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Trace uma linha reta numa folha de papel. Uma das pontas é o seu nascimento (ou um pouco antes). A outra é o agora. Depois, vá pegando cada uma das cartas deste livro em forma de caixinha e responda às perguntas, assinalando o ano de cada acontecimento. Você está fazendo sua Linha do Tempo, a representação visual dos eventos da sua vida. Isso ajuda nas conversas e trabalha todas as funções cognitivas: memória, atenção, linguagem, funções executivas, emoção, orientação e cálculo.
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SINOPSE
O Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) se caracteriza pela dificuldade que uma pessoa enfrenta na recuperação após um evento que envolva perigo iminente à vida: seja vivenciando-o, testemunhando-o ou tomando conhecimento de que ocorreu com algum membro da família ou amigo próximo. Estes cards irão ajudar você a conhecer melhor este transtorno, a identificar se possui algum indício de TEPT, encorajando-o na busca de ajuda especializada.
SINOPSE
Os jogos terapêuticos são instrumentos simples para ajudar os pacientes e os terapeutas em suas práticas clínicas.
O Quebra-cabeça das crenças exageradas: trabalhando com crenças nos transtornos do exagero é um instrumento que aborda as crenças centrais e aditivas/exageradas dos indivíduos. Ele auxilia o paciente a entender como vê a si mesmo e aos seus comportamentos exagerados, ajudando-os a montar um quebra-cabeça mais realista (e justo) de quem eles são e da função do exagero em suas vidas. Pode ser uma "porta de entrada" para que eles queiram procurar novas peças para completá-lo e, a partir daí, possam tornar o grande quebra-cabeça de suas vidas mais colorido, otimista e feliz.
SINOPSE
Incentivar a criança a falar sobre seu medo é importante, pois a velha ideia de não falar para não estimular não procede; é falando sobre o medo que poderemos entendê-lo e enfrentá-lo. O enfrentamento está relacionado a aceitá-lo, mas também não é válido forçar a criança a se aproximar da situação ou do evento temido. Aos pais, é sugerido passarem segurança e fazer a criança acreditar que pode contar com eles sempre que precisar.
SINOPSE
Este Baralho é uma ferramenta para o terapeuta na avaliação, psicoeducação e tratamento de pacientes com Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC). Para auxiliar nesse processo, o material apresenta uma porção de sintomas comumente observados em crianças e adolescentes para que o paciente possa compreender a diversidade dos sintomas, podendo, então, identificar preocupações e comportamentos que possa ter e que nem desconfiava que fossem em função do transtorno.
50 cartas, cada uma com uma pergunta para criar um momento de reflexão sobre questões da nossa finitude. É uma oportunidade para dialogar sobre as perdas, lidar com o luto e aprender, com essa troca de experiência, o verdadeiro sentido do amor pela vida.
SINOPSE
Fundamentado nos princípios da psicologia cognitivo-comportamental, o Baralho dos comportamentos de liderança permite, a partir da análise de possíveis situações do cotidiano, não só uma reflexão como a compreensão dos fatores envolvidos na adoção dos comportamentos e desenvolvimento de uma postura mais adequada e produtiva de liderança. Consiste em uma técnica lúdica para se trabalhar, junto a líderes de equipes, a reflexão e o autoconhecimento sobre os comportamentos que o mesmo adota e suas consequências na equipe. Ele engloba seis habilidades para a atuação de um líder: comunicação interpessoal, empatia, assertividade, abordagem e condução, negociação e tolerância ao estresse.
SINOPSE
O transtorno alimentar restritivo/evitativo (TARE) é mais comum na infância, mas muitos adolescentes e adultos não conseguem desenvolver uma relação saudável com os alimentos e o TARE pode se estender ao longo dos anos, de maneira crônica, sendo "normalizado" pelos indivíduos ao criarem estratégias de adaptação ou mesmo por falta de conhecimento. Esses pacientes compõem um grupo bastante heterogêneo, com características de curso do transtorno diferentes, o que muitas vezes dificulta ainda mais os indivíduos acometidos a se perceberem com o transtorno e deixa alguns psicólogos com dificuldades em estabelecer um plano de tratamento linear e adequado.
SINOPSE
Com o objetivo de auxiliar as famílias que estão vivenciando a fase de adaptação pós-divórcio, foi desenvolvido o Baralho do divórcio, da guarda e da alienação parental: psicoeducando famílias. Ele colabora na psicoeducação e na orientação das famílias a respeito do tema e propõe reflexões importantes sobre o assunto.
O baralho é voltado para psicólogos que atendem crianças, adolescentes e famílias em processo de separação/divórcio. Pode ser utilizado em psicoterapia individual, de casal, infantil, terapia de família e orientação familiar. Além da prática clínica, também pode ser utilizado em contextos nos quais seja relevante a psicoeducação, reflexão, avaliação e orientação sobre a temática.
Uma obra que pode auxiliar também na identificação de sinais de alienação parental, que são comuns nessas situações.
Este instrumento objetiva auxiliar o profissional em sua prática e trabalhar realmente com a Psicologia Positiva (PP), tendo em vista que a identificação e a promoção das forças de caráter são a espinha dorsal desse movimento científico.
Este recurso "fotografando a imaginação" pode ser terapêutico, pois incentiva a criança pensar e relembrar situações que aconteceram em sua vida. Também tem por finalidade promover a observação e avaliação das relações parentais/familiares uma vez que o uso do material requer a participação e integração da família com a terapia.
Esta obra é uma tentativa de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos, um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, que seja abrangente e profícuo.
Este livro-caixinha é um importante instrumento para estimular o exercício de dar e receber feedback, favorecendo a interação entre os diferentes atores inseridos nas organizações, como gestores, líderes, facilitadores de treinamento, coaches, consultores e profissionais de recursos humanos.
SINOPSE
O Baralho de investigação dos estilos parentais nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais. Ele é um instrumento que busca auxiliar as crianças a expressarem suas percepções sobre as principais práticas parentais observadas em seu ambiente familiar.
Além disso, trata-se de uma ferramenta que auxilia o aplicador a identificar quais práticas parentais são mais ou menos prevalentes e por quem são exercidas, facilitando, assim, a coleta de elementos que vão sugerir o estilo parental predominante.
SINOPSE
As emoções têm um papel importante no desenvolvimento humano e social. Aprender a reconhecê-las e a expressá-las ajuda a identificar a intenção das pessoas e como se comportar em diferentes contextos e contribui para a capacidade de comunicação e para a forma como nos relacionamos. Não saber identificar que emoções sentimos ou mostrar intensidades exageradas/rebaixadas de emoções ou, ainda, identificar como alguém se sente ou como interpretar expressões faciais e físicas em outras pessoas são temas frequentes que precisam ser trabalhados em psicoterapia com crianças e adolescentes.
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