Público-Alvo:
Qualquer faixa etária, desde que o indivíduo tenha condições de se expressar verbalmente e tenha suficiente acuidade visual.
Aplicação:
Individualmente ou coletivamente até 30 pessoas.
Tempo de aplicação:
Em média 10 minutos.
Contexto:
Clínico, Organizacional, Porte de armas e Concurso público.
Principais Vantagens:
• Administração, classificação e interpretação específica para cada um dos dois procedimentos coletivo e individual.
• Consistente fundamentação teórica e de fácil utilização.
“A orientação do trabalho de Cícero é de caráter empírico, o que lhe dá sustentação de legitimidade científica, baseada numa grande amostra (N=4.012) de sujeitos normais de várias regiões do país analisada estatisticamente por João Alchieri. O manual enfatiza que a interpretação dos resultados do Zulliger não consiste simplesmente na tradução dos escores estatísticos em termos psicológicos, mas que a intelecção psicológica dos resultados exige um pensar mais profundo da estrutura e da dinâmica da personalidade humana.” Luiz Pasquali
AUTORES
Cícero E. Vaz
Mestre em psicologia clínica, doutor em psicologia e livre-docente em técnicas psicológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Professor da PUCRS nos cursos de graduação em psicologia e de pós-graduação em psicologia social e da personalidade, na faculdade de psicologia de 1965 a 2007, em Porto Alegre, RS. Autor de O Rorschach Teoria e Desempenho, terceira edição, publicado pela Editora Manole; Z-Teste Técnica de Zulliger, segunda edição, Casa do Psicólogo, São Paulo. Coautoria com George De Vos e Eric De Vos: Living on the Amazon - Tukuna Indians and Brazilian Settlers, in Cross-cultural Dimensions in Conscious Thought, Rowman & Littlefield Publishers, 2004. Dentre outros artigos publicados: Espaço Branco no Rorschach - indicador de ansiedade situacional; Características da personalidade do hipertenso por meio do Rorschach e do IDATE; Cultura multiétnica, sucesso profissional, desempenho e sentimento de inferioridade por meio do Z-Teste. Vem pesquisando com o Rorschach e Z-Teste dede 1968. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federaç de Psicologia (2014-2016).
João Carlos Alchieri
Psicólogo, possui graduação (1989), mestrado (1993) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professor associado e bolsista produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como orientador de mestrado e doutorado. Realizou estágios de Pós-doutoramento no LABPAM - UnB (2010), Bases normativas de comportamento social - UFPB (2014) e IBNeuro DF (2015). Coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia.