O manejo adequado desses problemas se tornou um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes para os comportamentos-problema quanto de estratégias que permitam a prevenção de problemas futuros.
Neste cenário, o procedimento de intervenção Promove – Crianças foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e é composto por 10 sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadoras dos repertórios de crianças clínicas e não clínicas, do Ensino Fundamental, para problemas de comportamento.
Além disso, o livro traz uma revisão bibliográfica com os principais estudos de intervenção em habilidades sociais com crianças e o passo a passo de como o Promove – Crianças foi elaborado, assim como os resultados da intervenção realizada com um grupo-piloto. O profissional conta, ainda, com um guia de sugestões sobre como estruturar cada sessão com a criança e a indicação de materiais complementares, como livros, filmes e dinâmicas, que ajudam no envolvimento da criança em um processo de aquisição das habilidades sociais que possibilitarão melhores interações sociais.
Sumário
1. Task force: Psicologia baseada em evidências
2. Habilidades sociais e problemas de comportamento na interface com a Psicologia do desenvolvimento e com a análise do comportamento
3. Como elaborar um procedimento de intervenção
3.1. Análise dos estudos encontrados quanto às variáveis: participantes, coletas, delineamentos, objetivos, tipos de intervenção e resultados
3.2. Habilidades sociais e problemas de comportamento destacados pela literatura selecionada
3.3. Avaliação do repertório de crianças clínicas e não clínicas quanto a problemas de comportamento e habilidades sociais
4. Procedimento - piloto de intervenção
4.1. Resultados da intervenção do estudo piloto
5. Procedimento final de intervenção: Promove – Crianças
SESSÃO 1 – Habilidades da sessão: cumprimentar, iniciar conversas e civilidade
SESSÃO 2 – Habilidades da sessão: agradecer, falar coisas boas e expressar opiniões
SESSÃO 3 – Habilidades da sessão: fazer amigos, ajudar, brincar e dividir as coisas
SESSÃO 4 – Habilidades da sessão: esperar minha vez e me controlar
SESSÃO 5 – Habilidades da sessão: expressar frustração adequadamente; não se deixar intimidar
SESSÃO 6 – Habilidades da sessão: nomear sentimentos e ter empatia
SESSÃO 7 – Habilidades da sessão: expressar direitos e necessidades adequadamente;
participar de temas de discussão
SESSÃO 8 – Habilidades da sessão: elogiar, beijar e abraçar
SESSÃO 9 – Habilidades da sessão: fazer, atender a pedidos e agradecer
SESSÃO 10 – Habilidades da sessão: admitir erros, pedir desculpas e ouvir críticas
6. Conclusão
Autoras
Alessandra Pereira Falcão
Mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP. Sócia-proprietária e psicóloga clínica na empresa Psicovida - Centro de Psicologia Aplicada, Londrina - PR.
Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Professora Adjunta em Psicologia Clínica e docente do programas de pósgraduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP.
ISBN: 978-85-85439-29-3
* 104 páginas