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SINOPSE
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Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.
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Este livro conta a história de Júlia, uma menina que queria ser bicho. O que acontece com ela? Como sua mãe lidou com essa situação? Quais sentimentos e emoções vividos pela menina? Nesta encantadora história, você descobrirá o porquê de gente ser gente e bicho ser bicho.
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este primeiro volume, Métodos projetivos aplicados à clínica e saúde, reúne pesquisas de especialistas nacionais e internacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos em diferentes contextos clínicos e de saúde mental.
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Anita é uma adolescente de 12 anos, com dilemas comuns da sua faixa etária, e é surpreendida pelos pais com a notícia de que iriam mudar de cidade. A partir daí, Anita precisa lidar com muitas emoções, envolvendo aceitar a mudança, contar para seus amigos, enfrentar a nova escola, manejar a saudade e o medo de não ser aceita pelos novos pares.
Ao longo da narrativa, são apresentados os recursos, como o apoio fundamental de seus pais, atividade física e exercícios de respiração, que ela utilizou para o enfrentamento necessário, a fim de lidar com suas emoções.
A obra apresenta casos clínicos de avaliações psicológicas e neuropsicológicas de pacientes em diferentes etapas do desenvolvimento: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. Inclui processos de avaliação com diagnósticos conclusivos, inconclusivos, além de casos que exigiram uma avaliação preliminar, seguidos de uma reavaliação pós-intervenção. O livro objetiva uma possibilidade de como fazer e pensar os casos, apresentando perspectivas de trabalho na avaliação psicológica clínica.
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Este livro conta a história de Adão, uma criança que foi mordida por um cão e evita qualquer contato com esse animal desde o ocorrido. A obra serve como um instrumento para terapeutas e para pais cujos filhos apresentam medo e receio diante de cães.
Com técnicas de enfrentamento simples e atividades que podem ser feitas no ambiente terapêutico ou em casa, o livro apresenta a psicoeducação do medo e ensina a realizar a dessensibilização sistemática com exposição gradual ao estímulo fóbico. A criança consegue visualizar seu desempenho por meio de uma escada com desafios propostos por ela mesma.
Educar crianças é mais do que nunca o tema da hora em nossa sociedade. Seja no Brasil ou mundo afora estamos acordando para o fato de que os sistemas educacionais apenas voltados para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, não tem favorecido o surgimento de seres, cidadãos mais atuantes, mais empáticos, cooperativos, e mais voltados à promoção de bem-estar social. O livro "Educar crianças: as bases de uma educação socioemocional - um guia para pais, educadores e terapeutas" nos conduz justamente para um conceito de educação com horizontes ampliados. A educação que começa muito precocemente na relação de afeto que se estabelece entre o bebê e seus cuidadores e que replica em todas as ramificações e contextos de nossa sociedade.
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Assim como Nina, todas as crianças podem aprender a gostar de ler e merecem ter a própria biblioteca recheada de livros. Para isso, precisam encarar o desafio de entrar no mundo da leitura por si mesmas, descobrindo o quanto os livros nos ensinam e nos divertem.
Desenvolver o hábito da leitura auxilia a criança em inúmeros sentidos, pois a leitura é ampla em seus benefícios. Ler estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a aprendizagem na criança. Além disso, melhora sua interação com o mundo e serve como recurso terapêutico de superação, autoconhecimento e visão de futuro por meio da interpretação das histórias.
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Se colocar no lugar do outro nem sempre é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para ampliar, manter e finalizar relacionamentos. Desde a infância, aprender habilidades de empatia auxilia as crianças a compreender, sentir e responder adequadamente ao sentimento do outro, processo este que só tende a contribuir para seu desenvolvimento e relações ao longo da vida. Esperamos, com este livro, auxiliar pais, educadores e terapeutas a desenvolver e ampliar as habilidades de empatia em crianças de 6 a 10 anos, como uma possibilidade de validar sentimentos e facilitar relacionamentos.
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O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida.
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Este diário é um espaço para expressão e reflexão sobre a relação parental, um estímulo para a construção de vínculos entre a criança e a família, reafirmando o papel de "pai" e "mãe". É um facilitador na expressão das emoções, pensamentos e na ativação de novos comportamentos. A partir da produção do diário, os pais podem refletir sobre seu papel e repensar em novos padrões comportamentais.
Também podem levar suas percepções e produções para o settting terapêutico, onde o psicólogo clínico pode ajudá-lo a construir e a ressignificar novas formas de comunicação, desenvolvendo habilidades comportamentais e cognitivas em busca de relações parentais mais saudáveis.
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