A avaliação do autismo é substancialmente clínica e o profissional deve utilizar de diferentes recursos para compor o seu processo de avaliação. Esse instrumento pode ser utilizado para iniciar processos diagnósticos (rastreio) e para o planejamento de intervenções clínicas e ocupacionais. Desta forma, a escala é uma ferramenta importante para o raciocínio clínico do profissional, apoiando sua tomada de decisão.
Público-Alvo
Destina-se a avaliar crianças (a partir de dois anos e meio), adolescentes e adultos.
Contexto
Clínico, Hospitalar e Educacional.
Aplicação
Pode ser administrada de três modos:
- Em lápis e papel, com formulários impressos;
- Informatizada com a presença do examinador (local);
- Informatizada remotamente (online).
Os modos informatizados são realizados por meio da plataforma Hogrefe Testsystem-5 (HTS-5).
Material
Quando aplicada em lápis e papel, a SRS-2 requer o formulário e caneta para uso do respondente.
Há quatro tipos de formulários, e sua escolha depende da idade do examinando:
- Pré-escolar - idades de 2 anos e meio até 4 anos e meio;
- Escolar - idades de 4 anos até 18 anos de idade;
- Adulto - Autorrelato - A partir de 18 anos de idade;
- Adulto - Hereorrelato - A partir de 18 anos de idade;
A coleção abrange 10 folhas de cada tipo de formulário, totalizando 40 unidades.
Normatização
A padronização da SRS-2 abrange uma ampla faixa etária e envolve três amostras coletadas independentemente. A amostra de padronização das crianças em Idade
Escolar consistiu em 2.025 relatórios em 1.014 crianças de 4 a 18 anos, e incluiu um relatório de pais/responsáveis e um relatório do professor sobre cada criança.
A amostra de padronização para Pré-escolares consistiu em 474 relatórios em 247 crianças e incluiu um relatório de pais e um de professor para cada criança.
A amostra de padronização para adultos envolveu 2.210 relatórios em 702 adultos de 18 a 89 anos.