em crianças. É de grande importância na identificação precoce de riscos de dificuldades de leitura e aprendizado em crianças, bem como para avaliar processos subjacentes a fluência de nomeação e de leitura que compõe o sistema básico de recuperação de palavras e seus componentes, podendo ser utilizado como instrumento diagnóstico.
O IHSC-Villa&Del-Prette é um instrumento de autorrelato, constituído de 32 itens que abordam situações do contexto conjugal e o comportamento de um dos cônjuges em relação ao outro, em determinadas situações.
Oferece estimativas do funcionamento cognitivo geral e das habilidades do indivíduo em cinco áreas específicas: Raciocínio Abstrato, Verbal, Espacial, Numérico e Mecânico. Auxilia os psicólogos a tomarem decisões sustentadas na avaliação das aptidões e raciocínio geral, tais como: orientação profissional, avaliação das dificuldades de aprendizagem e seleção de pessoal. A BPR-5 foi padronizada para a população brasileira, sendo a Forma A para pessoas com escolaridade de 6ª à 8ª séries do ensino fundamental e Forma B para pessoas com ensino médio e superior. OBS: Para a correção das pessoas com nível superior, utilizar a última tabela do Ensino Médio.
A técnica foi criada na década de 1950 pelo psicólogo suíço Max Pfister. O instrumento avalia aspectos da personalidade, a dinâmica afetiva e o nível de estruturação da personalidade do examinando.
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