Descreve alguns fatores que, presentes no relacionamento com os filhos, podem contribuir para minimizar os riscos de compulsão às drogas. - Considera que controle e limites, constituem fatores que, quando ministrados de forma adequada, e no devido momento, no processo de educação de jovens, colaboram para o desenvolvimento do indivíduo. E que determinadas transgressões também podem contribuir para o desenvolvimento do indivíduo e do sistema social.
Autores: Luís Carlos Tavares Ferreira e Maria Luísa Milagre
ISBN: 9788588009479
156 páginas
Colocar limites de maneira adequada é uma habilidade a ser constantemente aprendida. Este livro busca elucidar algumas questões comuns aos pais e educadores: - A diferença entre controle e limites. - Como buscar ser autoridade, sem se tornar autoritário. - A diferença entre medo e respeito. - A possibilidade de evoluir da obrigação para o compromisso. - Como educar com argumentação sem ser manipulado pelo filho. - Relata alguns limites e procedimentos que, quando utilizados pela autoridade (pais e professores), no processo de educação, podem colaborar para que o jovem assuma posturas menos ansiosas e mais práticas em relação aos seus compromissos escolares.
O pré-escolar Débora Marques de Miranda; Leandro Fernandes Malloy-Diniz
O pré-escolar apresenta o desenvolvimento típico da criança nos primeiros anos de vida, os mecanismos para aliviar esse processo, em termos de indivíduo, e seu impacto potencial no desenvolvimento humano. Entre os fatores relacionados com o desenvolvimento, há tanto fatores intrínsecos da biologia quanto ambientais, que permitem a modulação e intervenção no desenvolvimento de maneira efetiva e já determinada pela literatura.
Um manual completo para terapeutas, profissionais e familiares que trabalham com pessoas com dificuldades cognitivas. A reabilitação envolve o ensino de habilidades básicas relacionadas às atividades cotidianas necessárias, para que os indivíduos tornem-se mais independentes com uma variedade de tarefas. O objetivo deste manual é oferecer uma reabilitação funcional através de tarefas específicas. As instruções são descritas de maneira detalhada e podem ser administradas por familiares e profissionais.
Barbara A. Messenger; Niki Ziarnek Adaptação brasileira: Cristiane Boff; Tatiana Quarti Irigaray; Camila Rosa de Oliveira
Ter crianças em casa é o desejo de muitas famílias. Embora tragam muitas alegrias, educá-las não é uma tarefa simples, representando grandes desafios aos cuidadores. Nesse contexto, surge a presente obra enaltecendo a sistematização de informações acerca das práticas e habilidades sociais educativas na interação com o comportamento de crianças e jovens.
O nascimento de um bebê pré-termo é um evento que geralmente traz implicações de risco ao desenvolvimento saudável. Na inclusão da criança prematura na escola, pode haver maiores dificuldades nos processos de aprendizagem, habilidades comportamentais e distúrbios do crescimento. Este livro tem como objetivo ajudar pais e profissionais da saúde e da educação a identificar e a intervir nos aspectos menos desenvolvidos de crianças prematuras, potencializando um ambiente seguro e incentivador para que elas desenvolvam habilidades mais favoráveis ao seu pleno crescimento.
Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.
Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.
Este guia descreve, em linguagem compreensível, os vários sintomas do transtorno e explica os conhecimentos atuais sobre seus efeitos. Pretende, antes de tudo, encorajar pacientes com este transtorno a procurar por uma psicoterapia eficaz. São explicadas sua estrutura e a metodologia, abordadas as perguntas mais importantes e oferecidas orientações de autoajuda.
Podemos ensinar às crianças ações que as tornem mais felizes? Seria possível aprender, desde cedo, como cultivar a saúde psicológica? Segundo os estudos da Psicologia Positiva, a resposta é sim!
Tendo o foco principal no lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem aos indivíduos e às comunidades prosperarem. Agora, imagine aliar, dentro das histórias infantis, os conhecimentos científicos sobre o funcionamento humano ótimo aos hábitos para a construção da felicidade. É isso que a Coleção Psicologia Positiva para Crianças traz.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino do Fogo: o jeito tranquilo e relaxado, a característica descrita é a Estabilidade Emocional, em que os personagens aprendem que quando a estabilidade está muito baixa pode fazer com que vejam perigo em tudo e evitem situações novas pelo medo. Não sabendo regular as emoções estão sujeitos a perigos físicos e sociais.
Essa obra visa trazer aspectos teóricos e práticos para instrumentalizar o profissional que lida com estes transtornos em seu dia a dia. Além da descrição, teorias e modelos explicativos, diagnósticos e indicações, os autores também oferecem materiais práticos para auxiliar o atendimento e o planejamento de intervenções.
A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.
Este livro tem como objetivo convidar as crianças — e até mesmo os adultos — a refletirem sobre seus pensamentos para entenderem qual significado eles têm, proporcionando, assim, o conhecimento relacionado às diferentes formas de pensar a respeito de uma situação e a possibilidade de cada pessoa descobrir a sua forma preferencial. Pretende-se que o leitor entenda que podem existir pensamentos diferentes para uma mesma situação, sem que eles sejam certos ou errados, e sim, diferentes pontos de vista e de percepção.
Ao assumir a responsabilidade pelo cuidado de uma planta, Mikaela percebe que, assim como as pessoas, cada uma tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras, menos. Algumas gostam de ficar expostas diretamente ao sol, outras não. Além de adquirir responsabilidade e aprender sobre respeito às diferenças, ter uma plantinha motiva a criança a exercitar disciplina e paciência, a ter foco e atenção, e proporciona diferentes experiências sensoriais.
Uma das peculiaridades da formação do psicólogo é a necessidade de lidar com a diversidade de teorias e sistemas em psicologia. Essa pluralidade lança o desafio de reconhecer a irredutibilidade das diferentes formas de compreensão dos fenômenos psicológicos, bem como de buscar clareza sobre o desenvolvimento histórico e os compromissos filosóficos que sustentam essa diversidade. Esse esclarecimento pode ser alcançado por meio da pesquisa teórica, entendida como uma das principais maneiras de produção de conhecimento em história e filosofia da psicologia.
SINOPSe Hipnoterapia cognitiva: tratamento clínicos dos transtornos da ansiedade e seus sintomas, este livro vem ao encontro das necessidades dos profissionais que trabalham com transtornos alimentares e controle de dietas lidando com dificuldade dos pacientes em abrir mão do açúcar. Tratar esta dependência é tratar vícios, e a hipnoterapia cognitiva traz ferramentas integrativas às intervenções para pacientes devidamente testados em sua suscetibilidade à hipnose e, portanto, tecnicamente vulneráveis ao protocolo de aversão a doces. O psicólogo encontrará neste livro um excelente caminho para ajudar pacientes sensíveis ao processo e que estejam em busca, seja por questões estéticas ou em decorrência de diabetes, de uma vida mais saudável sem os doces.