A aprendizagem da matemática é fundamental para alcançar o sucesso em uma sociedade como a atual, que se baseia no conhecimento. A carência de certas habilidades matemáticas pode levar à sérias consequências na hora de conseguir e manter um emprego ou certo status profissional.
Apesar disso, ainda são escassos os especialistas que ajudam as crianças com dificuldades de aprendizagem da matemática, às quais nos referimos com o termo Discalculia do Desenvolvimento. Com grande rigor científico, a doutora Dos Santos foi capaz de integrar os conhecimentos mais relevantes no campo da discalculia, com importantes implicações para a orientação educativa e a prática clínica. ” Prof. Dr. Luis Fuentes Melero, Universidad de Murcia, Murcia, Espanha.
Capítulos: 1. Disfunções da numerosidade; 2. Diagnóstico diferencial da discalculia do desenvolvimento; 3. Introdução à discalculia do desenvolvimento; 4. Fenótipos da Discalculia do Desenvolvimento; 5. Prevalência dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 6. A etiologia multifatorial da discalculia do desenvolvimento; 7. Neurobiologia dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 8. Critérios oficiais da Discalculia do Desenvolvimento; 9. Avaliação multidimensional da Discalculia do Desenvolvimento; 10. Intervenções dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 11. Relatos de casos de Discalculia do Desenvolvimento; 12. Modelos teóricos da cognição numérica.
Um manual completo para terapeutas, profissionais e familiares que trabalham com pessoas com dificuldades cognitivas. A reabilitação envolve o ensino de habilidades básicas relacionadas às atividades cotidianas necessárias, para que os indivíduos tornem-se mais independentes com uma variedade de tarefas. O objetivo deste manual é oferecer uma reabilitação funcional através de tarefas específicas. As instruções são descritas de maneira detalhada e podem ser administradas por familiares e profissionais.
Barbara A. Messenger; Niki Ziarnek Adaptação brasileira: Cristiane Boff; Tatiana Quarti Irigaray; Camila Rosa de Oliveira
Esta obra se constitui em relevante oportunidade para o leitor aprofundar no tema dos TAs. Por meio de uma leitura acessível, direta e com ilustrações através de vinhetas e casos clínicos, oferece uma leitura bastante atraente. Observa-se que o objetivo do livro é levar ao leitor propostas de tratamento embasado no modelo cognitivo-comportamental, nas evidências científicas e na prática clínica. Objetivo que é atingido com maestria ao longo dos capítulos que o compõem. Oferece ao leitor a oportunidade de ter em uma mesma fonte ampla visão da TCC dos TAs quanto a modelos de compreensão e de tratamento, com relevante base científica. Trata-se de uma leitura extremamente agradável, acessível a estudantes e com importantes contribuições para terapeutas e profissionais afins.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Este livro apresenta casos em diferentes temáticas sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os capítulos trazem, de forma clara e didática, quais intervenções são possíveis fazer para cada psicopatologia abordada, a fim de instrumentalizar o leitor a utilizar recursos e técnicas em sua atuação clínica. As situações abordadas incluem casos de raiva, terapia de casais, obesidade, ansiedade de desempenho, depressão, relacionamentos abusivos, transtorno de pânico e transtorno de personalidade histriônica, entre outros. Por meio de práticas e pesquisas que respaldem fazeres na área, espera-se que o clínico possa efetuar orientações em relação ao desenvolvimento psicológico da pessoa em atendimento.
Este guia pretende esclarecer às pessoas deprimidas e a seus familiares sobre as queixas e os sintomas, a evolução, as causas e as possibilidades de tratamento da depressão. São apresentadas algumas sugestões de autoajuda para o acompanhamento, e sobretudo, para a prevenção desse transtorno.
O termo “distúrbios motores”, citado metaforicamente no título deste livro, visa sinalizar aos leitores a existência de alterações motoras e/ou nos movimentos em diversas condições neuropsicológicas abordadas e pontuar a importância da interdisciplinaridade para pesquisa e diagnóstico, além de tratamento. Os autores debruçaram-se em ampliar o repertório sobre o conhecimento teórico e basal de doenças neuropsicológicas que têm como um dos sintomas a interferência na motricidade dos pacientes.
0Este livro convida as crianças a brincarem de reconhecer e de colorir emoções, conforme a cor que a criança considera representativa para cada uma delas. É um material lúdico com o selo do Instituto TRI, que permite o reconhecimento da empatia por meio da expressão facial da emoção. Ferramenta indispensável para terapeutas.
Notar e anotar é um guia de monitoramento para pais e filhos utilizado principalmente no processo terapêutico. Ele deve ser usado em conjunto com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), visando manter à disposição informações importantes relativas ao tratamento. Nele, os pais poderão acompanhar a rotina de seu filho identificando e anotando bons hábitos e outros que possam ser melhorados. Além do registro semanal, por meio do jogo que acompanha este guia, a família também poderá expressar as emoções, pensamentos e comportamentos.
Este é um material reflexivo sobre a temática da compaixão, que é a capacidade de compreender o estado emocional do outro e não demonstrar indiferença, mas sim gentileza. É oferecer conforto e ter o desejo de aliviar ou minimizar o sofrimento do outro, de agir em busca de soluções. Compaixão é encontrar formas de acender vidas em meio à escuridão.
Este livro dispõe de formulários digitais.
PÚBLICO-ALVO
A obra é destinada para crianças a partir de 8 anos, pais e clínicos.
Na obra, “Como lidar com o amor patológico”, autores renomados trazem ao grande público a discussão sobre o que é o amor patológico e como identificá-lo. Mesmo sendo um conceito amplo e difícil de limitar, a obra navega por este sentimento diferindo as formas saudáveis e não saudáveis de se relacionar, não pelo caráter de julgamento e sim pelo prisma de causar ou não sofrimento.
Os seres humanos partilham as mesmas características biológicas e, por isso saúde e doenças semelhantes, e diagnósticos e tratamentos semelhantes. Há, no entanto especificidades na manifestação de doenças em função do gênero, como o caso de algumas doenças oncológicas específicas do gênero ou de outras em que a incidência nas mulheres é diferente da dos homens.
A terapia do bem-estar enfatiza a auto-observação por meio de um diário estruturado, juntamente com a interação entre paciente e terapeuta, em que o profissional solicita a realização de atividades como tarefas de casa, chamada de autoterapia. O Meu diário de bem-estar visa a auxiliar os pacientes na construção do bem-estar, no monitoramento desses períodos, na identificação mais acurada dos pensamentos automáticos negativos e das situações que rompem o bem-estar prematuramente.
Nos últimos 10 anos, diversos livros de terapia e terapia cognitivo-comportamental têm sido produzidos ou traduzidos de outros idiomas para o português. Isto, sem dúvida, contribui significativamente para a divulgação dessa forma de terapia, uma das mais importantes e eficazes no mundo atual.Não obstante esse desenvolvimento.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino do Gelo: o jeito empático e generoso, a característica descrita é a Amabilidade, em que os personagens desenvolvem a empatia e a generosidade.
Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.
Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.
O objetivo desta obra é reunir e apresentar as técnicas desenvolvidas criativamente pelos profissionais que têm utilizado o Baralho da Sexualidade em sua prática profissional, nos mais diversos contextos. Dessa forma, o livro não apenas divulga as boas ideias e amplia sua implementação, mas propicia um compêndio de possibilidades de utilização dessa ferramenta.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.