Este livro fala sobre os preparativos para a chegada de um novo bebê na família, quando seu nascimento ocorre de forma prematura. Tem como objetivo informar e esclarecer para o irmão ou irmã o que está ocorrendo na sua família, o que acontece com o bebê quando ele não está mais na barriga da mamãe, mas também não está em casa. Explica onde está o bebê, o motivo da internação hospitalar, suas necessidades ao passar por essa situação, como também por que os pais se ausentam tanto de casa nesse momento e quais as suas reações emocionais, tendo o intuito de auxiliar na compreensão do que está acontecendo. Assim, com explicações e esclarecimento de dúvidas ocorre a redução dos pensamentos disfuncionais relacionados à hospitalização do bebê e melhora a adaptação emocional à situação familiar.
Este livro conta a história de Arthur, um menino que amava gatos até sofrer um trauma. A obra é um importante instrumento para auxiliar o terapeuta a psicoeducar crianças sobre o transtorno de estresse pós-traumático, ensinando sobre o modelo cognitivo-comportamental com base no reconhecimento de suas emoções. Apresenta reflexões e atividades que ajudam a diminuir o sofrimento e a vencer os traumas na infância.
Este livro propõe atividades que trabalhem a psicoeducação e o monitoramento das emoções, promovendo a adequada regulação emocional na infância. Contém atividades lúdicas e educativas que podem ser utilizadas por psicoterapeutas, para explorar o trabalho na clínica cognitivo-comportamental, por pais e professores.
Félix é um menino alegre, mas, atualmente, alguma coisa tem acontecido com ele, pois ele está se isolando de seus amigos. Junto com uma psicóloga, Félix descobre seus lados (modos esquemáticos): o lado saudável, o lado vulnerável, o lado contente e o lado zangado. Quando os lados começam a trabalhar juntos, Félix começa a se sentir muito melhor!
0Esta é a história de uma família que passou pelas dúvidas e inquietações de um processo de separação do casal e que precisa se adaptar à realidade pós-divórcio e a sua nova configuração.
Crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhados a um psicopedagogo sem que compreendam as razões para isso. Este livro explica, por meio de linguagem simples, objetiva e lúdica, as atribuições e competências desse profissional, bem como a necessidade da colaboração e da participação ativa do aprendente durante os atendimentos. Tem por objetivo fortalecer e potencializar o processo de aprendizagem junto à escola e à família durante o percurso.
O uso inadequado de tecnologia é uma temática que vem obtendo uma significativa expansão na literatura científica especializada e em diversos setores da mídia. Devido à relevância do tema, a dependência de jogos eletrônicos também gerou interesse de pais e educadores que lidam constantemente com filhos e estudantes, respectivamente, com uso problemático deste recurso tecnológico, seja em casa ou no ambiente escolar.
Projetado para uso como parte de um programa orientado por um terapeuta, este manual tem um formato que permite fácil leitura e consulta e inclui formulários que podem ser reproduzidos. Você também poderá imprimir os formulários, acessando um link no site da Editora Hogrefe.
Brooke Ingersoll; Anna Dvortcsak - Tradução Cecília Camargo Bartalotti
Revisão técnica Vanessa Madaschi, Régis Nepomuceno Peixoto e Stephani de Pol – Instituto Inclusão Eficiente
A obra relata sobre o processo de separação dos pais de Isadora e principalmente sobre novas configurações familiares, pois a personagem principal Isadora após a separação dos pais vai morar com o pai e seu companheiro. O livro tem como objetivo evidenciar o diálogo sobre novas configurações familiares, focando nessa obra na família homoafetiva.
Muitas vezes, alguns de nossos pensamentos e comportamentos afetam nossa rotina, impedindo que a gente faça o que realmente importa. Este livro busca mostrar a importância de, algumas vezes, testarmos os pensamentos e não realizarmos os comportamentos que estão atrapalhando nossa rotina. Apesar de não ser nada fácil fazer isso, podemos descobrir uma nova forma de viver nossos dias, muito mais leve, alegre e gratificante.
Este livro tem como objetivo ajudar adultos e crianças a conversarem sobre o diagnóstico e informações a respeito do câncer de algum familiar ou pessoa próxima. Ele abranger algumas emoções, pensamentos e comportamentos que podem surgir diante deste diagnóstico. Uma nova tomada de consciência sobre hábitos, fatores de risco e proteção, e clima emocional na família, incentivando o trabalho em equipe e maior transparência com a criança, numa linguagem pictórica e de fácil compreensão.
Esta obra é uma ferramenta para pais e terapeutas se informarem acerca da fobia específica de agulha e seu tratamento, baseado na terapia cognitivo-comportamental. Por meio da história de Malu, o livro apresenta o passo a passo do tratamento de dessensibilização sistemática por meio da exposição ao estímulo fóbico, além de técnicas que podem ser utilizadas no ambiente terapêutico.
Por meio da história de Gabi e a Flor de Lótus, este livro mostra para as crianças a resiliência infantil, tão difícil nos dias de hoje. A resiliência é a capacidade que cada indivíduo tem/adquire para sair de um problema ou se transformar a partir dele.
O livro "Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil", organizado por Marina Gusmão Caminha e Renato Maiato Caminha, reúne a experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente em função de suas pesquisas e intervenções clínicas na prática infantil.
Se colocar no lugar do outro nem sempre é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para ampliar, manter e finalizar relacionamentos. Desde a infância, aprender habilidades de empatia auxilia as crianças a compreender, sentir e responder adequadamente ao sentimento do outro, processo este que só tende a contribuir para seu desenvolvimento e relações ao longo da vida. Esperamos, com este livro, auxiliar pais, educadores e terapeutas a desenvolver e ampliar as habilidades de empatia em crianças de 6 a 10 anos, como uma possibilidade de validar sentimentos e facilitar relacionamentos.
O objetivo deste material é favorecer a psicoeduação do quadro de TDAH e o trabalho interventivo na clínica, na família e na escola, visando um manejo mais adequado, bem como melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.