A história de Eduarda traz uma realidade que é bem comum nos dias atuais. Em geral, pessoas que possuem trocas na fala, distorções, ou algum tipo de dificuldade na linguagem oral são alvo de comentários negativos na escola, com os amigos e até mesmo em casa.
A história de Eduarda traz uma realidade que é bem comum nos dias atuais. Em geral, pessoas que possuem trocas na fala, distorções, ou algum tipo de dificuldade na linguagem oral são alvo de comentários negativos na escola, com os amigos e até mesmo em casa. A falta de conhecimento acaba agravando ainda mais a situação e deixando a pessoa cada vez mais isolada, piorando o problema. A fonoaudiologia é fundamental no processo de aquisição de novos fonemas e na normatização e/ou adequação dos padrões de fala.
O livro em questão tem por objetivo incentivar a leitura e a interação entre pais e filhos. Além disso, abordar situações do dia a dia que envolvem o âmbito familiar, social e escolar. Assim, o livro conta a história de Ana, uma menina alegre e sorridente. Porém, um dia, de repente, ela para de sorrir. Todos procuram entender o que aconteceu, sem sucesso. No entanto, a avó de Ana, com sua sabedoria e experiência, ajuda a desvendar esse mistério.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino da Terra: o jeito persistente e disciplinado, a característica descrita é a Conscienciosidade, em que os personagens desenvolvem o controle cognitivo e comportamental.
Este livro tem como objetivos ensinar o público infantil sobre a importância do dormir e orientar os pais e responsáveis em relação a dúvidas, questões e curiosidades referentes ao tema, além de abordar o manejo prático das situações mais frequentes a partir de um enfoque cognitivo-comportamental.
Este livro conta a história de Arthur, um menino que amava gatos até sofrer um trauma. A obra é um importante instrumento para auxiliar o terapeuta a psicoeducar crianças sobre o transtorno de estresse pós-traumático, ensinando sobre o modelo cognitivo-comportamental com base no reconhecimento de suas emoções. Apresenta reflexões e atividades que ajudam a diminuir o sofrimento e a vencer os traumas na infância.
Nesta inusitada história, o que fazer em um dia chuvoso é o desafio da Eduarda! Longe dos seus colegas, por estar de férias, se sente sozinha e, por não poder brincar com o que gosta, ela se sente frustrada. Mas é com a ajuda de Gisela e de seu pai que ela aprende a lidar com o tédio e, para se distrair, aprende também a usar sua imaginação.
Este livro conta a história de Pedro, uma criança que experimenta diferentes emoções ao tentar esconder das pessoas que sente medo, e evita a todo custo usar o banheiro. Ao longo da narrativa, Pedro manifesta as mesmas dificuldades que crianças com transtorno de eliminação - Encoprese, tais como: constipação, dor abdominal, vazamento das fezes na roupa, regressão para o uso da fralda, dor ao evacuar, e sentimentos de vergonha, medo e culpa. Após a exposição das dificuldades, o livro psicoeduca sobre a Encoprese e lista possíveis causas para o que está acontecendo com Pedro.
A aceitação e elaboração do luto, diante de uma perda, dependerá de como o enlutado percebe a situação: idade, cultura, crenças e outros aspectos influenciarão significativamente na sua forma de enfrentamento. Falar sobre a morte ainda é um tabu para muitos, mas não adianta fugir da realidade, pois ela é universal e chegará para todos. Conversar sobre o assunto fortalece e, até mesmo, pode ressignificar esse momento difícil.
Algumas vezes, encontramos em nosso caminho uma grande barreira que parece nos impedir de alcançar nossos objetivos e tornar realidade nossos sonhos. Nesta história, as barreiras enfrentadas por Valentina são o medo e a vergonha. Neste livro, experimentamos como enfrentar os desafios da vida e nos aproximar do que é importante para nós.
A vergonha é uma emoção muito importante, que inibe comportamentos que podem atrapalhar nossa relação com outras pessoas e, quando sentida em excesso, pode nos deixar muito solitários e restritos em relação às nossas atividades. Este livro conta a história de Isabele, que sente muita vergonha em algumas situações, mas aprende a enfrentar e, aos poucos, faz uma nova amizade. Esse é um exemplo importante de um pequeno grande passo para o enfrentamento da vergonha.
Projetado para uso como parte de um programa orientado por um terapeuta, este manual tem um formato que permite fácil leitura e consulta e inclui formulários que podem ser reproduzidos. Você também poderá imprimir os formulários, acessando um link no site da Editora Hogrefe.
Brooke Ingersoll; Anna Dvortcsak - Tradução Cecília Camargo Bartalotti
Revisão técnica Vanessa Madaschi, Régis Nepomuceno Peixoto e Stephani de Pol – Instituto Inclusão Eficiente
Após se sair mal em uma prova de matemática, Lara não se deixa abater e surpreende a todos com sua postura diante das adversidades. Esforçada e confiante, a menina conta com a ajuda de seus pais e do professor Paulo para aprender estratégias que a ajudem a se desenvolver cada vez mais, mesmo com obstáculos que insistem em aparecer pelo caminho. Focada em seus objetivos, Lara tem determinação para ir cada vez mais longe, deparando-se com desafios surpreendentes.
Esta história ilustra a distorção cognitiva pensamento dicotômico, também chamada de pensamento preto ou branco ou ainda tudo ou nada, que nos leva a perceber as situações em dois extremos, em vez de um continuum. Este livro traz o Extremalien, um alienígena que cresce e influencia nossos pensamentos, nos conduzindo à ideia de que uma situação pode ser de um jeito e de outro. A personagem Taís, uma menina que está com dificuldades de leitura em sala aula, apresenta essa distorção. Temas como autoeficácia, autoestima e autoconfiança são abrangidos neste volume, que faz parte da Coleção Cerebrus Pifadus.
O raciocínio emocional é uma distorção cognitiva que leva as pessoas a pensarem conforme a tonalidade emocional que vivenciam em um dado momento. Por exemplo, se estão ansiosas ou preocupadas, é sinal de que algo ruim vai acontecer. O Irracionalien fez Murilo acreditar que os amigos tinham ciúmes e estavam contra ele. Para enfraquecer o alien, o menino usou a análise racional, ou seja, refletiu sobre explicações alternativas para o comportamento dos amigos que não aquele que sentia como sendo verdade. Os temas abordados são frustração, merecimento, autoindulgência e desconfiança.
Quando uma criança chega na terapia, muitas vezes tem dificuldade de entender o que é um terapeuta e o que será feito naquele espaço. Por vezes acredita que aquele espaço é meramente recreativo ou pode até entendê-lo como algo assustador em função de que ali serão abertas suas intimidades e dificuldades.
De forma lúdica e repleto de exercícios, este livro é uma ferramenta para auxiliar a criança na compreensão do seu próprio funcionamento a partir do processo de análise da integração: emoção, mente e ação.
Este livro objetiva psicoeducar crianças e adolescentes sobre a importância da autonomia e da prevenção do abuso, um tema difícil de ser abordado pelas famílias. De forma bem lúdica, mostra o desenvolvimento infantil e as descobertas do corpo. É um recurso auxiliar para familiares e para profissionais abordarem o tema que ainda é um tabu para muitos.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.