COMO LIDAR COM O RISCO DE SUICÍDIO

R$ 69,85

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Esta obra procura examinar os diversos fatores ligados ao suicídio, apresentando uma abordagem compreensiva dos diversos aspectos envolvidos. São elencados os fatores de risco e de proteção, a identificação de um comportamento suicida e dos sinais de alerta, bem como as recomendações gerais sobre o que fazer perante uma pessoa com risco de suicídio.

Quantidade
Últimos itens em estoque

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

O livro apresenta, também, uma relação de instituições que oferecem serviços para prevenção e apoio para o enfrentamento de situações relacionadas.

Sumário

1. Introdução

2. Suicídio e transtornos psiquiátricos

3. Suicídio na infância e na adolescência

4. Suicídio e suas principais relações psicológicas

Anexo

Autores:

 

Táki Athanássios Cordás
Coordenador da Assistência Clínica e do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Professor dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP, do Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e do Programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.


Ana Claudia Ducati Dabronzo
Médica psiquiatra da infância e adolescência com formação pelo Serviço de Psiquiatria Infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP) e supervisora do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) da mesma instituição.


Marcia Ruas Gonçalves
Psicóloga cognitivo-comportamental. Membro do corpo clínico do Instituto Santista de Análise do Comportamento (Isac) de Santos e colaboradora do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).


Michel Indalécio de Souza
Psicólogo cognitivo-comportamental. Supervisor do Grupo de Psicologia do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).


Michele Gonzalez
Médica psiquiatra pela residência médica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Colaboradora do do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo (IPq-HCFMUSP).

Referências e sugestões de leitura 

 

ISBN 978-65-990257-1-6

104 páginas

16 outros produtos na mesma categoria:

BASC 3 - GUIA DE DESEN. DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS E EMO

BASC 3 - GUIA DE DESEN. DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS E EMO

R$ 370,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

O guia apresenta os problemas comportamentais e emocionais mais frequentes no ambiente escolar e intervenções efetivas para cada um dos casos. Cada capítulo traz um problema e seus conceitos, exemplos, diferentes maneiras de oferecer apoio na prevenção e intervenção precoce de cada situação e melhorar as habilidades comportamentais e emocionais.

Público-alvo: professores, assistentes sociais, orientadores escolares, etc. 

Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes

Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes

R$ 334,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Este é um guia para o terapeuta que traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e tratamento na abordagem cognitivo-comportamental para os principais transtornos encontrados na prática clínica com crianças e adolescentes.


Os 55 capítulos apresentam, além das técnicas e orientações, sugestões de leitura e materiais complementares para o terapeuta, além de muitos dos recursos disponíveis como anexos para download.

Psicólogos e clínicos que trabalham com crianças e adolescentes.

A prática das intervenções psicoterápicas: como tratar pacientes na vida real

A prática das intervenções psicoterápicas: como tratar pacientes na vida real

R$ 319,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

O número de técnicas existentes hoje no campo das psicoterapias é praticamente incontável. Como escreve seu organizador "Não importa quanta água você beba, jamais conseguirá beber um oceano inteiro"; por isso, a proposta desta obra é a de apresentar as principais técnicas utilizadas dentro de cada uma das abordagens psicoterápicas, conhecidas hoje como cognitivo-comportamentais e também contextuais, para que o terapeuta escolha a que esteja mais de acordo com a que utilizará com o seu paciente. Exemplos práticos de como tratar pacientes na vida real facilitam o entendimento de cada uma das técnicas de intervenção. Profissionais que estão iniciando terão um rico referencial e os experientes poderão aperfeiçoar a sua prática clínica.
Terapia cognitiva processual

Terapia cognitiva processual

R$ 121,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.


Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.

Cerebrus pifadus - Exageradalien: lidando com a catastrofização
  • -15%

Cerebrus pifadus - Exageradalien: lidando com a catastrofização

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Esta história ilustra a distorção cognitiva catastrofização. Quando fazemos essa distorção, pensamos que algo muito ruim acontecerá e que não teremos recursos para lidar com isso. Este livro traz o Exageradalien, que perturba o personagem Bruno que precisará ir a um acampamento, mas não quer ir por acreditar que passará vergonha devido à dependência que tem da mãe para realizar atividades cotidianas. Temas importantes, como aquisição de autonomia, autoeficácia, autoconfiança são apresentados neste volume, que faz parte da Coleção Cerebrus Pifadus.

