Material restrito à psicólogos
Público-Alvo: Estudantes do 2° grau e adultos com nível de escolaridade de 2° ou 3° grau do ensino médio.
Aplicação: Individualmente ou coletivamente.
Contexto:Recrutamento e seleção, promoção de carreira, diagnóstico clínico e orientação profissional.
A tarefa do sujeito consiste em descobrir quantos pontos deveriam estar nas duas metades do dominó, em branco, para que a seqüência seja completada (ou a figura forme um sentido), e então escrever os algarismos correspondentes na folha de respostas. O teste é constituído de 4 exemplos e 44 itens, dispostos em séries. Em cada série a forma de apresentação dos dominós mantém-se a mesma e os itens estão em ordem de dificuldade crescente. Os itens iniciais de cada série introduzem um novo princípio de raciocínio e, por isso, são mais fáceis que os últimos da série anterior. Os princípios empregados são os seguintes: identidade, simetria, alternância, progressão simples, progressão complexa ou intercalada, combinação de princípios prévios, adição, subtração e permutação das posições dos dominós. A avaliação é simples e rápida, através de crivo de correção. A resposta é considerada correta quando houver acerto nas duas metades do dominó, sem inversão. O total de pontos é convertido em percentil ou classes normalizadas.
Autora:
Irai Cristina Boccato Alves
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia Escolar e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo na graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação de desenhos, desenho da figura humana e testes de inteligência. Membro da Academia Paulista de Psicologia na Cadeira 31. Membro da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, atualmente na função de Secretária de Publicações.