Sinopse: O inventário Multifásico de personalidade de Minessota é o instrumento de avaliação clínica mais amplamente utilizado e estudado. A sua utilização no contexto da avaliação de perturbações mentais torna-o uma referência a nível internacional na área de saúde mental. Público-alvo: 18 a 74 anos Tempo de aplicação: aproximadamente 45 a 60 minutos Aplicação: individual ou coletiva Contexto indicado: Clínica Prazo do estudo de normatização: 29/06/2039 Prazo dos estudos de validação: 29/06/2039 Material restritos a psicólogos
Esta 2ª edição, revista e atualizada, apresenta um passo a passo para o atendimento de pacientes do espectro aditivo/compulsivo. Desenvolvido e organizado por Renata Brasil Araujo, experiente terapeuta cognitiva e pesquisadora no campo dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, este livro reúne um protocolo de avaliação e as abordagens terapêuticas mais utilizadas no tratamento dessa clientela:
Fundamentado nos princípios da psicologia cognitivo-comportamental, o Baralho dos comportamentos de liderança permite, a partir da análise de possíveis situações do cotidiano, não só uma reflexão como a compreensão dos fatores envolvidos na adoção dos comportamentos e desenvolvimento de uma postura mais adequada e produtiva de liderança. Consiste em uma técnica lúdica para se trabalhar, junto a líderes de equipes, a reflexão e o autoconhecimento sobre os comportamentos que o mesmo adota e suas consequências na equipe. Ele engloba seis habilidades para a atuação de um líder: comunicação interpessoal, empatia, assertividade, abordagem e condução, negociação e tolerância ao estresse.
O livro, Terapia cognitiva de reestruturação cognitiva – infância/adolescência, da coleção Atualizações em Terapias Cognitivo- Comportamentais, tem o objetivo de esclarecer conceitos básicos da Terapia Cognitiva de Reestruturação Cognitiva para crianças e adolescentes, além de abordar temas atuais e que têm se destacado entre as evidências de estudos científicos.
O livro conta com capítulos teóricos e práticos, escritos por psicólogos clínicos e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, para fornecer um conhecimento inovador e com dicas práticas.
Sabemos que, no que se refere à terapia cognitiva infantojuvenil, existe uma abundante literatura acerca dos protocolos baseados em evidências, e alguns dos autores deste livro efetivamente participaram de pesquisas, de revisões do estado da arte e da criação de ferramentas adaptadas culturalmente ao nosso contexto. Entretanto, pouco se trabalhou naquilo que concerne ao processo terapêutico concreto, aos pormenores da relação terapêutica e ao "como" implementar as ferramentas de intervenção em contextos naturais.
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este primeiro volume, Métodos projetivos aplicados à clínica e saúde, reúne pesquisas de especialistas nacionais e internacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos em diferentes contextos clínicos e de saúde mental.
Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, você sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens.
Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita neste livro é prática e fácil de ser implementada nas sessões e conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.
Do mesmo autor de Hipnoterapia cognitiva: tratamento dos transtornos alimentares e controle de dietas, este livro é um manual prático para os hipnoterapeutas cognitivos facilitarem suas intervenções nos transtornos da ansiedade, controlando seus sintomas. Ele oferece diálogos e fraseologias específicas e objetivas como sugestões para aplicação durante o processo. Cada transtorno tem suas particularidades diante da potencialização oferecida pela hipnose na prática clínica, portanto devem ser tratados em separados e com técnicas adequadas para a utilização.
Neste livro, Fernando Elias José e Marcelo Hugo da Rocha unem suas sólidas formações e experiências na área da psicologia aplicada para criar uma espécie de manual do melhor viver. Os autores compartilham anos de suas práticas na preparação para concursos e em técnicas motivacionais para explicitar segredos e ferramentas que otimizam a força de vontade, a alegria e os processos de aprendizagem que todos nós precisamos para alcançar nossos objetivos e viver uma vida mais feliz.
Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.
Integrando TCC e terapias de terceira onda oferece uma abordagem informativa para integrar terapias baseadas em evidências. Os capítulos teóricos revisam brevemente quatro terapias: terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia comportamental dialética (DBT), terapia de aceitação e compromisso (ACT) e terapia focada na compaixão (TFC). Os autores identificam os processos de mudanças nucleares e examinam como cada terapia contribui para a integração de todas elas. São apresentados tópicos como influência das adversidades no início da vida no bem-estar mental posterior, fundamentos teóricos de mindfulness, análise comportamental, reviver e reescrever, e dissociação.
Com uma linguagem simples e ilustrativa, este livro apresenta informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Tratar o comportamento suicida e o sem intencionalidade suicida pode ser a primeira resposta que vem à mente. Tratar o Transtorno da Personalidade Borderline, também. Não estaria errado pensar isso, visto que boa parte da pesquisa histórica na DBT se concentra nesses comportamentos e nessa psicopatologia. Mas o objetivo da DBT não é esse. A DBT tem um objetivo maior do que manter pessoas vivas: ajudar pessoas a construírem vidas valiosas, vidas que se justifiquem viver
No livro Estudo de Casos em Terapia do Esquema as autoras apresentam seis relatos de casos, nos quais, como experientes psicoterapeutas que são, expõem com clareza, objetividade e riqueza de detalhes o processo de psicoterapia levado a cabo com cada um desses pacientes. Cada estudo de caso foi selecionado a partir de cada um dos cinco domínios esquemáticos (relacionados a cada uma das tarefas evolutivas no desenvolvimento da personalidade que todos os seres humanos têm de passar).
Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos.
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