A nomeação automática se caracteriza pela capacidade em perceber um símbolo visual e recuperar seu nome de maneira rápida e acurada. Este tipo de tarefa fornece uma das melhores medidas para diferenciar bons e maus leitores, tendo em vista que tanto a nomeação automática, quanto a leitura, envolvem o reconhecimento visual de estímulos e o acesso à sua representação fonológica.
O instrumento tem como objetivo avaliar a nomeação automática em crianças. É de grande importância na identificação precoce de riscos de dificuldades de leitura e aprendizado em crianças, bem como para avaliar processos subjacentes a fluência de nomeação e de leitura que compõe o sistema básico de recuperação de palavras e seus componentes, podendo ser utilizado como instrumento diagnóstico.
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) avalia os possíveis déficits das Funções Executivas (FE) nas atividades do cotidiano em adultos. Estes processos são responsáveis por orientar, direcionar e gerenciar funções cognitivas.
3Autores: Anna Elisa de Villemor - Amaral; Ricardo Primi
O Sistema Compreensivo integra diversos aspectos que avaliam a organização cognitiva do indivíduo, habilidades e dificuldades afetivas, autopercepção e exploração diante das relações interpessoais.
Coleção Completa (Manual, Protocolo de aplicação (25 folhas), Pranchas de Zulliger (3))
O Z-Teste é uma solução para avaliar os construtos psicológicos básicos: capacidade de desempenho, objetividade, ansiedade, depressão, controle geral e emocional, funcionamento do pensamento lógico, integração humana e outros aspectos da personalidade.
O teste Infantil de memória, é um instrumento que avalia os processos subjacentes a memória de curto prazo, especialmente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinado.
O instrumento apresenta aplicabilidade na avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças de 3 a 6 anos e 11 meses, com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldade escolares/pré-escolares.
Lidar com quadros demenciais exige do profissional um grande número de informações e diferentes formas de avaliação. Seja no contexto clínico ou hospitalar, estar instrumentalizado para as demandas do mercado é de suma importância. O MMSE-2 é um dos instrumentos de rastreio mais utilizados para investigar o funcionamento cognitivo geral, ele foi criado para auxiliar o profissional na triagem e acompanhamento do estado mental de diferentes pacientes.
1-Manual | 1 - Guia de intervenção, normas de desempenho escola privada Normas de desempenho escola pública | 25 - Ficha individual de avaliação | 10 - Ficha individual de avaliação progressiva |10 - Perfil ortográfico da turma
Público-Alvo: O instrumento é destinado à indivíduos entre 18 e 92 anos de idade.
Aplicação: Individualmente.
Tempo de aplicação: Em média de 30 minutos a 2 horas.
Contexto:Clínico, Concessão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de porte de arma de fogo, Processo seletivo, Perícia, Orientação profissional, entre outros.
O WCST é considerado mundialmente como um instrumento padrão ouro de avaliação cognitiva. Avalia especificamente as funções executivas, com base na estimulação da flexibilidade de pensamento do sujeito, com o propósito de gerar estratégias para a solução de problemas a partir do feedback do avaliando. Seu objetivo é de estimar a habilidade de monitorar, regular e inibir comportamentos automatizados e perseverantes, e de flexibilizar o pensamento para planejar estratégias de soluções, com base nas mudanças do ambiente.
O Teste de Atenção Visual – 4ª edição (TAVIS-4) é um teste computadorizado de atenção visual que consiste de três tarefas para avaliar as seguintes funções atencionais: Seletividade, Alternância, Sustentação.