TABAGISMO: FORMAS DE TRATAMENTO (COLEÇÃO NEUROPSICOLOGIA NA PRÁTICA)

TABAGISMO: FORMAS DE TRATAMENTO (COLEÇÃO NEUROPSICOLOGIA NA PRÁTICA)

R$ 120,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

O tabagismo representa um dos maiores fatores de risco à saúde, podendo causar doenças como o câncer tanto naqueles que fumam quanto naqueles que são não fumantes. Muitas pesquisas são feitas sobre esse vício e sobre suas consequências para a saúde da população. Neste livro são apresentados diversos instrumentos para auxiliar o tratamento de pacientes tabagistas que optaram por interromper o uso do tabaco, como abordagens comportamentais e individualizadas, baseadas nos diversos estágios de prontidão para mudança de hábitos.

CIUMES QUE SENTIMENTO E ESSE
  • -15%
  • Esgotado

CIUMES QUE SENTIMENTO E ESSE

R$ 47,00 R$ 39,95 -15%
Disponibilidade: Esgotado

Esta é a história de Bruna, que não conseguia lidar e nem nomear a emoção que sentia com frequência pela amiga Isa. Porém, após refletir com a professora Laura sobre a situação, pode entender que esse sentimento é algo normal, mas muitas vezes desnecessário, que é acionado por pensamentos errados que criamos e que pode nos gerar sofrimento e privações, caso não soubermos administrá-lo de forma correta.

AVALIAÇÃO DO NEPSY-II - ESSENCIAIS

AVALIAÇÃO DO NEPSY-II - ESSENCIAIS

R$ 156,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

Este volume aborda a administração, pontuação e interpretação do NEPSY-II (Korkman, Kirk, & Kemp, 2007), que é a revisão do NEPSY, Avaliação neuropsicológica do desenvolvimento (Korkman, Kirk, & Kemp, 1998). O livro introduz o NEPSY-II a indivíduos que nunca usaram o NEPSY e a profissionais veteranos no uso do NEPSY que estão migrando para o novo instrumento. Por essa razão, a obra aborda o NEPSY-II em nível básico, levando o leitor por meio do processo de preparação, dicas de administração, modificações para certas populações, pontuação e fornecimento de ajuda detalhada na interpretação. Os novos testes desenvolvidos para o NEPSY-II são discutidos em detalhes e relatos de casos ilustrativos são apresentados para guiar os profissionais no processo de pontuação e interpretação.

AGORAFOBIA E TRANSTORNO DE PÂNICO

AGORAFOBIA E TRANSTORNO DE PÂNICO

R$ 122,25
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Essa obra visa trazer aspectos teóricos e práticos para instrumentalizar o profissional que lida com estes transtornos em seu dia a dia. Além da descrição, teorias e modelos explicativos, diagnósticos e indicações, os autores também oferecem materiais práticos para auxiliar o atendimento e o planejamento de intervenções.

Por que vou ao Psicopedagogo?
  • -15%

Por que vou ao Psicopedagogo?

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhados a um psicopedagogo sem que compreendam as razões para isso. Este livro explica, por meio de linguagem simples, objetiva e lúdica, as atribuições e competências desse profissional, bem como a necessidade da colaboração e da participação ativa do aprendente durante os atendimentos. Tem por objetivo fortalecer e potencializar o processo de aprendizagem junto à escola e à família durante o percurso.

INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL: DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE PREVENTIVA E REABILITAÇÃO

INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL: DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE PREVENTIVA E REABILITAÇÃO

R$ 150,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

Para contribuir à formação do neuropsicólogo clínico, temos o prazer de anunciar dois novos volumes da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica: Intervenção Neuropsicológica infantil: Da estimulação precoce-preventiva à reabilitação e Intervenção Neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces. Neste primeiro volume são discutidos temas e conceitos gerais sobre a intervenção neuropsicológica na infância, da estimulação cognitiva às práticas que possam prevenir alterações na cognição e comportamento nesse momento do desenvolvimento. Em ambos os volumes temos exemplos de como integrar conceitos clássicos e novas práticas na construção de uma clínica eficiente para lidar com temas relacionados à infância.

Aprendendo a se posicionar com Pedro, o coelho

Aprendendo a se posicionar com Pedro, o coelho

R$ 58,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

SINOPSE

Ser assertivo é expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara respeitando a si mesmo e o outro. Podemos passar por consequências desagradáveis em nossos relacionamentos quando, ao nos expressamos, não conseguimos deixar claro aquilo que queremos ou quando não respeitamos nossos próprios sentimentos e os dos que nos cercam. Agir agressivamente ou passivamente são maneiras opostas do agir assertivo. Para que tenhamos bons relacionamentos, usamos também de algumas regras e expressões adequadas ao bom convívio. Com este livro, esperamos auxiliar pais, educadores e terapeutas no desenvolvimento, com crianças de 6 a 10 anos, de formas de agir mais assertivas, propiciando o posicionamento adequado e facilitando os relacionamentos para o bem-estar e desenvolvimento mais saudável.

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.