Dislexia de desenvolvimento ou transtorno específico de aprendizagem da leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, que não são consistentes com a idade cronológica, as oportunidades educacionais ou as habilidades intelectuais. Apesar da presença do tema em inúmeros estudos nas mais diversas áreas, o enfoque neuropsicológico interdisciplinar no Brasil não é o preponderante nas produções em forma de livro, sendo essa publicação importante para os profissionais e estudantes que gostariam de se aprofundar nas discussões acerca deste transtorno.
De forma lúdica, este livro apresenta o transtorno bipolar infantil, facilitando a compreensão de crianças e de suas famílias por meio da psicoeducação. Com intervenções práticas, estimula o autocontrole e auxilia no processo terapêutico.
Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. Ele foi desenvolvido por duas profissionais da área da saúde, nutrição e psicologia, e oferece informações e orientações para crianças e adultos.
Ouvir "não" é uma experiência fundamental para o desenvolvimento humano. Mas, é frequente o relato de pais e professores em relação à dificuldade de tratar essa situação com as crianças. Na clínica, também é muito comum o aparecimento de crianças e até adultos que relatam experimentarem uma raiva excessiva e responderem de forma agressiva, quando frustrados em seus desejos. Esse comportamento inassertivo, na maioria dos casos, está relacionado a uma falta de limite na educação, desde o início da infância.
0Este livro convida as crianças a brincarem de reconhecer e de colorir emoções, conforme a cor que a criança considera representativa para cada uma delas. É um material lúdico com o selo do Instituto TRI, que permite o reconhecimento da empatia por meio da expressão facial da emoção. Ferramenta indispensável para terapeutas.
Este livro apresenta informações importantes de pesquisas recentes sobre o TOC, e orientações úteis sobre os sintomas, causas, questionários de avaliação e os tratamentos mais adequados.
A teoria da ativação comportamental indica que muito do comportamento humano clinicamente relevante está relacionado ao reforço positivo e que, quando tal reforço é reduzido, perdido ou cronicamente baixo, o resultado é a depressão. A ativação comportamental incentiva os clientes a adquirirem e desenvolverem as habilidades que lhes permitem estabelecer e manter contato com fontes diversas e estáveis de reforço positivo. Isso produz uma vida com significado, valor e propósito.
Este livro propõe atividades que trabalhem a psicoeducação e o monitoramento das emoções, promovendo a adequada regulação emocional na infância. Contém atividades lúdicas e educativas que podem ser utilizadas por psicoterapeutas, para explorar o trabalho na clínica cognitivo-comportamental, por pais e professores.
A proposta deste livro é constituir um guia prático a respeito de alguns dos principais testes psicológicos de grande uso em processos de avaliação psicológica, apresentando indicações de aplicação, correção e interpretação.
Este livro reúne evidências científicas e clínicas atuais, em uma linguagem acessível ao público geral, sobre um transtorno mental comum, mas que ainda é pouco conhecido. Pretende esclarecer as características que são peculiares ao TDC – e que o diferenciam da insatisfação com a aparência normal e de outros transtornos mentais – as queixas, os sintomas e sua evolução. Trata-se de um distúrbio complexo da imagem corporal que envolve numerosos comportamentos e regiões do corpo, e se associa a elevados índices de comorbidades, de impacto no funcionamento cotidiano e de ideação e tentativas de suicídio.
Supervisão em psicologia é uma atividade que não temos muito o costume de conceitualizar, uma vez que o termo é quase autoexplicativo e que, de uma forma ou de outra, todos sabem do que se trata. Apesar de todo profissional formado já ter passado pela experiência de ser supervisionado, existindo, portanto, um conhecimento vivencial e empírico, a realidade dentro do contexto profissional não é tão simples assim.
É possível encontrar diversos conceitos e modelos de supervisão em psicologia, sendo que a primeira e mais básica distinção entre eles é que a supervisão pode ser administrativa (também chamada de gerencial) ou profissional / clínica.
Ao assumir a responsabilidade pelo cuidado de uma planta, Mikaela percebe que, assim como as pessoas, cada uma tem necessidades diferentes: umas precisam de mais água, outras, menos. Algumas gostam de ficar expostas diretamente ao sol, outras não. Além de adquirir responsabilidade e aprender sobre respeito às diferenças, ter uma plantinha motiva a criança a exercitar disciplina e paciência, a ter foco e atenção, e proporciona diferentes experiências sensoriais.
A vergonha é uma emoção muito importante, que inibe comportamentos que podem atrapalhar nossa relação com outras pessoas e, quando sentida em excesso, pode nos deixar muito solitários e restritos em relação às nossas atividades. Este livro conta a história de Isabele, que sente muita vergonha em algumas situações, mas aprende a enfrentar e, aos poucos, faz uma nova amizade. Esse é um exemplo importante de um pequeno grande passo para o enfrentamento da vergonha.
Este livro divide-se em quatro partes, com as técnicas mais conhecidas, de acordo com o tipo de estímulo e de tarefa solicitada: interpretação de manchas, técnicas temáticas, desenhos, técnicas de estímulos específicos, de modo a demonstrar sua riqueza como fonte de informações sobre a personalidade e as possibilidades de uso desses instrumentos.
A capacidade de solucionar problemas interpessoais está entre as habilidades mais fundamentais a serem desenvolvidas no cenário da adolescência, em razão de sua importância frente a uma diversidade de situações da vida e de sua relação com outras classes de habilidades, como assertividade, autocontrole emocional e empatia, por exemplo.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.