A aprendizagem da matemática é fundamental para alcançar o sucesso em uma sociedade como a atual, que se baseia no conhecimento. A carência de certas habilidades matemáticas pode levar à sérias consequências na hora de conseguir e manter um emprego ou certo status profissional.
Apesar disso, ainda são escassos os especialistas que ajudam as crianças com dificuldades de aprendizagem da matemática, às quais nos referimos com o termo Discalculia do Desenvolvimento. Com grande rigor científico, a doutora Dos Santos foi capaz de integrar os conhecimentos mais relevantes no campo da discalculia, com importantes implicações para a orientação educativa e a prática clínica. ” Prof. Dr. Luis Fuentes Melero, Universidad de Murcia, Murcia, Espanha.
Capítulos: 1. Disfunções da numerosidade; 2. Diagnóstico diferencial da discalculia do desenvolvimento; 3. Introdução à discalculia do desenvolvimento; 4. Fenótipos da Discalculia do Desenvolvimento; 5. Prevalência dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 6. A etiologia multifatorial da discalculia do desenvolvimento; 7. Neurobiologia dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 8. Critérios oficiais da Discalculia do Desenvolvimento; 9. Avaliação multidimensional da Discalculia do Desenvolvimento; 10. Intervenções dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 11. Relatos de casos de Discalculia do Desenvolvimento; 12. Modelos teóricos da cognição numérica.
O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) foi idealizado para substituir o Sistema Compreensivo de John Exner, uma importante ferramenta para compreensão da dinâmica da personalidade.
Um menino perde a inspiração para desenhar quando fica sem seus lápis de cor. Até que descobre que muita coisa legal pode ser feita usando apenas um lápis preto. Essa é a história de Guto, que, seguindo as dicas do pai, acaba fazendo bonito no final.
A obra relata sobre o processo de separação dos pais de Isadora e principalmente sobre novas configurações familiares, pois a personagem principal Isadora após a separação dos pais vai morar com o pai e seu companheiro. O livro tem como objetivo evidenciar o diálogo sobre novas configurações familiares, focando nessa obra na família homoafetiva.
A nova edição do WISC-IV Avaliação Clínica e Intervenção foca na relevância clínica do WISC-IV como uma ferramenta de avaliação e no planejamento de intervenções. O conteúdo da primeira edição foi revisado para refletir este foco, e estudos de caso foram usados para ilustrar a relação entre avaliação e intervenção.
A terapia comportamental dialética (DBT) possibilita o aprendizado de habilidades e estratégias para lidar com emoções e comportamentos. De uma maneira clara, acessível e fácil de aplicar, este manual fornece ferramentas baseadas na DBT para que terapeutas possam orientar os adolescentes com problemas emocionais ou comportamentais e suas famílias a lidarem com suas emoções e a promoverem mudança de comportamento.
Este livro traz diferentes estratégias para lidar com as birras e os comportamentos inadequados das crianças, ensinando ainda a valorizar e aumentar a incidência dos comportamentos considerados adequados por pais e cuidadores. As estratégias estão descritas com uma linguagem de fácil entendimento que possibilitam a sua aplicação no cotidiano das famílias, baseando-se em estudos e práticas educativas positivas. Além disso, o livro traz atividades para serem realizadas pelos pais, cuidadores e seus filhos, no intuito de praticar as estratégias fornecidas.
Ouvir "não" é uma experiência fundamental para o desenvolvimento humano. Mas, é frequente o relato de pais e professores em relação à dificuldade de tratar essa situação com as crianças. Na clínica, também é muito comum o aparecimento de crianças e até adultos que relatam experimentarem uma raiva excessiva e responderem de forma agressiva, quando frustrados em seus desejos. Esse comportamento inassertivo, na maioria dos casos, está relacionado a uma falta de limite na educação, desde o início da infância.
Déficits no manejo da raiva tendem a gerar prejuízos à adaptação e ao funcionamento social. Embora a raiva seja uma emoção natural, a experiência intensa e frequente, associada à expressão desadaptativa, tende a gerar muitos prejuízos à infância e a todo o desenvolvimento, caso seja persistente.
A vergonha é uma emoção muito importante, que inibe comportamentos que podem atrapalhar nossa relação com outras pessoas e, quando sentida em excesso, pode nos deixar muito solitários e restritos em relação às nossas atividades. Este livro conta a história de Isabele, que sente muita vergonha em algumas situações, mas aprende a enfrentar e, aos poucos, faz uma nova amizade. Esse é um exemplo importante de um pequeno grande passo para o enfrentamento da vergonha.
O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida.
Organizado pelo Dr. Wilson Melo, professor de Pós-graduação em Terapia Cognitiva, "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" é um compêndio avançado das mais recentes inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda. Com capítulos escritos pelos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses e britânicos em psicoterapia cognitivo-comportamental, o material aqui apresentado esclarece tanto os novatos quanto os especialistas, abrangendo uma ampla variedade de abordagens psicoterapêuticas em todas as fases da vida, de modo que será útil tanto para aqueles que trabalham com crianças e adolescentes quanto aos que trabalham com adultos.
Este guia descreve, em linguagem compreensível, os vários sintomas do transtorno e explica os conhecimentos atuais sobre seus efeitos. Pretende, antes de tudo, encorajar pacientes com este transtorno a procurar por uma psicoterapia eficaz. São explicadas sua estrutura e a metodologia, abordadas as perguntas mais importantes e oferecidas orientações de autoajuda.
Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo múltiplos saberes é uma obra elaborada a muitas mãos e que reflete claramente o pensamento que ao se tratar de pessoas nenhum profissional é suficiente e a multiplicidade de perspectivas se faz necessária. A interface saúde, educação e neurociências, tendo em vista sua complexidade, requer realmente muitos olhares sobre o mesmo cérebro.
Ter crianças em casa é o desejo de muitas famílias. Embora tragam muitas alegrias, educá-las não é uma tarefa simples, representando grandes desafios aos cuidadores. Nesse contexto, surge a presente obra enaltecendo a sistematização de informações acerca das práticas e habilidades sociais educativas na interação com o comportamento de crianças e jovens.
Autor do primeiro título da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica, o Neuromodulação autorregulatória: Princípios e prática, Óscar F. Gonçalves lança outra obra que aborda o cérebro, dessa vez com a temática da mente errante. Em 5 capítulos bem estruturados e uma conclusão a respeito do tema, o autor apresenta o processo de divagação mental e explica quais são as suas causas, os seus benefícios e a sua importância para a nossa cognição.
Este é um livro para todas as idades. Na forma de metáfora, o livro propõe ao leitor viajar na estrada da Gratitude para buscar o autoconhecimento e o reconhecimento do que precisa ser feito em sua vida. Para isso, inclui questionamentos que precisam ser exercitados para alcançar o caminho da gratidão com atitude. Ser grato é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Carregar esse sentimento e estimular a ação em prática diária é o que pode revolucionar o mundo e construir uma visão otimista da vida. Estudos demonstram que cultivar esse sentimento pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.